Buscar

Relatório - Em busca da condição de possibilidade dos direitos humanos fundamentais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estácio FASE – Direito – Argumentação Jurídica
Em busca da condição de possibilidade dos direitos humanos fundamentais: uma reflexão recorrente
 O tema versa sobre manifestações de Norberto Bobbio em seu livro “A Era do Direito” e trata de uma questão muito importante, os direitos humanos fundamentais apresentam alguns problemas que muitas vezes impossibilitam sua efetivação, a exemplo, sua proteção tornando-o um problema político, e não de direito.
 Nesse aspecto, o homem é visto como um ser moral, e esta moralidade parte de sua autonomia. Assim entende-se que este possui dois nascimentos, o biológico, e um civilizacional, onde ele conhece as normas para viver em sociedade. Faz-se necessário ainda, um entendimento da relação Direito e Moral, e a necessidade de compreender os direitos para depois interpretá-los.
 Os Direitos Humanos são uma construção da modernidade e servem como vetores normativos, além disso, pode-se afirmar que sem a efetivação dos direitos sociais não há eficácia desses direitos, e que é necessário que eles sejam respeitados. Os Direitos Humanos Fundamentais começaram a serem inseridos nas constituições no século XX e possuem como condição de possibilidade para sua existência a consideração de um ser humano pelo outro.

Outros materiais