Buscar

QUESTIONARIO AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AC
AULA 06
1. A primeira definição de cultura que foi formulada do ponto de vista antropológico, como vimos, pertence a Edward Tylor, no primeiro parágrafo de seu livro Primitive Culture (1871). Tylor procurou demonstrar que cultura:
 1) Não pode ser objeto de um estudo sistemático, pois se trata de um fenômeno natural que possui causas e regularidades 
 2) Pode ser objeto de um estudo sistemático, pois não se trata de um fenômeno natural que possui causas e regularidades, permitindo assim, um estudo objetivo e uma análise capazes de proporcionar a formulação de leis sobre o processo cultural e a evolução 
 3) Pode ser objeto de um estudo sistemático, pois se trata de um fenômeno natural que possui causas e regularidades, permitindo assim, um estudo objetivo e uma análise capazes de proporcionar a formulação de leis sobre o processo cultural e a evolução (X)
 4) Não pode ser objeto de um estudo sistemático, pois não se trata de um fenômeno natural que possui causas e regularidades 
2. À época que Edward Tyler escreveu seu livro, Primitive Culture (1871). Uma clássica obra do campo da Biologia causava grande impacto na Europa e influenciou a nascente antropologia, que foi dominada pela estreita perspectiva do evolucionismo unilinear. O nome deste livro e seu respectivo autor são:
 1) Discurso sobre a origem e o estabelecimento da desigualdade entre os homens, de Jean-Jacques Russeau 
 2) Ensaio acerca do entendimento humano, de Jonh Locke 
 3) A Origem das espécies, de Charles Darwin (X)
 4) O Superorgânico, de Alfred Kroeber 
3. A principal reação ao evolucionismo, então denominado método comparativo, inicia-se com Franz Boas (1858-1949). A sua critica ao evolucionismo está, principalmente, contida em seu artigo “The Limitation of the Comparative Method of Anthropology”,8 no qual atribuiu à antropologia a realização de duas tarefas principais, são elas:
 1) a reconstrução da história de povos ou regiões particulares e a comparação da vida social de diferentes povos, cujo desenvolvimento segue as mesmas leis. (X)
 2) a reconstrução da história de povos ou regiões particulares e a comparação da vida social de diferentes povos, cujo desenvolvimento segue leis diferenciadas em cada sociedade. 
 3) a reconstrução da história de povos ou regiões particulares e a hierarquização da vida social de diferentes povos, cujo desenvolvimento segue as mesmas leis. 
 4) a reconstrução da história de povos ou regiões particulares e a hierarquização da vida social de diferentes povos, cujo desenvolvimento segue leis diferenciadas em cada sociedade. 
4. Ainda em relação a Franz Boas e ao seu artigo “The Limitation of the Comparative Method of Anthropology”, que apresenta a proposta do autor para um novo método de trabalho para a Antropologia, em superação ao paradigma Evolucionista, é correto afirmar que este método é sustentado pela:
 1) comparação dos resultados obtidos através dos estudos históricos das culturas simples e da compreensão dos efeitos das condições psicológicas e dos meios ambientes. (X)
 2) hierarquização dos resultados obtidos através dos estudos históricos das culturas simples e não consideração, como determinante, dos efeitos das condições psicológicas e dos meios ambientes. 
 3) hierarquização dos resultados obtidos através dos estudos históricos das culturas simples e da compreensão dos efeitos das condições psicológicas e dos meios ambientes. 
 4) comparação dos resultados obtidos através dos estudos históricos das culturas simples e não consideração, como determinante, dos efeitos das condições psicológicas e dos meios ambientes. 
5. Na época histórica de seu aparecimento como ciência, a antropologia sofreu a influência da idéia dominante no mundo científico: o evolucionismo, consagrado pela publicação de A origem das espécies, de Charles Darwin, em 1859. Por isso, na segunda metade do século XIX, a nascente ciência concebeu os diferentes grupos humanos como sujeitos em desenvolvimento. Neste sentido, seria pressuposto da Antropologia Evolucionista que todos os grupos humanos teriam que atravessar necessariamente as mesmas etapas de desenvolvimento, e as diferenças que podem ser observadas entre as sociedades contemporâneas seriam:
 1) apenas defasagens temporais, conseqüência das diferentes condicionantes religiosas presentes em cada sociedade. 
 2) resultado da disponibilidade à ciência e a tecnologia. 
 3) apenas defasagens temporais, conseqüência dos ritmos diversos de evolução. (X)
 4) apenas defasagens temporais, conseqüência das diferentes condicionantes econômicas presentes em cada sociedade. 
AULA 07
1. Em relação às mudanças biológicas e fisiológicas sofridas pelos seres humanos em seu processo evolutivo e ao processo de produção da cultura, é correto afirmar que:
 1) O desenvolvimento da cultura só foi possível graças ao desenvolvimento do equipamento biológico que caracteriza a espécie humana, ou seja: bipedismo, volume cerebral, uso das mãos. 
 2) O desenvolvimento da cultura causou o desenvolvimento do equipamento biológico que caracteriza a espécie humana, ou seja: bipedismo, volume cerebral, uso das mãos. 
 3) A cultura desenvolveu-se simultaneamente com o próprio equipamento biológico que caracteriza a espécie humana, ou seja: bipedismo, volume cerebral, uso das mãos. (X)
 4) Não existe relação entre o desenvolvimento da cultura e o desenvolvimento do equipamento biológico que caracteriza a espécie humana, ou seja: bipedismo, volume cerebral, uso das mãos. 
2. Para Claude Lévi-Strauss, destacado antropólogo francês, a cultura surgiu no momento em que o homem convencionou a primeira regra, a primeira norma. Segundo o autor, essa regra seria:
 1) a monogamia 
 2) proibição do incesto (X)
 3) o culto à natureza 
 4) a formação da família 
3. Para Leslie White,contemporâneo antropólogo norte-americano, a passagem do estado animal para o humano ocorreu quando:
 1) O cérebro do homem foi capaz de gerar símbolos (X)
 2) O homem dominou o fogo 
 3) O homem domesticou animais 
 4) O cérebro do homem foi capaz de entender os ciclos da natureza 
4. A natureza não age por saltos. O primata, como ironizou um antropólogo físico, não foi promovido da noite para o dia ao posto de homem. O conhecimento científico atual está convencido de que o salto da natureza para a cultura:
 1) foi contínuo e incrivelmente acelerado. 
 2) não ocorreu de forma contínua e foi incrivelmente lento. 
 3) não ocorreu de forma contínua e foi incrivelmente acelerado. 
 4) foi contínuo e incrivelmente lento. (X)
5. Roger Keesing,em seu artigo “Theories of Culture”, de 1974 classifica as teorias sobre cultura em dois distintos grupos, são eles:
 1) As que consideram a cultura como um sistema simbólico e as teorias idealistas de cultura. 
 2) As que consideram a cultura como um sistema adaptativo e as teorias idealistas de cultura. (X)
 3) As que consideram a cultura como um sistema simbólico e as teorias racionalistas de cultura. 
 4) As que consideram a cultura como um sistema adaptativo e as teorias racionalistas de cultura. 
AULA 08
1. Sabemos que indivíduos de culturas diferentes podem ser facilmente identificados por uma série de características, tais como o modo de agir, vestir, caminhar, comer, etc. Com base nessa realidade podemos afirmar que o modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais são:
 1) inatos ao homem 
 2) produtos de uma herança cultural (X)
 3) características das sociedades ocidentais 
 4) características das sociedades orientais 
2. Sobre a influência da Cultura na visão de mundo do homem, qual das afirmações abaixo está correta.
 1) Todos os homens são dotados do mesmo equipamento anatômico e a utilização do mesmo é determinada somente por fatores genéticos. 
 2) Todos os homens são dotados do mesmo equipamento anatômico e a utilização do mesmo, ao invés de ser determinada geneticamente, depende das condições econômicas de cada indivíduo ede seu acesso aos bens culturais. 
 3) Todos os homens são dotados do mesmo equipamento anatômico, mas a utilização do mesmo depende de um aprendizado e este consiste na cópia de padrões que fazem parte da herança cultural do grupo. (X)
 4) Todos os homens são dotados do mesmo equipamento anatômico e a utilização do mesmo é determinada geneticamente e não esta relacionada com os padrões que fazem parte da herança cultural do grupo. 
3. Sobre o Etnocentrismo é correto afirmar:
 1) é um fenômeno universal (X)
 2) é originário das culturas européias 
 3) nasce na Grécia antiga 
 4) é um fenômeno moderno causado pela globalização 
4. A dicotomia marcante do etnocentrismo é a máxima "nós e o outro”. Sua presença nas sociedades contemporâneas é marcante. Das opções abaixo, qual NÃO pode ser associada a essa dicotomia:
 1) Dentro de uma mesma sociedade, a divisão ocorre sob a forma de parentes e não-parentes 
 2) A projeção desta dicotomia para o plano extra grupal resulta nas manifestações nacionalistas ou formas mais extremadas de xenofobia 
 3) É comum assim a crença no povo eleito, predestinado por seres sobrenaturais para ser superior aos demais 
 4) Práticas de outros sistemas culturais são respeitadas e entendidas como resultados de padrões culturais distintos (X)
5. Sobre a Cultura e sua influência no campo biológico, assinale a opção ERRADA.
 1) Não interfere na satisfação das necessidades fisiológicas básicas (X)
 2) Influencia diretamente na aquisição de doenças psicosomáticas 
 3) Pode decidir sobre a vida e a morte dos membros do sistema 
 4) pode causar apatia na vivência com pessoas de fenotípica, costumes e línguas diferentes 
AULA 09
1.O Multiculturalismo não remete apenas a um discurso em defesa da diversidade de formas de vida existentes nas sociedades contemporâneas, mas também a um conjunto de aspectos fortemente ligados entre si e que carregam a marca de um processo contencioso. Marque a alternativa que NÃO pode ser considerada como uma característica desse processo:
 1) O reconhecimento da não-homogeneidade étnica e cultural das sociedades humanas. 
 2) O reconhecimento da não-integração dos grupos que carregam e defendem as diferenças étnicas e culturais à uma matriz dominante. 
 3) A desvalorização de produções culturais realizadas por mais de um grupo humano. (X)
 4) A demanda por reorientação das políticas públicas no sentido de assegurar a diversidade/pluralidade de grupos e tradições 
2. A matriz colonialista e imperialista que moldou modelos de organização social, desenvolvimento e mudança política, que em larga medida, se institucionalizaram no sistema de estados nacionais e em uma economia mundial dominada inteiramente pelo capitalismo, foi difundida pelo mundo em qual período histórico?
 1) Entre o séculos XVI e o século XX (X)
 2) Remonta a antiguidade clássica com a sociedade grega 
 3) É um fenômeno do século 20 
 4) Inicia-se no século XVIII e perdura até os nossos dias 
3. Quanto à relação entre os conceitos e Multiculturalismo e Etnocentrismo, podemos afirmar:
 1) Os dois conceitos são complementares 
 2) O conceito de Multiculturalismo é hierarquicamente mais importante que o conceito de Etnocentrismo 
 3) Não existe relação entre os dois conceitos 
 4) Os dois conceitos são opostos (X)
4.Diversidade cultural são as diferenças culturais que existem entre os seres humanos. São exemplos de manifestações que marcam a diferenciação antropológica entre os povos:
 1) Poder econômico, mídia e Alteridade 
 2) Linguagem, danças e organização social (X)
 3) Linguagem, relações de parentesco e poder econômico 
 4) Relações de parentesco, danças e mídia 
5. Fenômeno que ocorre quando uma cultura assimila completamente outra, estamos falando da definição do conceito de:
 1) Diversidade Cultural 
 2) Assimilação Cultural 
 3) Intraculturalismo (X)
 4) Interculturalismo 
AULA 10
1. O termo “mundialização dos costumes” refere-se à:
 1) Uma tendência de “padronização cultural” entre as várias nações e povos.(X) 
 2) Conquista de novos mercados consumidores pelas empresas multinacionais. 
 3) Independência e autonomia cultural entre as várias nações e povos. 
 4) Retomada, pelos países subdesenvolvidos, dos mercados consumidores, até então, dominados pelas empresas multinacionais. 
2. Sobre A mundialização dos costumes, marque a opção correta:
 1) Provoca que produtos, instrumentos e informações de qualidade não estejam disponíveis para considerável parcela da população mundial. 
 2) Compreende a generalização e a uniformização de produtos, instrumentos, informação e meios à disposição de importantes parcelas da população mundial. (X)
 3) Pode ser apontada como a principal consequência da democratização do acesso à internet. 
 4) Compreende uma extensa diversificação de produtos, instrumentos, informação e meios à disposição de importantes parcelas da população mundial. 
3. São denominadas de ações afirmativas, aquelas demandas e reinvidincações de grupo socialmente marginalizados, que:
 1) São prometidas pelos políticos em época de eleição. 
 2) Fazem parte da pauta de reinvidicações dos movimentos populares. 
 3) Estão materializadas na forma de políticas públicas. (X)
 4) Promovem o desequilíbrio da correlação de forças da sociedade. 
4. A identidade nacional brasileira foi construída sob a crença de que somos uma nação onde todas as raças vivem em harmonia, sem conflitos ou segregações. Essa concepção sobre a formação da sociedade brasileira é conhecida como:
 1) Fábula das três raças 
 2) Miscigenação Tupiniquim 
 3) Prosopopéia do País Tropical 
 4) Mito da democracia racial (X)
5. Podemos dizer que o debate sobre o multiculturalismo no Brasil é complexo. Aqui se desenvolveu um processo colonizador cuja característica fundamental foi a mestiçagem cultural. Quanto ao reflexo desse modelo de colonização no cotidiano brasileiro, podemos afirmar que:
 1) A riqueza cultural e étnica do país sempre é levada em consideração e normalmente não temos registro de atos preconceituosos. 
 2) A riqueza cultural e étnica do país mesmo sendo levada em consideração no quotidiano, não temos registro de atos preconceituosos. 
 3) A riqueza cultural e étnica do país sempre é levada em consideração no quotidiano, tendendo, por isso, ao estereótipo e à disseminação de preconceitos. 
 4) A riqueza cultural e étnica do país não é levada em consideração no quotidiano, tendendo ao estereótipo e à disseminação de preconceitos.(X)

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes