Buscar

U4S1 - Atividade Diagnóstica Resolução | @study4vet

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

U4S1 - Atividade Diagnóstica - Fundamentos de Sociologia e Extensão Rural Aplicados ao Médico Veterinário
1. Segundo o conceito de extensão, as antigas civilizações egípcias contavam com instrutores para ensinar aos agricultores do Vale do Nilo no plantio do trigo irrigado e na construção de casas de barro e palha do trigo, bem como na organização de associações de pescadores para eliminarem intermediários
Considerando o estudo das estratégias e comunicação em extensão rural, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso: 
(   ) Para os agentes de extensão rural a comunicação é uma ferramenta fundamental, pois o desenvolvimento rural e a comunicação estão interligados, visto que a comunicação é utilizada pelos agricultores para a tomada de decisões sobre formas de produção e de convivência e conscientiza a população, para participar, ativamente, nos processos de mudança social e de construção de uma sociedade democrática e participativa.
(   ) A extensão rural contemporânea tem como desafio desenvolver um processo metodológico participativo que seja capaz de atender os desafios do desenvolvimento rural sustentável, nas suas diversas dimensões, norteada pela Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - Pnater.
(   ) A prática do difusionismo continua sendo utilizado como paradigma metodológico com foco na construção e reconstrução do conhecimento. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. F - F - V.
b. V - F - V.
c. V - V - F. 
d. F - V - V.
e. F - V - F.
2. É importante estimular os comportamentos que favoreçam o estabelecimento das organizações associativistas, especialmente pela promoção da participação através do incentivo ao comparecimento às reuniões, à capacidade de ouvir, à exposição de ideias, à aceitação das decisões tomadas pela maioria (ainda que elas sejam contrárias às individuais), à realização de tarefas, a partir de uma postura proativa de quem se 
dispõe ao cumprimento de obrigações que trarão resultados a todos os envolvidos. 
Sobre o tema das estratégias e comunicação em extensão rural, analise as seguintes sentenças: 
I- A  participação ativa, as fontes de informação e a consulta, são os tipos de participação que podem ser promovidos para estimular os comportamentos que favoreçam o estabelecimento das organizações associativistas. 
II- Na participação interativa, há a contribuição do agricultor desde a fase de análise e definição do projeto se estendendo até o seu planejamento e execução.
III- O senso de pertencimento é ter noção de fazer parte do grupo, de que tudo que for produzido pertence a cada um de seus membros e possui um pouco de cada indivíduo que compõe a comunidade.
Nesse contexto, é correto apenas o que se afirma em
Escolha uma:
a. I e II, apenas.
b. III, apenas.
c. I e III, apenas.
d. I, apenas.
e. II e III, apenas. 
3. As organizações associativas (associações, cooperativas, sindicatos) permitiram aos agricultores familiares o acesso à melhoria da infraestrutura e ao investimento na produção a partir do acesso a políticas públicas de fomento e de incentivo ao desenvolvimento rural sustentável. Essa condição colocou os produtores em uma nova dinâmica: as novas organizações passaram a exigir deles o conhecimento sobre modelos de gestão de suas atividades.
Com base no contexto apresentado, complete as lacunas a seguir: 
Embora algumas organizações venham obtendo sucesso, cerca de ____________ delas passa por dificuldades e, muitos produtores, desestimulados pela falta de sucesso acabam abandonando as práticas ____________ . Para enfrentar os obstáculos, é preciso ter em mente que, embora envolva atividades econômicas, o ____________ rural não pode ser tratado sob a ótica puramente ____________ , ou seja, essas organizações não têm fins lucrativos, exigem a colaboração mútua entre os seus membros e, dessa forma, transformariam, por analogia, os seus integrantes em “proprietários” e “clientes”, simultaneamente.
Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta de termos:
Escolha uma:
a. um terço - coletivas - cooperativismo - mercantil
b. um terço - empresariais - associativismo - conservacionista
c. dois terços - cooperativas - associativismo - empresarial
d. dois terços - associativas - cooperativismo - empresarial
e. dois terços - coletivas - associativismo - empresarial

Outros materiais