Buscar

Justiça Restaurativa e Verdade no Processo Penal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estácio FASE – Direito Penal I – Relatório
Palestra: Justiça Restaurativa e Verdade no Processo Penal
 O processo penal adota atualmente como modelo uma justiça distributiva, onde a pena é individual e tem-se uma concepção de poder hierárquica e social entre indivíduo e sociedade, e o Estado como criador de normas aceitas universalmente. Este é um modelo criticado devido à imposição de necessidade do castigo, revelando um medo à diferença, e deste ser tomado como algo natural, além do uso da lógica dedutiva. 
 O modelo de justiça restaurativa propõe um novo olhar sobre a criminalidade e a punição, é um contraste radical ao modelo retributivo, ela possui foco na relação estatal e propõe ainda que o conflito deve ser trabalhado. Ela possui um foco no futuro e visa à percepção social do problema e uma pluralidade e horizontalidade da justiça onde o Estado é detentor da verdade e as partes a constroem de forma negociada, possuindo assim responsabilidade individual.
 Este modelo rompe a lógica dedutiva e adota a indutiva, ou seja, para este irá importar o processo de interpretação e construção da norma. Possibilita o confronto do justo das partes através de vontade própria para a determinação do justo, por isso, é relacional, um ser humano considera o outro.
 Este modelo possui valores muito importantes, a exemplo, a multidisciplinariedade, o uso crítico e alternativo do direito, uma justiça criminal participativa, a persuasão, entre outros. O processo restaurativo pode ocorrer através de mediação, conciliação e círculos restaurativos que podem ser usados em diversos tipos de conflitos e dependem da voluntariedade das partes. Há grande ênfase nos valores e o resultado não passa a ser mais decidido pelo juiz como no modelo retributivo, e sim entre as partes com a ajuda de um facilitador podendo ter ainda apoio de pessoas de confiança ou até mesmo de uma comunidade. Este modelo já é usado em parte do mundo e em alguns lugares no Brasil e pode contribuir muito no processo penal evitando as punições privativas de liberdade em muitos casos.
 
www.graduandosemdireito.blogspot.com.br

Outros materiais