A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
17 pág.
tcc rosemar lopes

Pré-visualização | Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI
 
ROSEMAR LOPES CARDOSO DA SILVA
COMO PRESERVAR O MEIO AMBIENTE NAS ZONAS RURAIS MEDIANTE AS PASTAGEM DE GADO VISANDO UMA APRENDIZAGEM EFICAZ NA EDUCAÇÃO NO CAMPO
ALCINOPOLIS 
2021
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI
ROSEMAR LOPES CARDOSO DA SILVA
 COMO PRESERVAR O MEIO AMBIENTE NAS ZONAS RURAIS MEDIANTE AS PASTAGEM DE GADO VISANDO UMA APRENDIZAGEM EFICAZ NA EDUCAÇÃO NO CAMPO
Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título de 2ª Licenciatura em Pedagogia . 
ALCINOPOLIS 
2021
 COMO PRESERVAR O MEIO AMBIENTE NAS ZONAS RURAIS MEDIANTE AS PASTAGEM DE GADO VISANDO UMA APRENDIZAGEM EFICAZ NA EDUCAÇÃO NO CAMPO
Autor[footnoteRef:1], Rosemar Lopes Cardoso da Silva [1: E-mail do autor. Rosemarlcardoso@gmail.com] 
Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.
Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). 
RESUMO
O meio ambiente e hoje uma das preocupações pois há uma variada devastações como também uma ma preservação das matas e solo, uma boa parte da pecuária ocupa o meio ambiente e que esse solo necessita ser preservado para que haja uma harmonização entre os seres vivos. Nesta expectativa os agricultores donos de fazenda deve conhecer melhor suas técnicas de realizar a manutenção de forma que não agride o meio ambiente. O Brasil é um país com mais de 40 milhões de hectares ocupados com pastagem de braquiária e o segundo maior criador de bovinos do mundo, neste sentido as atividades desenvolvidas para condução das pastagens, a limpeza é considerada uma das tarefas mais importantes, para o desenvolvimento bovino nas mais variadas regiões dos pais. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo estudar a melhor forma de haver uma boa limpeza de pasto nas propriedades rurais sem afetar o meio ambiente. Uma vez que a preservação do meio ambiente é de fundamental importância para a vida terrestre.
PALAVRAS-CHAVE: mecanização, roçadora, Pastagem, Preservação e Meio ambiente.
1. INTRODUÇÃO
O crescimento de arvores e arbustos nas pastagens na área rurais apresenta um problema para os proprietários da zona rurais em que a regeneração natural de planta ocorre no solo e esses são os principais estímulos à limpeza das pastagens, uma vez que há a necessidade de ser preservar arvores e arbustos na área determinada pastagem para gados, visto que serve de sombra para os animais. Mesmo porque a preservar de árvores e arbustos são e reivindicações legais, da legislação ambiental.
Tanto a planta daninha como qualquer ser vegetal que nasce onde não é desejado, crescendo juntamente com culturas agrícolas, interferem no desenvolvimento das plantas que foram programadas o que ocasiona redução da produção. Neste sentido o que ocorre é a competição por elementos vitais (água, luz, gás carbônicos e nutriente, além de exercer alopatia, prejudicando o desenvolvimento de outras plantas.
O controle de plantas invasoras consiste na adoção de práticas que visam à diminuição ou erradicação da população de plantas indesejáveis, Lorenzi. ( 2008).
Essa operação é mais eficaz no fim da época seca para beneficiar o crescimento da pastagem no início das chuvas. Em geral, essa operação é feita manualmente, porém em áreas destocadas, a roçadeira é mais eficiente. É preciso que o proprietário mantenha o pasto adequado para a manutenção de sua criação bovina, assim, a limpeza adequada da pastagem e preciso e essa limpeza geralmente e feita com a utilização de roçadoras de arrasto, hidráulica e outras. A escolha desse serviço deve ser de maneira que se torne mais econômico para o proprietário como também apresentar eficiência, Nepomuceno,(2017).
Segundo Antunes:
· primordial que o produtor rural (administrador ou gestor) compreenda o sistema de produção e tenha uma visão ativa de mercado, a partir desse momento, é possível verificar o custo e benefício no desenvolvimento de suas atividades. O sistema produtivo deve alcançar sucesso com custos baixos, fator que influencia no crescimento do lucro, para tanto a importância em ter tecnologia na propriedade rural. O objetivo dessa meta é alcançar os resultados propostos pela atividade desenvolvida, para que o gestor possa ter instrumentos para moldar ao sistema produtivo, de adaptar a sua empresa rural às oportunidades de negócio ao que o mercado está oferecendo (ANTUNES e ENGEL, 1999, Pág. 196).
O estrago de pastagens por invasora de ervas daninha plantas nativas e outras são problemas para os pecuaristas e esses estudos propendem identificar analisar os serviços prestados com maquinas para a solução dos que enfatizarão formas vantajosas, quanto a custo e eficiência do trabalho, uma vez que a recuperação é feita, geralmente, limpando-se e vedando-se a pastagem pelo tempo necessário.
Partindo desta observação pretendemos levar ao conhecimento dos proprietários rurais que uma das maneiras de limpar o pasto sem agredir o meio ambiente é o uso de maquinário como tratores e correntes, isto é o link impedido desta forma a agressão do meio ambiente.
Os venenos, devastação e queimadas comprometem por completo o meio ambiente sem contar com erosão como também considerar o fato de que é necessária a elaboração de Programa de Recuperação, renovação e manejo das pastagens. Este trabalho científico e de cunho bibliográfico, produzido por meio de pesquisas em site, livros, e demais mídias seja ela impressa ou online, para que o leitor possa identificar o conteúdo da melhor forma possível para isso autores, como Antunes, Engel e outros foram pesquisados. 
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1. A Preservação do Meio Ambiente
A preservação do meio ambiente são práticas adotadas pelos indivíduos em diferentes situações que objetiva proteger a natureza das ações que atentam contra ao meio ambiente, e obviamente ocasiona diversos danos a natureza, como a poluição, a degradação das florestas, a extinção de animais e o aquecimento global.
Entende-se por meio ambiente o conjunto de integrações ecológicas que funcionam como um sistema natural, sendo este formado por por toda a vegetação, animais, micro-organismos, solo, rochas, atmosfera. Assim, O meio ambiente é o local onde se desenvolve a vida na terra, sendo o local em que todos os seres vivos e não vivos habitam e interagem.
De acordo com Silva:
De necessidade fundamental para a vida humana, o meio ambiente interage um conjunto de elementos naturais, artificiais e culturais, propiciando um desenvolvimento equilibrado da vida em todas as suas formas (SILVA, 1994, p.2). 
Preservar o meio ambiente é uma ação importante não só para a humanidade, mas para todos os seres que habitam a Terra, porque é nela que estão os recursos naturais imprescindíveis para a sobrevivência dos seres humanos e de todos seres existente na terra, como água, alimentos e matérias-primas e observar ainda que sem esses elementos, todas as formas de vida do planeta poderão ser abolidas.
De acordo com Nalini:
Uma revisão no estilo de vida se faz necessária somada a necessidade de se repensar num padrão condizente com o mundo sustentável, onde cada ação deve ser efetivada de forma coerente (NALINI, 2004, p. 61-63).
 Sabe-se que o longo da vivência humana, diversos recursos naturais foram sendo degradados, ocorrendo por diversos meios como, a queimada, a queima de combustíveis fósseis,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.