Buscar

IED Plano de aula 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
ALUNO: Talvane Gomes Moraes – 1º Período Direito – Campus R9
Plano de Aula 3: Introdução ao Estudo do Direito
Aplicação Prática Teórica
Caso concreto 1
Divisões do Direito: Direito Natural e Direito Positivo Prof.ª Edna Raquel Hogemann O doutrinador inglês John Locke entende que propriedade não é apenas o direito de um indivíduo sobre seus bens ou suas posses, mas ainda sobre suas ações, sobre sua liberdade, sobre sua vida, sobre seu corpo etc, em uma palavra, todo tipo de direito. Foi esta a justificativa apresentada por Adamastor Trindade para tentar colocar no Jornal de Santa Catarina um anúncio em que põe à venda seu rim esquerdo e seu pulmão direito. Isto porque Carlito Pachoal, funcionário do Jornal, recusou-se a receber o pedido de veiculação do anúncio, alegando que feria o dispositivo existente na Lei 9.434/97 que proíbe a comercialização de órgãos pelos doadores. 
1. No caso acima apresentado, os personagens Adamastor e Carlito utilizam-se de concepções distintas do direito para defender suas posições sobre a venda de órgãos. São elas fundadas no Direito Natural e no Direito Positivo. Identifique-as no texto, conceituando-as.
RESPOSTA: Direito Natural é o ordenamento ideal, correspondente a uma justiça superior e anterior. Trata-se de um sistema de normas que independe do Direito Positivo, ou seja, independe das variações do ordenamento da vida social que se originam no Estado. O Direito Natural deriva da natureza de algo, de sua essência. Sua fonte pode ser a natureza , a vontade de Deus ou a racionalidade dos seres humanos. Entende-se por Direito Positivo o conjunto de normas estabelecidas oficialmente pelo Estado ou reconhecidas pelas pessoas através dos costumes. Direito Positivo é o ordenamento jurídico em vigor em determinado país e me determinada época; é o direito posto.
2. Por que é possível afirmar que, cada vez mais, caminhamos para conciliar o direito natural com o direito positivo, que no passado se opuseram frontalmente? 
RESPOSTA: Porque o direito positivo deve se adaptar ao Direito natural em busca de um direito justo. O Direito Natural preserva os princípios fundamentais do homem com o direito à vida, à liberdade... Representa assim a contra-face ideal do Direito Positivo. Simboliza a perfeita justiça: Justo por lei e justo por natureza. O Direito Natural é o princípio regulador do Direito Positivo.
3. O direito natural possui tendência a converter-se em direito positivo, ou a modificar o direito preexistente? 
RESPOSTA: Ambos. O Direito Natural, a exemplo do que sucede com as normas morais, tende a converter-se em direito positivo ou a modificar o direito preexistente.
Caso Concreto 2
Divisões do Direito: Direito Privado e Direito Público Os candidatos aprovados em concurso público de provas ou de provas e títulos e classificados dentro do limite de vagas oferecidas no edital possuem direito subjetivo a nomeação dentro do prazo de validade do concurso. Caso não venham a ser convocados podem fazer valer seus direitos junto à Justiça através de procedimento processual próprio. Pergunta-se: 1) As regras dos concursos públicos são regidas por qual subdivisão e por qual ramo do direito? 
RESPOSTA: Direito Administrativo/Direito Público.
Plano de Aula 3: Introdução ao Estudo do Direito
2) O procedimento junto à Justiça a que se refere o texto está previsto em qual subdivisão e que ramo do direito? 
RESPOSTA: Direito Processual/Direito Público.
3) Defina direito subjetivo: 
RESPOSTA: É a faculdade de agir, de pretender algo na esfera jurídica de outrem.

Outros materiais