Buscar

AVA1 MOTIVAÇÃO, LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES UVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Considerando a situação apresentada, quais características de um líder podem ser observadas? Justifique.  
 A liderança é um elemento central em qualquer empresa. Os líderes podem ter um impacto profundo na vida dos colaboradores e nas organizações. Liderança é a capacidade de influenciar uma pessoa ou um grupo para atingir metas. É importante esclarecer que liderança não é um dom, mas sim uma habilidade comportamental que pode ser adquirida e desenvolvida. Dito isso, dependerá de você se deseja se fortalecer e se desenvolver como líder.
 Evidencio alguns aspectos que pessoais e interpessoais que habilitam o líder a desenvolver bem o seu papel a fim de atingir os objetivos: saber se comunicar de forma objetiva e dinâmica, aproveitar ideias de seus colaboradores, dar e receber feedbacks, ser ativo, obter flexibilidade, assumir e conduzir mudanças de caráter comportamental, técnico e cultural, estimular o desenvolvimento e delegar estrategicamente, entre outras características.
 Este contato permitirá a melhor compreensão da função de cada um de seus funcionários na empresa. Portanto, é possível perceber uma relação de causa e feito entre liderança e motivação. Um líder motivacional é aquele que ajuda a aumentar a motivação já existente na equipe. Ameaçar ou oferecer vantagens não é uma forma genuína de motivar, porque sem incentivo a motivação acaba.
 A respeito das dificuldades que podem ser encontradas nas empresas, comentarei sobre alguns aspectos que podem inibir iniciativas, são eles: cultura errada, falta de continuidade da ideia, financiamento e recursos limitados, falta de tempo, baixa taxa de adoção, processos burocráticos e muita concentração no retorno dos investimentos. A consultoria Imaginatik realizou um estudo para identificar os maiores obstáculos dos processos de inovação. O estudo focou, especialmente, em grandes empresas. apesar de quase todos os profissionais concordarem que inovar é fundamental, quase metade (44%) relatou que as companhias onde trabalham investiu menos de 2% dos seus orçamentos anuais em iniciativas inovadoras. Além disso, 63% confirmou que sua organização não tem uma estrutura formal de gestão de inovação.
Concluo deixando aqui dois vídeos com competências e características essenciais para ser um bom líder.
Cortella - 5 competências essenciais de um líder
COMO SER UM BOM LÍDER EM 6 PASSOS! COMO LIDERAR EQUIPES - PALESTRA MOTIVACIONAL PHD ANDRÉ ORTIZ
 
Referências: https://computerworld.com.br/acervo/sete-barreiras-que-limitam-inovacao-em-uma-empresa/ 
https://eadlms.sebrae.com.br/courses/novo-sebrae/gtpe18/pdf/apostila_gp.pdf

Outros materiais