A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
15 pág.
PIAF - RESPONDIDO

Pré-visualização | Página 1 de 2

Nome do profissional – 
	
	
	Data: 10/05/2021
	Gestor imediato - Professora
	
	
	
 
	Diagnóstico da avaliação: competências de desenvolvimento
 
	Competências 
	Pontuação 
	Indique as competências a serem desenvolvidas 
	1. Protagonismo
	
	
	X
	
	2. Conhecimento e Contextualização
	
	
	
	
	3. Disposição ao autodesenvolvimento contínuo
	
	
	
	
	4. Comprometimento com o processo e resultado
	
	
	X
	
	5. Relacionamento e Corresponsabilidade
	
	
	
	
	6. Solução e Criatividade
	
	
	
	
	7. Difusão e Multiplicação
	
	
	
	
	 Comentários gerais: 
Ao adentrar no programa PEI, é fundamental aprofundar os conhecimentos e sempre buscar a excelência acadêmica, para assim contribuir para a melhoria do ensino.
PLANO INDIVIDUAL DE DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO 
 
	COMPETÊNCIA 
	ATIVIDADE DE DESENVOLVIMENTO 
	DETALHE DAS AÇÕES 
[Indicar apoiadores, se houver] 
	PRAZO 
(INÍCIO-FIM) 
	OBJETIVOS ESPERADOS 
E EVIDÊNCIAS 
	1
Premissa – Protagonismo:
Quando a referência é o aluno, essa premissa traduz-se no Protagonismo Juvenil, segundo o qual o adolescente e o jovem são vistos como sujeitos de todas as ações da escola e construtores dos seus Projetos de Vida. No que se refere à equipe escolar, há o Protagonismo Sênior, que se manifesta na atuação dos profissionais da escola.
Competência – Protagonismo: Promove o protagonismo juvenil, ajudando a formar pessoas autônomas, solidárias e competentes e sendo protagonista em sua própria atuação
Macro Indicador:
①.3 PROTAGONISMO SENIOR - tem clareza do seu propósito de atuação de forma ampla, servindo como exemplo (presença educativa).
	MICROINDICADOR ①.3: PROTAGONISMO SENIOR – 
MICROINDICADOR ①.3.1: Reflete sobre o seu propósito de atuação, relacionando-o ao seu papel como educador.
Atividade para desenvolvimento do macroindicador Protagonismo Senior, microindicador 1:
Atividade 1
*O que define você? Qual o seu propósito de vida? Assista ao vídeo da Lizzie Velasquez como inspiração: https://www.youtube.com/watch?v=Ywgn-ZFDVRA
*Reflita sobre como o seu papel enquanto professor ou gestor contribui para o seu propósito de vida. O que você pode fazer para aproximar a sua atuação do seu propósito? De quais valores não abre mão? Quais valores você gostaria de disseminar aos alunos e profissionais que convivem com você? 
*Procure fazer anotações sobre suas reflexões para tornar mais tangível o seu desenvolvimento.
Atividade 2
* Assista ao filme: “ERIN BROCKOVICH - UMA MULHER DE TALENTO”
* Quais comportamentos da competência Protagonismo podem ser identificados nos filmes? Procure avaliar todos os personagens e em todos os componentes da competência: 
· Respeito à individualidade 
· Promoção do Protagonismo Juvenil 
· Protagonismo Sênior
*Quais comportamentos demonstram falta ou dificuldade de apresentar a competência Protagonismo? 
*Que outras competências ficaram evidentes no filme? 
*Quais comportamentos você consegue relacionar com a sua própria atuação? 
· A partir disso, qual aprendizado pode ser extraído do filme para a competência Protagonismo para melhorar a sua prática.
	 - Assistir aos vídeos;
- Responder às questões;
- Registros e anotações.
Colaboradores:
- PCA
- PCG
	
10/05/2021 à 01/12/2021
	*Refletir sobre o meu propósito de atuação, relacionando-o ao meu papel como educador.
Evidências:
- Relato do vídeo;
- Registro das questões;
- Reflexão sobre o meu aprendizado e contribuição da atividade na Premissa Protagonismo.
Atividade 1
Relato do vídeo e reflexão: 
O vídeo é o relato da vida de Lizzie, que apesar de sua síndrome rara, procura usar suas redes sociais para motivar as pessoas. Tem invadido o TIK TOK para levar suas palavras em relação a empatia.
A sua história de superação pode servir de inspiração, estar em uma escola, é perceber que a sociedade é viva a todo instante, e pessoas como Lizzie nos mostram que o respeito e a força de vontade devem prevalecer.
*Ressignificar quem sou tem impactado em quem me tornei enquanto profissional, alguém que apesar das limitações, das frustações está sempre disposta a ouvir e aprender, capaz de apesar da diferença de idade conhecer e estabelecer vínculos, exercitar a empatia e as demais competências socioemocionais que são base do PEI; trabalhar com a nova realidade da escola tem apesar de desafiador sido enriquecedor. É palpável o crescimento que é possível, principalmente no que tange os valores e, os valores humanos no PEI principalmente através da pedagogia da presença são nosso grande alicerce. Não se trabalha com sonhos, com motivação, com protagonismo se nada disso estiver alicerçado em nós, seja em convicções e principalmente em nossa prática de ser humano.
Atividade 2
Filme: “ERIN BROCKOVICH - UMA MULHER DE TALENTO” –
O filme serve para refletirmos como figuras protagonistas podem se tornar certeiras, a atriz principal, interpretada por Julia Roberts, é uma mulher, que problematiza gênero e cultura, assunto que se encontram ao alcance da escola o tempo todo. Primeiramente por se tratar de uma história baseada em fatos reais em que apesar dos rótulos e pré-julgamentos, contrariando a lógica do senso comum para o que se espera para uma mulher, divorciada duas vezes e mãe de três crianças, desempregada, com padrões “inaceitáveis” de comportamento, se coloca enquanto protagonista de sua vida. Erin luta para conseguir um emprego após perder uma causa judicial, se instiga a estudar para descobrir o motivo pelo qual uma empresa responsável por contaminar a água e causar efeitos nocivos as famílias circunvizinhas e que consegue ganhar um processo de 333 milhões de dólares de indenização por causa de uma contaminação de água. Como toda história vendável, há evidentemente exaltações de fatos para tornar mais “emocionante”. Mas esses fatos exaltados devem ser considerados em cada uma das histórias pessoais, permeando toda prática pessoal e profissional. Deve-se sempre buscar que as ações sejam marcadas pela determinação, persistência e persuasão, empatia, coragem e ousadia, determinação ética, postura profissional dentre outros valores.
Toda prática seja na vida pessoal ou profissional deve ser marcada pelos valores que a protagonista do filme transparece, além de buscar sempre a reflexão sobre o que possuo ou não de tais valores em minha ação, para que, tenha sempre como foco que sempre uma causa nobre pela qual lutar podem suplantar a ausência de muitas outras características.
Atividade Complementar – Será trabalhado na minha aula de Protagonismo Juvenil, com as turmas do sexto ano.
*Apresentação do vídeo: “O Menino e a Árvore”, disponível através do link https://youtu.be/ghq_2D78zoI
*Através de roda de conversa, foram trabalhados temas como persistência, protagonismo e trabalho em equipe. Os alunos foram elencando as observações pessoais para que de maneira colaborativa se construíssem as conclusões.
*Após roda de conversa, foi solicitado para cada aluno compartilhar uma dificuldade e uma facilidade de agir como protagonista em alguma situação de sua vida.
	 
2
Premissa: Excelência em Gestão: A gestão das escolas do Programa Ensino Integral voltada para o alcance efetivo dos objetivos, metas e resultados previstos no Plano de Ação da SEE-SP e no próprio Plano de Ação da escola. Entende-se que a utilização competente dos instrumentos e das ferramentas de gestão proporciona às equipes escolares e aos estudantes as condições adequadas para alcançar os resultados almejados em seu Plano.
Competência: ④ COMPROMETIMENTO 
COM O PROCESSO E
RESULTADO: Demonstra determinação para planejar, executar e rever ações, de forma a atingir os resultados planejados.
Macro Indicador
④.1 PLANEJAMENTO: Demonstra determinação para planejar, executar e rever ações, de forma a atingir os resultados planejados.
	 
[COMPETÊNCIA ④] COMPROMETIMENTO COM O PROCESSO E RESULTADO
MACROINDICADOR ④.1 PLANEJAMENTO: Demonstra determinação para planejar, executar e rever ações, de forma a atingir os resultados planejados.
MICROINDICADOR ④.1.1
Elabora o planejamento de suas ações de forma

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.