A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Brena ana2021.1

Pré-visualização | Página 1 de 2

A IMPORTÂNCIA DE INVESTIR EM TREINAMENTOS 
Ana Brena de Sousa Pinto(2971026) ¹
Francisco Idalex Rodrigues de Freitas (2969413)²
Tutor Externo Nielsen Jesus Ferreira Specht
 Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
 Gestao de Recursos humanos (3638)– Prática do Módulo I – 28/06/2021
INTRODUÇÃO
	Atualmente o mercado de trabalho está cada vez mais difícil, pois a maioria das empresas exigem experiência. Com a falta de funcionários capacitados,elas passaram a investir em treinamento tornado a se comum nas empresas, principalmente devido aos resultados positivos proporcionados pela prática. Com o treinamento de funcionários é possível desenvolver as habilidades e potencialidades de cada um e, como consequência gerar o desenvolvimento da própria empresa.
 Os esforços de treinamento e desenvolvimento visam capacitar os colaboradores de uma empresa para os desafios que vão enfrentar no dia a dia de suas funções. Diante disso em mercados globalizados e cada vez mais competitivos, é preciso que os gestores estejam atentos à importância desse investimento, pois ele é altamente estratégico, além de ser uma das formas mais eficientes de garantir o alto desempenho dentro da companhia.
 Neste artigo veremos a importância de investir em treinamentos, seus principais conceitos e indicações sobre as etapas do processo. Destacaremos ainda, a importância da educação continuada e dos estudos dentro dos processos de treinamento e desenvolvimento, como fator importante para o crescimento e permanência de uma organização no mercado.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
	
Gestores que ignoram o investimento em treinamento correm o risco de manterem uma equipe desgastada, tanto em relação a conhecimento técnico quanto a empreendimento frente a mercados cada vez mais competitivo. 
O treinamento visa fornecer ao empregado, melhores conhecimentos, habilidades e atividades para que não se dissolva das inovações em relação ao seu campo de atividade e das profundas mutações do mundo que o cerca. (AQUINO 1980)
O treinamento é uma fonte de lucratividade ao permitir que as pessoas contribuam efetivamente para os resultados do negocio.Nesses termos, o treinamento é uma maneira eficaz de agregar as pessoas, a organização e aos clientes. Ele enriquece o patrimônio humano das organizações. E o responsável pelo capital intelectual das organizações. Ninguém trabalha de graça. Como parceiro da organização, cada funcionário procura desempenhar a sua função em busca do seu sucesso profissional e a continuidade nas suas funções.( (CHIAVENATO 2004)
O Treinamento visa preparar para um determinado cargo, em curto prazo para dar treinamento é necessário um programa pré-estabelecido. Treinamento é feito para aumentar a capacidade do profissional e com isso a empresa ganha também.( CHIAVENATO 2000)
O treinamento também é fundamental para uma excelência gerencial, pois é com ele que métodos de capacitação e de desenvolvimento das pessoas acontecem para apoiar a obtenção de estratégias dentro de uma organização. Com isso observa-se que sem investimento em treinamentos dificilmente se alcançará uma excelência empresarial.
Sendo assim o empregado tendo treinamento oferecido pela empresa ele terá um melhor desenvolvimento e uma fácil adaptação. Desenvolvimento tem como objetivo, explorar o potencial de aprendizagem, e a capacidade produtiva do colaborador, tendo novas habilidades e conhecimentos, o desenvolvimento maximiza o desempenho profissional e motivacional do colaborador.(AQUINO 1980)
Segundo Dutra (2009), o desenvolvimento da organização está diretamente relacionado a sua capacidade de desenvolver pessoas e ser desenvolvida por pessoas. Treinamento é o aperfeiçoamento de desempenho, prepara o colaborador para as inovações tecnológicas e as constantes mudanças no mercado, o treinamento deve ser aplicado sempre que tem uma necessidade de melhoria do colaborador
Para Aquino (1980) o desenvolvimento tem como objetivo explorar o potencial 
de aprendizagem, e a capacidade produtiva do colaborador, de maneira a maximizar seu 
desempenho profissional e motivacional. 
PACHECO (2005) definem o desenvolvimento como uma linha de crescimento com diversos estágios, dessa forma, sempre que um indivíduo conclui um estágio, ele já esta preparado para começar um novo desafio para o seu desenvolvimento pessoal. Algumas características individuais da pessoa em treinamento (experiência, vivência, percepção, capacidade de autodesenvolvimento) são de extrema importância para obtenção dos resultados esperados. Por fim, Pacheco (2005) concluem que o desenvolvimento será mais rápido e vantajoso se o colaborador estiver exercendo um cargo de que ele gosta e tiver aptidão no que faz.
Com isso a principal meta de uma organização deve ser o desenvolvimento de pessoas capazes de estar inserido em um contexto ao alcance dos resultados desejados, o que é, sem dúvida, um dos maiores desafios das empresas, particularmente voltada para o setor da gestão de pessoas, que se 
torna responsável em definir e elaborar propostas de valorização do seu quadro de pessoal atuante.
Na figura abaixo, podemos aprender mais sobre as mudança que vem através do treinamento.
Fonte: (CHIAVENATO, 1999, p.295)
3. METODOLOGIA
	 Ao longo desse trabalho optamos pela a pesquisa na indústria de calçados Paquetá, foi criada no dia 20 de junho de 1945, em Sapiringa, Rio Grande do Sul, Brasil. Atualmente a empresa é formada por vários negócios: indústria de calçados, varejo e com marcas próprias.
 A indústria consiste em universidade a UNIPAQUETÁ, a Universidade corporativa da Paquetá the shoe company, foi criada para contribuir com o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores, com o objetivo de promover a lapidação do conhecimento por toda a corporação.
 A Unipaquetá possibilita um ambiente com variados meios de ensino, que estimula a busca por fazer mais e melhor. Disponibilizando capacitações presenciais no local de trabalho, em um centro de treinamento para o varejo e também em uma plataforma de ensino a distância.
	 
Figura: Ensino a distância Figura: Escola varejo
Fonte:Unipaquetá Fonte:Unipaquetá
Figura: Escola indústria. Figura: Escola marcas 
Fonte:Unipaquetá Fonte:Unipaquetá
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES
	
Após fazermos esse estudo podemos perceber quão grande é a importância de uma empresa investir no treinamento e capacitação do seu pessoal com os objetivos de fornecer ao empregado, melhores conhecimentos, habilidades e atividades para que não se dissolva das inovações em relação ao seu campo de atividade e das profundas transformações da sociedade atual, no senário das inovações tecnológicas e onde os recursos humano precisa ser de uma excelente qualidade, tanto do ponto de vista profissional como na qualificação, quanto as condições socioemocional equilibrada. Aprendemos também que o desenvolvimento dos treinamentos tem como objetivo, explorar o potencial de aprendizagem e a capacidade produtiva do colaborador, tendo novas habilidades e conhecimentos, o desenvolvimento maximiza o desempenho profissional e motivacional. E, dessa maneira o treinamento e o desenvolvimento dos colaboradores devem ser vistos cada vez mais como investimento tanto para a organização como para o colaborador e não como despesa ou algo que o funcionário deve fazer apenas para se manter na empresa, tendo a consciência que ele é parte fundamental de uma organização que é o seu capital humano motivado e qualificado para o desempenho de suas funções pode render muito mais. A cada

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.