Buscar

A raça Puro Sangue Inglês

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A raça Puro Sangue Inglês (P.S.I) é, sem dúvida, uma das principais raças de cavalos criadas no mundo. Conhecido também como Puro Sangue de Carreira, Inglês de Corrida e Thoroughred, o P.S.I apresenta seu primeiro registro genealógico no famoso Stud Book no ano de 1791.
 Escriturações antigas mostram que a raça vinha sendo aperfeiçoada desde o fim do século XVI (16), porém a raça só foi batizada com o nome de Puro Sangue Inglês no início do século XIX (19)(TORRES E JARDIM, 1977 e MARQUES, 2010). 
Alguns autores citam que a raça foi composta inicialmente por cruzamento de cavalos nativos da Inglaterra com éguas rápidas de origem espanhola, turca e italiana. De acordo com os mesmos autores, no final do século XVIII foram importados animais das raças Árabe e Bérbere com a finalidade de aumentar a velocidade do já popular cavalo de carreira. 
Dentre os animais importados três garanhões tornaram-se famosos por sua contribuição na raça: Byerley Turk (1684), o Darley Arabian (1704) e o Gogolphin Arabian, que foram cruzados com as éguas inglesas e algumas ibéricas. 
Atualmente, é considerado puro da raça puro-sangue inglês o animal que apresenta no mínimo oito gerações de ancestrais registrados no Stud Book oficial (CINTRA, 2011) (Livro de registros genealógicos). Como característica desfavorável, o Puro Sangue Inglês tem o temperamento nervoso como sua principal dificuldade de manejo. Personalidade essa que não passou por melhoramento genético, já que nesta raça a velocidade é a característica almejada na seleção dos animais. 
Com o título da raça mais veloz do mundo, nas distâncias de 800 a 3000 metros, a corrida é sua principal aptidão. Porém, o salto e uso para adestramento também são habilidades cobiçadas entre os criadores, especialmente para os que utilizam a raça para melhoramento de raças mistas.
À primeira vista, percebe-se a suavidade de sua pelagem sedosa. Com dorso curto, tórax largo. Passagem de cilha profunda, garupa alta e plana (mas sempre musculosa). Bem como canelas curtas, o puro-sangue inglês exibe as características de um exímio corredor.
Possui de 1,62 m a 1,67 m de altura de cernelha. E a cabeça dessa raça possui perfil reto ou levemente ondulado. Olhos grandes, orelhas médias e narinas elípticas. As pelagens variam entre o castanho, alazão, negro e tordilho. Normalmente, as pelagens são uniformes.

Outros materiais