Buscar

ED Embrio 1 - Fecundação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Estudo Dirigido
Disciplina: Embriologia N – BMH 193
Aluna: Vanessa Vieira Carvalho
Professora: Kátia Carneiro
Data de entrega: 18/04/2011
Tema: “Etapas da fertilização”
Etapas da fertilização
A fertilização começa a partir do momento em que um espermatozóide penetra um ovócito secundário e termina com a clivagem do zigoto, formado pela união do ovócito secundário e o espermatozóide. Em casos de fecundação externa, um fenômeno denominado quimioatração faz com que o espermatozóide seja atraído até o ovócito.
O espermatozóide passa pela corona radiata formada pelas células foliculares, dispersando-a principalmente pela ação de enzimas liberadas pelo seu acrossoma (hialuronidase) e também parece haver um certo auxílio por parte das enzimas da mucosa tubária; então, há penetração da zona pelúcida seguindo-se o caminho formado por outras enzimas liberadas do acrossoma (esterases, acrosina e neuraminidase). A cabeça do espermatozóide entra em contato com a superfície do ovócito e as membranas plasmáticas de ambas as células se fundem, se rompendo na zona de fusão. A cabeça e a cauda do espermatozóide entram no citoplasma do ovócito, mas a membrana não. O rompimento na área de fusão cria um “defeito” através do qual o espermatozóide pode penetrar no ovócito, que pode reagir alterando a zona pelúcida e a membrana plasmática do ovócito de modo a impedir a entrada de outros espermatozóides e
completando a segunda divisão meiótica, formando um ovócito maduro e liberando o segundo corpo polar. Em seguida, os cromossomos maternos se descondensam e o núcleo do ovócito maduro se torna o pronúcleo feminino. Dentro do citoplasma do ovócito, há aumento do núcleo do espermatozóide, formando o pronúcleo masculino.
 Os pronúcleos masculino e feminino aproximam-se um do outro, perdem suas membranas nucleares e se fundem formando uma nova célula diplóide, o zigoto.
Por fim, os cromossomos se arranjam num fuso de clivagem, preparando-se para a divisão do zigoto, de onde surgirá um novo embrião.
- Bibliografia consultada:
HOUILLON, C. (1972) Sexualidade. Trad.: Marcos Guimarães Ferri. 1.ed. São Paulo:           Editora da Universidade de São Paulo.
HAMILTON, W.J., BOYD, J.D., MOSSMAN, H.W. (1968)  Embriología Humana. Trad.: Dra. María Teresa Sabattini; Dr. Aníbal Jorge Sánchez. 3.ed. Buenos Aires-Argentina: Editorial Inter-médica.

Outros materiais

Outros materiais