Buscar

Trabalho de Embriologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Trabalho de Embriologia:
Tema: TERAPIA 	ALIMENTAR E SISTEMAS REPRODUTORES
O objetivo principal do artigo é relacionar determinadas patologias do sistema imunológico e do sistema reprodutor com determinados alimentos ricos em nutrientes, afim de obter tratamentos ou evitar certas doenças, que estão intimamente ligadas a fontes de alimentação apropriada.
Os alimentos são ricos em nutrientes (vitaminas, sais minerais, proteínas) que são essenciais para o bom funcionamento dos sistemas do corpo humano. O sistema imunológico protege o corpo contra agentes patológicos. Quando esse sistema não obtém determinados nutrientes que consequentemente trarão benefícios para um funcionamento adequado do corpo humano, há então uma queda na sua eficácia. Sendo assim, outros sistemas do corpo humano também serão afetados. No caso do artigo estudado, o sistema afetado é o sistema reprodutor.
A vitamina B3, também conhecida como niacina, é encontrada em levedo de cerveja por exemplo. Na dieta é necessário satisfazer todas as necessidades do corpo ao nível de niacina; é muito raro encontrar alguém com uma deficiência de vitamina B3. A principal causa de deficiência desta vitamina é o alcoolismo.
 As informações contidas no artigo são todas relevantes. O mais importante é perceber a ligação entre os alimentos e o bem estar, havendo promoção da saúde. Pois muitos alimentos ajudam a prevenir certas enfermidades, além de fortalecerem o sistema imunológico e serem usados no combate de doenças, juntamente com medicamentos e hábitos saudáveis. Ficou claro, por exemplo o importante papel que as vitaminas desempenham na manutenção da saúde, no crescimento, na defesa contra infecções, na nutrição
O mais interessante foi conhecer as propriedades de um alimento muito pouco difundido: a geléia real. É um produto natural, produzido pelas abelhas jovens para alimentar a rainha. Contém notáveis quantidades de proteínas, lipídeos, carboidratos, vitaminas, hormônios, enzimas, substâncias minerais, fatores vitais específicos, substancias biocatalizadoras nos processos de regeneração das células, desenvolvendo uma importante ação fisiológica. Não se conhece na biologia e medicina, outra substância com semelhante efeito sobre crescimento, longevidade e reprodução das espécies.
 6) Sim. Alimentos têm poder curativo, ou seja, a alimentação está diretamente relacionada com a saúde Uma boa alimentação é capaz de prevenir e curar enfermidades porque o organismo fica mais forte e resistente para combater as bactérias causadoras das diversas doenças. A seu favor ou contra, as pessoas são o resultado do que comem e as consequências e/ou efeitos são acumulativos, só começam a serem percebidas com o tempo. E isso é possível por que nesses alimentos além de outros elementos, contém compostos bioativos (Licopeno, flavonóides e outros) encontrados em algumas frutas, legumes, verduras, e alguns peixes, também no iogurte e leite fermentado, que revolucionaram conceitos e teorias sobre a nutrição humana. Eles agem diretamente no organismo.
Vitamina B3 - Niacina
Niacina é o termo genérico para a nicotinamida ou ácido nicotínico. Sua absorção ocorre no intestino delgado e um pequeno armazenamento ocorre no organismo. Qualquer excesso é eliminado através da urina.
A niacina está presente em coenzimas essenciais para as reações de oxidação-redução envolvidas na liberação de energia por carboidratos, gorduras e proteínas.
	Deficiência de vitamina B3:
	
	Excesso de vitamina B3:
	Pelagra 
(dermatose, diarréia, inflamações na língua, disfunção intestinal e cerebral)
	
	Pode ser prejudicial a pessoas com asma ou doença de úlcera pélvica.
Fontes:
Carnes magras, carnes de aves domésticas, peixes, levedo de cerveja e amendoins são fontes ricas em niacina. Vegetais e frutas são fontes pobres.
Na dieta é necessário satisfazer todas as necessidades do seu corpo a nível de niacina, é muito raro encontrar alguém com uma deficiência de vitamina B3. A principal causa de deficiência desta vitamina é o alcoolismo. Existem vários sintomas de deficiência de acido nicotínico como por exemplo a fadiga, manchas na pele, aftas, vómitos e depressão. Em casos extremos surge uma doença rara chamada pelagra, que causa diarreia, dermatites e demência.
Existe uma serie de alimentos que são ricos em vitamina B3, tais como o amendoim, castanha do Pará, carnes magras, leite, ovos, frutos secos, cereais integrais, brócolos, tomate, cenoura e a batata-doce, e também a maior parte dos legumes e frutas.
A cerveja é ainda uma fonte de fibra solúvel, derivada das paredes das células dos grãos de cevada maltada. Um litro de cerveja contém, em média, 20% da dose diária recomendada de fibra, chegando algumas a fornecer 60% 
É composta por:
- Vitamina B3 - Niacina (6 mcg, 8% da DDR). Ajuda a queimar os hidratos de carbono e as gorduras, e atrasa a formação de cabelos brancos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes