Buscar

QUESTÕES RESOLVIDAS - PATOLOGIAS DO SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO - ANATOMIA PATOLÓGICA VETERINARIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANATOMIA PATOLÓGICA II
QUESTÕES – SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
1) Quais as principais neoplasias testiculares e quais podem ser suas consequências?
*Tumor de Leydig: mais comum em cães velhos. Produz sinais de feminização nos cães. Pode ser único ou múltiplo, unilateral ou bilateral.
*Seminoma: mais comum em cães velhos. Produz súbito aumento testicular e dor causada pela hemorragia e necrose
*Sertolioma: ocorre em cães mais velhos, raro em outras espécies. Pode causar a síndrome da feminização do macho, devido a taxa de estrógenos produzidos pelo tumor. O animal atrai outros machos, tem diminuição de libido, distribuição de gordura corporal se assemelha a fêmea, atrofia cutânea e pilossebácea, levando alopecia simétrica. Há atrofia testicular e peniana, desenvolvimento de mamas, tumefação do prepúcio hiperplasia ou metaplasia escamosa da próstata.
*Teratoma: equinos. Benigno. Mais comum em criptorquidas jovens. Pode apresentar pelos e secreções sebáceas.
2) Sobre Brucelose, explique quais lesões macroscópicas podem ser observadas em bovinos e ovinos.
A brucelose provoca orquite agudae irreversível. Leva esterilidade mesmo sendo unilateral. Ocorre por tumefacao escrotal que acarreta compressão e necrose local. Também há aumento na temperatura local. Túnica vaginal é distendida por exsudato fibrino purulento e sangue. Focos de necrose aparecem no parênquima testicular.
3) Explique como ocorre (causas) de degeneração testicular e descreva o aspecto macroscópico do órgão. 
Entre as causas de degeneração testicular temos: calor, relacionada à criptorquidismo, gordura excessiva no saco escrotal, dermatites escrotais, edema, aderências, infecções locais ou sistêmicas. Obstrução do fluxo espermático. Lesões vasculares. Deficiências ou excessos nutricionais
Macroscopicamente ocorre aumento do volume Inicial (edema), mas comumente se observa a redução do tamanho testicular. Na degeneração rápida, o testículo fica flácido e quando cortado não protuí a superfície. O parênquima diminuirá mais que o estroma resultando em um testículo pequeno e firme. Pode ocorrer mineralização. Epidídimo se apresenta desproporcionalmente maior que o testículo.
4) Descreva a etiologia e lesões macroscópicas observadas nos casos de:
a. Balanopostite em touros; 
Induzida pelo herpesvírus bovino tipo 1 e 2. Secreção prepucial purulenta. Na forma aguda, numerosas pustulas branco-acinzentadas e opacas no pênis, prepúcio e principalmente na glande. Casos mais graves, ocorre edema do pênis e prepúcio. Pústulas ficam ulceradas após um ou dois dias.
b. Exantema coital equino; 
Provocado pelo herpesvírus equino tipo 3. Há formação de vesículas e depois pústulas, atingindo o corpo do pênis mais do que a glande. 3 a 5 dias após a infecção, evolui para úlceras. 
c. Postite ulcerativa dos ovinos; 
Provocada pelo Corynebacterium renale, o agente provoca alterações do prepúcio. A doença é mais severa quando ocorre obliteração do orificio prepucial, tumefação local, com ulceração na glande e perda do processo uretral.

Outros materiais