Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
geronto 5

Pré-visualização | Página 1 de 2

1É na dinâmica do cotidiano que encontramos as desigualdades das mais diversas ordens sociais, as socioeconômicas, as educacionais, as culturais e, inclusive, de localização de espaço geográfico. Dessa forma, pensar em territorialidades é refletir sobre as diferenças que podemos encontrar entre os espaços/lugares urbanos, rurais, periféricos, litorais, interioranos, que possuem dinâmicas próprias e diferenciadas. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É no cotidiano de construções sócio-históricas dos sujeitos, entre si e, desses com o território, que as territorialidades se expressam, traduzidas nas relações, interações, intervenções e posturas individuais e coletivas. As territorialidades são edificadas pelos sujeitos, suas histórias de vida, as relações e mediações que estabelecem ao longo das suas vivências em determinados espaços e tempos.
(    ) É no cotidiano de construções sócio-históricas que as territorialidades se expressam, traduzidas nas posturas individuais. Nessa perspectiva, se afirma que a territorialidade não é edificada pelos sujeitos.
(    ) As territorialidades são edificadas pelos sujeitos, suas histórias de vida, que estabelecem ao longo das suas vivências em determinados espaços e tempos.
(    ) É no cotidiano de construções sociocultural dos sujeitos, desses com o território, que as territorialidades se expressam, traduzidas nas relações, interações, intervenções e posturas individuais apenas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V - F.
B
V - F - F - F.
C
V - V - F - V.
D
V - V - F - F.
2O termo "território" é utilizado por várias áreas do conhecimento e sua definição pode variar de acordo com seu uso e a perspectiva em que é utilizado. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Seu uso está atrelado à Geografia, sua abordagem está ligada ao espaço físico e às relações de poder nele estabelecidas (sejam de posse, de ideais, de domínio) e associada às transformações de determinado espaço geográfico.
(    ) O conceito de território não necessita ser discutido, uma vez que para todos tem o mesmo sentido, sendo uma palavra universal.
(    ) Para a Assistência Social, esse tema tem especial importância, já que território é um conceito fundante da Política de Assistência Social.
(    ) Território é um espaço político, um conceito subjetivo utilizado pela política pública para se referir a uma área vulnerável economicamente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V - F.
B
V - V - F - F.
C
V - F - V - F.
D
V - V - F - V.
3Hoje, na contemporaneidade, o território tem grande importância para a Assistência Social, pois seu conceito se fundamenta da Política de Assistência Social para os serviços da política pública, pois, sendo parte da Geografia, o território está ligado ao espaço físico como também nas relações que acontecem nesses espaços. Com base no conceito de território além do chão do espaço físico, analise as sentenças a seguir:
I- Pode-se dizer que o território vai muito além do próprio chão. Território é vivência, é história, cultura, economia; violência, risco; é a relação dos indivíduos consigo, com os outros, no espaço e no tempo. O território só é território se analisado sob a perspectiva do que lá acontece, das relações que lá são estabelecidas.
II- O território só é território se analisado sob o aspecto geograficamente, sem a perspectiva do que lá acontece, das relações que lá são estabelecidas.
III- Pode-se dizer que o território vai muito além do próprio chão. Território é vivência, é história, cultura, economia; violência, risco; é a relação dos indivíduos consigo, com os outros, no espaço e no tempo.
IV- Pode-se dizer que o território vai muito além do próprio chão. A vivência, a história, a cultura, a economia e outros aspecto que acontece neste território não é suficiente para ser determinado território.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e II estão corretas.
B
As sentenças II e III estão corretas.
C
Somente a sentença I está correta.
D
As sentenças III e IV estão corretas.
4O Plano de Assistência Social é um instrumento que norteia todos Planos que são utilizados na gestão da Assistência Social. Esse plano deve elaborado e apresentado a sociedade por meio do Conselho e aprovado, cada quatro anos (de acordo com o período do Plano Plurianual - PPA) pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios e aprovado pelos Conselhos de Assistência Social de cada nível. Segundo a NOB/SUAS (2012), em seu Art. 18, § 2º, a estrutura do Plano de Assistência Social deverá conter, entre outras, as seguintes informações:
FONTE: . Acesso em: 15 mar. 2021.
A
Diagnóstico Socioterritorial; objetivos gerais e específicos; diretrizes e prioridades deliberadas.
B
Cobertura da rede prestadora de serviços, indicadores de gastos, avaliação dos sujeitos.
C
Diagnóstico Territorial, diretrizes planejadas, planos para o futuro.
D
Ações e estratégias para arrecadar fundos, criar ações de avaliação das famílias atendidas, percebermos impactos na economia.
5A gestão precisa estar atenta às organizações administrativas necessárias para o bom andamento dos trabalhos, por isso cada administração precisa organizar seu Plano Plurianual (PPA), esse documento apresenta uma organização administrativa a partir de projeções orçamentárias e de serviços necessários. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O PPA vigora sempre a partir do segundo ano de mandato e finda no primeiro ano do mandato seguinte.
II- O PPA é um documento a ser elaborado de forma bianual.
III- O PPA expressa o planejamento das ações governamentais de curto e médio prazo e envolve sempre dois exercícios financeiros.
IV- O APP vigora sempre a partir do segundo ano de mandato e finda no primeiro ano do mandato seguinte, ele tem a duração de 4 anos.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença I está correta.
B
As sentenças II e III estão corretas.
C
As sentenças III e IV estão corretas.
D
As sentenças I e II estão corretas.
6No Brasil, a construção de políticas públicas depende da organização e do planejamento dos orçamentos, para a correta efetivação dos recursos é necessário que exista um conjunto de regras que deverão ser seguidas, elas são chamadas de princípios orçamentários. Com base no exposto, analise as sentençs a seguir:
I- Estes são os Princípios orçamentários modernos: Princípio da Simplificação, Princípio da Descentralização e Princípio da Responsabilização.
II- Estes são os Princípios orçamentários modernos: Princípio da Exclusividade, Princípio de Legalidade e Princípio da Simplificação
III- Estes são os Princípios orçamentários modernos: Princípio da Descentralização, Princípio da Exclusividade e Princípio do Equilíbrio.
IV- Estes são os Princípios orçamentários modernos: Princípio da Responsabilização, Princípio da Clareza e Princípio de Legalidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II e III estão corretas.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
Somente a sentença I está correta.
D
As sentenças III e IV estão corretas.
7O território tem grande importância para a Assistência Social, pois seu conceito se fundamenta da Política de Assistência Social, entre as várias concepções de território, as mais difundidas são aquelas que enfatizam a sua ligação com relações de poder. Por assim dizer, território é um espaço definido e delimitado por e a partir de relações de poder. Com base nas três vertentes básicas sob as quais o território pode ser analisado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Política ou jurídico-política; Cultural ou simbólico-cultural; Econômica.
(    ) Espaço semi-delimitado e controlado do qual se exerce um determinado poder; A dimensão simbólica e objetiva, em que o território é visto/valorização de um grupo em relação ao seu espaço vivido; enfatiza-se a dimensão do espaço das relações econômicas.
(    ) Política ou jurídico-política: Espaço delimitado
Página12