Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
geronto 4

Pré-visualização | Página 1 de 2

GABARITO | Avaliação I - Individual FLEX (Cod.:682186)
A+Alterar modo de visualização
Peso da Avaliação1,50
Prova40275097
Qtd. de Questões10
Acertos/Erros6/4
Nota6,00
1O SUAS foi implantado para organizar a execução de tudo o que foi definido, mas com algumas necessidades de detalhamento, pela PNAS. O SUAS complementa o que falta e assim define e determina o funcionamento da Assistência Social em todo o país de forma unificada, mas com um olhar na particularidades e especificidades das regiões. Com relação ao SUAS, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O SUAS foi implantado por meio da Resolução nº 130/2005 do Conselho Nacional de Assistência Social, que aprovou a Norma Operacional Básica da Assistência Social.
(    ) O SUAS é  um Sistema que foi resultado de discussões na área da assistência social, da qual participaram e contribuíram os estados brasileiros, por meio das instituições, grupos e pessoas que buscavam por construir um Sistema que unificasse a assistência social no país.
(    ) A criação do SUAS oportunizou a operacionalização dos serviços,  programas e projetos das ofertas socioassistenciais de modo técnico e objetivo.
(    ) O SUAS foi criado por meio da Resolução nº 544/2000 do Conselho Nacional de Assistência Social, que aprovou a Norma Operacional Básica da Assistência Social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - V.
B
F - F - V - F.
C
V - V - F - F.
D
V - V - F - V.
2A Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais foi aprovada pela Resolução do CNAS nº 109/2009, esse documento preconiza em seu texto quais são os serviços que devem ser executados na Rede de Proteção Social Básica, os quais devem ser desenvolvidos e/ou referenciados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF); Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas.
II- Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIFI); Serviço de Convivência e Fortalecimento de Laços; Serviço de Proteção Social Básica no domicílio a moradores de rua.
III- Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF); Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; Serviço de Proteção Social Básica no domicílio a moradores de rua.
IV- Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIFI); Serviço de Convivência e Fortalecimento de Laços; Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II e IV estão corretas.
B
Somente a sentença I está correta.
C
As sentenças I e III estão corretas.
D
Somente a sentença IV está correta.
3O SUAS foi instituído pela Resolução nº 130/2005 do Conselho Nacional de Assistência Social, sua criação garantiu a operacionalização das ofertas socioassistenciais de modo técnico, com objetivos, diretrizes, bases conceituais seguras e definidas. Com base no exposto, sobre o objetivo do SUAS, analise as sentenças a seguir:
I- Consolidar a gestão compartilhada, o financiamento e a cooperação técnica entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios que, de modo articulado, operam a proteção social não contributiva e garantem os direitos dos usuários.
II- Estabelecer as responsabilidades da União e do dos Estados, na organização, regulação, manutenção e expansão das ações de assistência social.
III- Assegurar a oferta apenas dos serviços e programas da assistência social.
IV- Estabelecer a gestão descentralizada de serviços e benefícios.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, III e IV estão corretas.
B
As sentenças I e IV estão corretas.
C
As sentenças I e III estão corretas.
D
Somente a sentença I está correta.
4O movimento de classe representa a união de pessoas em função de interesses de uma coletividade, na qual em 1993, fora aprovada a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), que indica mudanças estruturais e conceituais na assistência social. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A LOAS prevê a efetivação dos direitos nela garantidos através de serviços, programas e projetos de forma não contributiva.
(    ) A LOAS garante a seleção e os critérios de acesso aos mais pobres aos serviços, programas e projetos sociais.
(    ) A LOAS afiança a efetivação dos direitos sociais a programas e projetos de forma contributiva.
(    ) A LOAS afirma a necessidade dos cidadãos terem contribuição esporádica para acessar os direitos sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - F.
B
F - F - V - F.
C
V - V - F - F.
D
V - V - F - V.
5A Política de Assistência Social no Brasil faz parte de um Sistema de Proteção Social denominado Seguridade Social, composto pelo tripé: Saúde, Previdência Social e Assistência Social. Nesse sentido, sobre o que compete à Assistência Social, analise as sentenças a seguir:
I- A Assistência Social tem por competência as ações de prevenção, proteção, promoção e inserção, assim como o provimento de garantias ou segurança que cubram, reduzam ou previnam a situação de vulnerabilidade, ou risco social, atendendo às necessidades emergentes ou permanentes de seus usuários e beneficiários, acarretados por problemas pessoais ou sociais.  
II- A Assistência Social tem por competência, exclusivamente as ações referentes a garantias das vulnerabilidades sociais, atendendo às necessidades de sobrevivência alimentar.
III- A Assistência Social tem por competência as ações de prevenção, proteção, promoção e inserção apenas às pessoas que não possuam condições de garantirem suas necessidades básicas de manutenção.
IV- A Assistência Social é uma política pública contributiva que atende com serviços de atenção social básica de média e alta complexidade que apresentem risco social, atendendo às necessidades emergentes ou permanentes de seus usuários e beneficiários, acarretados por problemas pessoais ou sociais.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença I está correta.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
As sentenças II e III estão corretas.
D
As sentenças I e III estão corretas.
6O profissional que atua junto ao Sistema Único de Assistência Social precisa conhecer a legislação que norteia suas ações, bem como conhecer o sistema e assim poder efetivar os direitos sociais. Nesse sentido, sobre o tripé do Sistema Único de Assistência Social, assinale a alternativa CORRETA:
A
Vigilância Social - Proteção Social - Defesa Social.
B
Vigilância Social - Proteção Socioassistencial - Defesa de Direitos.
C
Vigilância Socioassistencial - Proteção Socioassistencial - Defesa e garantia de Direitos.
D
Vigilância Socioassistencial - Proteção Social - Defesa de Direitos.
7Na Constituição Federal de 1988 é apresentado os direitos à sociedade na forma de Políticas Públicas, sob a responsabilidade do Estado, da sociedade, garantindo assim o atendimento às necessidades básicas de cada cidadão. Sobre a Assistência Social após a CF/1988, analise as sentenças a seguir:
I- Após a CF/1988, a Assistência Social passa a ser garantida em lei, tornando-se oficialmente uma política pública de direito, com caráter universal para os que precisam, sem a exigência de nenhuma contribuição. A Assistência Social é Política de Seguridade Social.
II- Após a CF/1970, a Assistência Social passa a ser garantida em lei, tornando-se oficialmente uma Política Pública de direito, com caráter universal para quem dela precisar, mas a partir de contribuição apenas aos que possuem registro CLT.
III- Após a CF/1988, a Assistência Social passa a ser garantida em lei, tornando-se oficialmente uma Política pública de direito, com caráter Unilateral para quem dela precisar, sem a exigência de nenhuma contribuição. A Assistência Social é Política de Seguridade Social.
IV- Após a CF/1990, a Assistência Social passa a ser garantida em lei, tornando-se oficialmente
Página12