Buscar

EIXOS DA PERSONALIDADE PARA FREUD - Eixo 4 Conflito - parte 2

Prévia do material em texto

FREUD
Eixo 4: Conflito – parte 2
Existe o conflito quando é gerador de progresso (contra posições para gerar efeitos finais interessantes) e o conflito paralisante (contraposição que zera, paralisa o movimento). No ser de conflito (heterogêneo), se precisa de uma atividade de síntese – uma função (do Ego) que reúna as partes que mantenha as partes em unidade. A presença da unidade psíquica está para a saúde, assim como a fragmentação psíquica está para a doença. 
A unidade vai é busca egóica para manter os elementos heterogêneos reunidos, um esforço de unidade - o trabalho de síntese é um esforço de manutenção da unidade numa matéria/terreno que é heterogêneo por definição. O conflito se resolve ao produzir efeitos de contraposição e progresso e é preciso perceber a função sintética do Eu, manter as partes agregadas/reunidas mesmo que elas tentam a separação porque o conflito faz com que queira se afastar - mantém unitário um sistema heterogêneo. 
Ex: família - mesmo um não gostando dos outros, a avó (função sintética - Eu) os mantém reunidos (manter a unidade na diversidade), depois que ela morre todos se dispersam (fragmentam).

Outros materiais