Buscar

Avaliação On-Line 1 ( AOL 1 ) - Organização, Sistemas e Métodos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário
1 - Na perspectiva de Chiavenato (2014), desde a antiguidade, a filosofia sugeriu muitos dos atuais conceitos da administração. Na antiga Grécia o celebre filósofo Sócrates que, na sua solene contenda com Nicomaquides, expõe seu entendimento sobre administração como:
RESPOSTA: C - Sendo uma habilidade pessoal separada do conhecimento e da experiência técnica;
2 - De acordo Hernández y Rodríguez (2011), Frederick W. Taylor investigou sistematicamente o trabalho humano de operações produtivas em empresas por meio de um método científico e observava que as pessoas quando elas elaboraram partes ou peças de metal para construção de edifícios (lingotes), naquele momento:
RESPOSTA: E Cada trabalhador realizava as tarefas a sua maneira e que cada lingote era diferente um do outro em forma e custo;
3- O princípio da unidade de comando, conforme o qual cada subordinado só pode ter um superior, fundamental para a função de liderança, representa o cerne de todas as organizações militares. Tavares (2012, p. 5), argumenta que os fundamentos militares exerceram enorme influência no desenvolvimento das teorias da administração e entre elas, pode-se citar: 
 RESPOSTA: B - O princípio da centralização do comando;
4 - Na perspectiva de Chiavenato (2014, p. 40), a revolução Industrial surgiu como uma bola de neve em aceleração crescente e alcançou todo seu ímpeto a partir do século XIX possuindo duas fases: 1780 a 1860: Primeira Revolução Industrial ou _____________________ e ii) 1860 a 1914: Segunda Revolução Industrial ou __________________.
Marque a alternativa que completa corretamente o enunciado acima.
RESPOSTA – E - Revolução do carvão e do ferro; revolução do aço e da eletricidade;
5 - Um sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função. Nesse sentido, na abordagem administrativa sistêmica, as organizações agem como um sistema, em que o contexto geral se sobrepuja ao individual, permitindo uma visão mais abrangente e, dessa forma:
RESPOSTA: E - Não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda;
6 - Segundo Maximiano (2000, p. 57), Taylor apresentou um conceito extremamente importante a distinção entre a filosofia, ou ______________, e as técnicas ou, _______________, da administração científica.
Marque a alternativa que completa corretamente o enunciado acima.
 RESPOSTA: D - Conjunto de princípios, mecanismos;
7 - Na visão de Oliveira (2002), um sistema pode ser compreendido como sendo um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função. Assim, a Abordagem Sistêmica na administração é uma área específica da teoria geral de sistemas e fundamenta-se em três premissas básicas: 
( ) Subsistemas existem dentro de sistemas; 
( ) Os sistemas são abertos, caracterizados por um processo de intercâmbio com o ambiente e;
( ) As funções de um sistema dependem de sua estrutura. 
Marque a alternativa correta.
RESPOSTA: A - F; V; V;
8 - Empresas são sistemas compostos por muitos subsistemas. Cada subsistema também é um sistema, existindo diversos tipos de sistemas e múltiplas tipologias para classificá-los. Segundo Pizza Junior (1986, p. 78), ressalta que quanto a abordagem hierárquica clássica do enfoque sistêmico um ecossistema corresponde:
RESPOSTA: D - Ao universo, da maneira mais ampla, e que, como sistema, faz de todos os demais sistemas partes suas;
9 - Ao término da década de 1950, a abordagem das relações humanas começou entrar em decadência, permitindo o começo da abordagem estruturalista, o que consiste uma visão crítica da organização formal. Na Abordagem Estruturalista o todo é maior do que a simples soma das partes e para que haja estrutura é necessário que existam entre as partes outras relações que não a simples justaposição, e que: 
RESPOSTA: B - Todas das partes sejam independentes em propriedades que resultam da sua totalidade.
10 - De acordo com o texto, a utilização da ciência administrativa como conhecimento fundamental fornece à aplicação a uma determinada situação baseando-se ________________________________ tendo como finalidade a obtenção resultados práticos. 
Marque a alternativa que completa corretamente o enunciado acima.
RESPOSTA : A - No conhecimento, na capacidade e habilidades dos administradores;

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes