Buscar

AD2 - Estágio III 2021.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CURSOS DE LICENCIATURA
DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO - BIOLOGIA/QUÍMICA
Avaliação à Distância 2 (AD2)
Disciplina: Estágio Supervisionado III
Coordenadora da Disciplina: Profª Rozana Gomes
	CURSO: Ciências Biológicas
	POLO: Nova Friburgo
	ALUNA: Drielle Rocha Leite
	MATRÍCULA: 17212020026
	
	DATA: 30 / 09 / 2021 
 
Plano de Aula – Atividade Interdisciplinar
Turma: 
3° ano do Ensino Médio
Duração: 
5 aulas
Disciplinas: 
Biologia, química e geografia.
Recursos Didáticos: 
1. Projetor (áudio/vídeo);
2. Vídeo “A história das Coisas”, de Anne Leonard.
3. Cópias do artigo “Apropriação capitalista da ciência e tecnologia na agricultura: “Apontamentos para um debate sobre transgênicos e nanotecnologias”, de Pedro Ivan Christoffoli.
Habilidades: 
Biologia:
1. Compreender a relação das diferentes populações que compõem um mesmo ecossistema.
2. Reconhecer a ocorrência das diversas formas de desequilíbrio ambiental, distinguindo causas naturais e consequências das atividades humanas.
Química: 
1. Reconhecer a importância da Química para a inovação científica e tecnológica nas sociedades modernas, enfatizando suas contribuições nos campos da Biotecnologia, Saúde Humana, Nanotecnologia, desenvolvimento de novos materiais e novas matrizes energéticas.
Geografia:
1. Entender a configuração atual do espaço mundial como resultante do processo histórico, e de arranjos socioeconômicos, e conceituar, caracterizar o processo de globalização/fragmentação e industrialização.
2. Compreender o processo de globalização e suas consequências econômicas, políticas, sociais e culturais para o mundo atual.
Desenvolvimento:
Aula 1 (Biologia)
Atividade 1 – Explicar aos alunos que as aulas seguintes se tratarão de um planejamento interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de biologia, química e geografia.
Atividade 2 – Assistir ao vídeo “A História das Coisas”, utilizando o projetor.
Atividade 3 – Questionar aos alunos sobre quais conteúdos eles conseguiram identificar no vídeo, escrevendo suas indicações no quadro. Solicitar aos alunos que copiem os registros descritos no quadro em seu caderno, salientando que estas anotações serão utilizadas em outras atividades.
Atividade 4 – Escrever no quadro e deixar como atividade de casa as seguintes perguntas: 
1) Quais são as etapas do sistema linear citadas no filme?; 
2) Por que a “Empresa” é ilustrada de forma maior que o “Governo”?; 
3) Cite qual seria a alternativa para suprir a carência de matéria prima em países desenvolvidos, como os EUA; 
4) Por que os trabalhadores migram para as cidades e se sujeitam a trabalhar em indústrias entrando em contato com substâncias tóxicas?; 
5) Explique o termo “exteriorizar os custos”; 
6) Qual a diferença entre obsolescência planejada e perceptiva? 
Aula 2 (Biologia)
Atividade 1 – Realizar uma roda de conversa com os alunos sobre questões relacionadas ao meio ambiente, em como avaliar o desenvolvimento de novas tecnologias e novos materiais para auxiliar na redução dos impactos que as atividades humanas causam ao ambiente, identificar práticas sustentáveis para o descarte de resíduos e perceber a necessidade de reduzir a produção deles, identificar 	quais são os fatores ambientais que propiciam ou prejudicam a qualidade de vida de uma população, discutir as causas e as consequências do desmatamento e reconhecer-se como agente transformador dessa realidade, além de relacionar a preservação do meio ambiente e a promoção da saúde, reconhecendo a importância da ação consciente do ser humano na manutenção das relações que garantem o equilíbrio dinâmico do planeta. Interligar as palavras anotadas na aula anterior com essa roda de conversa.
Atividade 2 – Comentar, ao final da aula, que será pedido para os estudantes a criação de um mapa mental a respeito dos temas estudados nas aulas e que estes registros serão importantes para a realização da atividade.
Aula 3 (Química) 
Atividade 1 – Distribuir material impresso para a turma e explicar que a aula demandará leitura e registro de palavras ou expressões que envolvam Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente e que são mais recorrentes no texto.
Atividade 2 - Leitura do artigo "Apropriação capitalista da ciência e tecnologia na agricultura: apontamentos para um debate sobre transgênicos e nanotecnologias”. Os alunos deverão ser divididos em 3 (três) grupos: Todos os grupos lerão a introdução e a conclusão do artigo, o grupo 1 e 2 lerão o item 2 do artigo, dividindo metade para cada um, e o grupo 3 lerá o item 3 do artigo. Informe-os que um colega de cada grupo deverá ficar responsável por criar na cartolina uma nuvem de palavras ou expressões que forem retiradas do artigo.
Atividade 3 – Compartilhar com a turma resumidamente o que foi lido por meio do cartaz de nuvem de palavras. São esperadas entre outras as seguintes palavras ou expressões: lucro, sistema capitalista, capital, ciclo de rotação do capital, agricultura, controle químico de pragas, máquinas, herbicidas, autonomização, industrialização, industrialização na agricultura, fábricas automatizadas, Revolução Industrial, agrotóxicos, revolução verde, superação da fome e miséria, degradação ambiental, miséria no mundo, nanotecnologia, transgênicos, etc.
Aula 4 (Geografia)
Atividade 1 – Por meio de apresentação em slides, discutir com os estudantes a respeito dos temas: globalização, industrialização, capitalismo, consumismo e políticas públicas. A apresentação trará breve conceitualização de cada tema e explorará imagens e gráficos que permitam relacionar estes temas a tudo que foi estudado nas aulas 1, 2 e 3.
Atividade 2 – Complementar os registros das aulas 1 e 2 e a nuvem de palavras da aula 3 com o que foi revisitado (estudado) nesta aula.
Atividade 3 – Pedir que em grupos de 3 ou 4 estudantes, criem dois objetos para exposição (atividade extraclasse): Mapa mental - criar um mapa mental que possa expressar todos os registros realizados durante as 4 aulas; Cartaz temático - Criar um cartaz apresentando apenas imagens/recortes que expressem cada um dos temas a seguir (cada grupo ficará responsável por um tema). Cabe observar que os registros devem ser imagens que expressem o Brasil nos seguintes temas: Grandes empresas e meios de produção, Impactos dos produtos da C&T sobre a sociedade e o ambiente, Capitalismo e desigualdades sociais (classes, pobreza, fome, etc.), Inovações científicas e tecnológicas, Consumismo e políticas públicas.
Aula 5 (BIOLOGIA/QUÍMICA/GEOGRAFIA)
Exposição
Atividade 1 – Fixar os mapas mentais e os cartazes em uma parede para a exposição.
Atividade 2 – Observar os trabalhos expostos dos colegas e registrar em caderno ao menos um item que não foi observado no próprio trabalho e um item que achou de mais relevante no trabalho de outros colegas.
Atividade 3 – Partir dos registros realizados na atividade 2 desta aula para concluir algumas informações a respeito das 5 aulas. Pedir aos estudantes que exponham suas observações e interagir com eles no sentido de relembrar/reforçar o que foi estudado.
Avaliação: 
Observar as atividades passadas para casa na aula 1, os registros dos estudantes, as produções dos mapas mentais e cartazes, a capacidade de trabalhar em grupo e as interações durante as aulas.
Referências:
1. CHRISTOFFOLI, Pedro Ivan. Apropriação capitalista da ciência e tecnologia na agricultura: apontamentos para um debate sobre transgênicos e nanotecnologias. Temporalis, Brasília, ano 12, n. 24, p. 29-37, jul./dez. 2012. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5017123.pdf, acesso em 30 set. 2021.
2. João Faraco (2008). Story of Stuff - Completo e legendado em português. YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3c88_Z0FF4k. Acesso em 30 set. 2021.
3. ALVES, R.F. (2014). Aula sobre consumo e meio ambiente com “A História das Coisas.” [online] Educador Brasil Escola. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/aula-sobre-consumo-meio-ambiente-com-historia-das-coisas.htm.Acesso em 30 set. 2021.
‌

Outros materiais