Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Aula 6 – Prática Informatizada – Setor Fiscal – Escrituração Fiscal – Operações com Mercadorias e Serviços
· Setor Fiscal
É responsável por toda a escrituração dos livros fiscais obrigatórios, apuração dos impostos e contribuições, bem como a emissão das respectivas guias de pagamento dentro dos prazos legais.
Também é responsável por atender as exigências do fisco em relação às obrigações acessórias de acordo com a atividade de cada empresa e pela emissão de requerimentos e documentos diversos.
· Setor Fiscal – Operações com Mercadorias 
Conceitos Básicos (Ferrari,2013):
1. Compra;
Ato pelo qual a empresa comercial adquire a propriedade sobre a mercadoria para revenda;
2. Venda;
Ato pelo qual uma empresa comercial revende suas mercadorias adquiridas de seus fornecedores, havendo assim transferência de propriedade do fornecedor ao cliente.
3. Devolução;
Ato pelo qual as mercadorias compradas retornam do cliente ao fornecedor, por estarem em desacordo com o pedido.
No ato da devolução, é necessário que o cliente faça uma nota fiscal, a fim de acompanhar as mercadorias, havendo, portanto a incidência do ICMS, caso o comprador seja contribuinte do imposto.
4. Abatimento;
Se o cliente estiver insatisfeito com a mercadoria adquirida, por culpa do fornecedor, e não julgar necessário devolvê-la pode entrar em acordo com o fornecedor e exigir um abatimento, a fim de evitar a devolução.
Tendo em vista que tal abatimento é posterior ao ato de venda, o mesmo não esteve e nem estará em nenhuma nota fiscal e, por conseguinte, não há ICMS no abatimento, visto que a mercadoria não circula.
5. Desconto Incondicional (Comercial);
É aquele dado incondicionalmente pelo fornecedor ao cliente, visto que não depende das condições de pagamento, e sim em função de outros fatores, tais como grande quantidade adquirida, interesse promocional ou cliente preferencial. Tendo em vista que tal desconto é concedido no ato da venda das mercadorias, este aparece na nota fiscal.
não deve ser confundido com o desconto condicional (financeiro), isto é, aquele obtido em função do pagamento da duplicata antecipadamente do cliente ao fornecedor. Esse tipo de desconto, para a empresa que concedeu, é uma Despesa Financeira, e, para a empresa que obteve, uma Receita Financeira.
6. Transferências ;
Movimentação de mercadorias entre estabelecimentos componentes da mesma empresa, tais como entre filiais. Visto que, na transferência, há circulação de mercadorias, deve-se fazer também nota fiscal e, consequentemente haverá incidência de ICMS.
7. Nota Fiscal;
Sempre que houver circulação de mercadorias, a qualquer título (vendas, devoluções, remessas para consignação, transferências etc.), deve ser emitida a nota fiscal.
8. Duplicatas;
Título de crédito comercial, usado em vendas a prazo. Recebe este nome (dupli), por possuir os mesmos dados principais da fatura. Quem emite a duplicata é o vendedor ou fornecedor e quem aceita a duplicata é o devedor.
9. Fatura;
Documento comercial que comprova a venda a prazo efetuada ao cliente, o qual pode englobar uma ou mais notas fiscais. A fatura deve ser emitida pelas empresas que realizam a venda de mercadorias a prazo superior a 30 dias.
Sua principal finalidade é informar ao cliente a relação de notas fiscais, para que o mesmo confira suas compras a prazo, e as datas em que deve realizar os pagamentos.
10. Nota Fiscal Fatura:
Pode ser usada quando se deseja evitar o trabalho do faturamento após a emissão das notas fiscais. Tal documento é ao mesmo tempo uma nota fiscal e uma fatura.
· Fortes Fiscal
Para acessar o módulo de Departamento Fiscal do sistema, ao acessar o Fortes AC, na janela de logon, selecione o Subsistema: Setor Fiscal e, em Empresa: selecione a sua empresa já cadastrada.
· Compras Brutas
Para uma empresa comercial, a formação do valor da compra se dará da seguinte forma:
	CB = Valor de Compra + IPI – ICMS
Existem situações previstas em lei nas quais uma empresa comercial poderá estar sujeita à incidência não cumulativa do PIS/PASEP e da COFINS. Nesse caso, a fórmula anterior passará a ser apresentada assim:
	CB = Valor de Compra + IPI – ICMS – PIS – CONFINS 
Todos os gastos assumidos pela empresa comercial, para que as mercadorias adquiridas para revenda cheguem ao seu estabelecimento, devem integrar o custo das mercadorias compradas, tais como fretes, seguros e armazenagens.
No caso do frete, independentemente de ser cobrado pelo próprio fornecedor da mercadoria (incluído ou não na nota fiscal) ou por uma empresa transportadora, sobre ele deverá incidir ICMS, no caso em que o transporte seja interestadual ou intermunicipal. Se o transporte for dentro do município incidirá apenas o ISS.
· Compras Líquidas (CL)
CL = CB + FRETES + SEGUROS – SEGUROS 
Deduções:
· Devoluções de Compras;
· Abatimentos Sobre Compras;
· Descontos Incondicionais (Comerciais) Obtidos.
· Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) 
É um documento digital emitido e armazenado eletronicamente, com o objetivo de documentar para fins fiscais uma operação de circulação de mercadorias ou prestação de serviços, sendo validada pela Assinatura Digital do emitente.
· Notas
1. CFOP (Classificação Fiscal de Operações e Prestações 
Código indicado pelo governo, e deverá ser utilizado para a classificação das notas fiscais de saída e entrada.
Sua função é identificar as respectivas naturezas das operações de circulação de mercadorias e das prestações de serviços de transportes intermunicipal e interestadual e de comunicação.
2. CST (Código de Situação Tributária)
Refere-se a um código de três dígitos que determina a tributação da mercadoria, estando sempre correlacionado ao CFOP do documento fiscal.
· Vendas Brutas 
O valor das vendas brutas corresponde ao valor original da operação.
Sem nenhum desconto.
· Vendas Líquidas 
O valor das Vendas Líquidas (VL) é igual ao valor das Vendas Brutas (VB) menos as deduções:
	VL = VB – DEDUÇÕES
Deduções de venda:
• Vendas Canceladas;
• Abatimento sobre Vendas;
• Descontos Incondicionais Concedidos;
• Impostos s/ Vendas (ICMS / ISS);
• Contribuições Sociais s/ Vendas (PIS e COFINS).
· Serviços Brutos (SB)
O valor dos serviços brutos corresponde ao valor original da operação.
· Serviços Líquidos (SL)
O valor dos Serviços Líquidos (SL) é igual ao valor dos Serviços Brutos (SB) menos as deduções:
	SL = SB - Deduções
· Relatório
Os Livros fiscais são aqueles exigidos pelo fisco, para controle de tributos, através de legislação específica.
· Livro de Entrada de Mercadoria – Modelo 1 ou 1A
O Livro de Registro de Entradas é obrigatório para todas as empresas comerciais e industriais, com o objetivo de registrar as notas fiscais de entradas, destacando-se o ICMS incidente, a qualquer título, de produtos e mercadorias do estabelecimento.
As empresas comerciais irão utilizar o modelo 1A e as industriais o modelo 1, com destaque do IPI e ICMS sobre as entradas no mesmo livro.
· Livro Registro de Saídas – Modelo 2 ou 2ª
O Livro Registro de Saídas é obrigatório para todas as empresas comerciais e industriais, com o objetivo de registrar as notas fiscais de saídas, destacando-se o ICMS incidente pelas saídas, a qualquer título, de produtos e mercadorias do estabelecimento.
As empresas comerciais irão utilizar o modelo 2A e as industriais o modelo 2, com destaque do IPI e ICMS sobre as saídas no mesmo livro.
· Livro Registro dos Serviços Prestados 
O Livro Registro dos Serviços Prestados é destinado ao registro dos documentos fiscais relativos aos serviços prestados sujeitos ao ISS, quando contribuinte do ISS.
Questão 1 - Por estarem em desacordo com o pedido, as mercadorias compradas pela empresa Comercial W retornam ao fornecedor, mediante emissão de nota fiscal, a fim de acompanhá-las, havendo, portanto a incidência do ICMS. Nesse caso, em relação à empresa Comercial A ocorreu um(a):
	Devolução.
Questão 2 - A empresa Comercial W, insatisfeita com certa mercadoria adquirida por conta da perda de qualidade, por não julgar necessária a devolução, decide entrar em contato como o fornecedor solicitando uma reduçãodos valores a pagar. Tendo em vista que tal redução é posterior ao ato de venda, e, portanto não constará em nenhuma nota fiscal, não havendo também incidência de ICMS, visto que a mercadoria não irá circular, o fornecedor deverá conceder à empresa Comercial W um(a):
	Abatimento.
Questão 3 - A empresa comercial W, ao adquirir mercadorias, obtém uma redução no preço de compra por conta de grande quantidade adquirida, tal dedução ocorre no ato da venda, constando inclusive na nota fiscal. Nesse caso, o fornecedor concedeu à empresa Comercial W um(a):
	Desconto Incondicional.
Questão 4 - O desconto condicional é aquele obtido em função do pagamento da duplicata antecipadamente do cliente ao fornecedor. Quanto a esse desconto podemos afirmar que:
	É uma despesa financeira para quem concedeu.
Questão 5 - A empresa Comercial W adquire da Indústria T mercadorias no valor de R$1.000,00, com incidência de IPI de 10% e ICMS de 18%. Sabendo que a empresa Comercial W é tributada pelo regime não cumulativo da COFINS e PIS, cujas alíquotas são respectivamente, 7,6% e 1,65%, o valor a ser contabilizado a título de entrada de mercadorias no estoque da empresa será de:
	Será de R$ 818,25.

Mais conteúdos dessa disciplina