Buscar

HDB - Atividade 7 - Resolvida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Tendo por fim cooperar no desenvolvimento das aulas, apresentamos os exercícios que contribuirão para o processo de construção e avaliação dos conhecimentos ministrados na semana.
 
Caso 1
 Leia a notícia abaixo (extraída de http://www.pjmaringa.com.br/v9/nacional/406-florianopolis-lanca-campanha-contra-reducao-da-idade-penal.html) e, após, responda as questões que seguem:
	 Florianópolis lança campanha contra redução da idade penal - Qua, 10 de Junho de 2009, 20:26 (extraído de http://www.pjmaringa.com.br/v9/nacional/406-florianopolis-lanca-campanha-contra-reducao-da-idade-penal.html )
 A Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Florianópolis lançou ontem (9) a campanha contra a Redução da Maioridade Penal no Brasil. A articulação começou com um apelo às autoridades instituídas, em especial aos Senadores catarinenses, para que não aprovem os projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional objetivando reduzir a idade penal de 18 para 16 anos.
 No Senado Federal, na noite da última segunda-feira (8), a Senadora Ideli Salvati pediu aos demais senadores para que possam “levar em consideração aquilo que a própria juventude está nos alertando: o risco, e não a solução para a questão da violência, que seria a redução da maioridade penal”. (...)
 O aumento da violência é um grande temor nos nossos tempos. Quando se vislumbra a possibilidade de aumento da violência, as soluções sugeridas passam sempre pelas mesmas propostas: aumento de pena ou diminuição da maioridade penal.  Nesse sentido, pesquise e responda: 
O Código Penal de 1890 admite penas perpétuas?
 Não nesse Código Penal a pena de morte foi abolida, só admitindo esta no caso da legislação militar em tempo de guerra.
Qual a maioridade penal prevista no Código Penal de 1890? 
 Esse código previa maioridade penal aos 16 anos.
Pelo que você tem lido na imprensa, a maioridade penal aos 18 anos é um consenso na sociedade brasileira? O que você pensa acerca do tema?
 Para muitos essa maioridade é um consenso, no entanto outra parte defende a maioridade de 16 anos devido a grande quantidade de casos de violência praticados por adolescentes, e assim como outros acredito que a questão da maioridade é um fator que não é o principal para a solução da violência na sociedade deve-se tornar as leis eficazes, aplica-las adequadamente, fiscalizá-las, e assim prevenir o surgimento delas.
Questão Objetiva 1 
 Após a leitura do texto abaixo, responda o solicitado.
 “A Nação Brasileira adota como forma de governo, sob o regime representativo, a República Federativa proclamada a 15 de novembro de 1889, e constitui-se, por união perpétua e indissolúvel das suas antigas províncias, em Estados Unidos do Brasil”. (Art. 1º da Constituição Republicana de 24 de fevereiro de 1891).
 Tomando o artigo, transcrito, como referência, a República implantada no Brasil em 15 de novembro de 1889:
 
a)   Resultou de grande participação do povo, especialmente nos primeiros anos do novo regime;
b)   Rompeu com a estrutura socioeconômica existente no Império;
c)   Contou com o apoio do Exército brasileiro, ligado ao advento e à consolidação da forma republicana de governo;
d)   Instituiu um governo social-democrático, como pretendiam todos os envolvidos no movimento republicano.
 
Caso Concreto 2
 Leia a notícia a seguir e, depois, responda as questões propostas.
 Ensino Religioso continua obrigatório na Rede Pública - São Paulo - Enquanto escolas particulares têm garantida a liberdade de oferecer ou não ensino religioso, a rede pública se vê obrigada a incluir a disciplina no currículo do ensino fundamental. A determinação é prevista na Constituição Federal de 1988, que obriga a oferta por parte do Estado e garante ao aluno a opção de frequentar ou não essas aulas.  Resultados preliminares de estudo feito pela ONG  (...), apontam os problemas da contradição de um Estado laico financiar esse tipo de ensino em suas escolas públicas. (...) o problema é que a mesma Constituição que traduz o Brasil em um Estado laico prevê ensino religioso na escola pública e financiamento do governo às instituições religiosas. "A presença do ensino religioso, além de contrariar a laicidade do Estado, dá margem a toda problemática das diferentes regulamentações", avalia. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, os municípios e Estados são responsáveis por determinar as normas do ensino religioso nas suas redes de ensino. (As informações são do jornal O Estado de S. Paulo online, em 18/08/2008).
 Como se vê na notícia acima, a discussão acerca da laicidade do Estado não se esgotou. Sendo assim: 
 Consulte a bibliografia indicada e também o site http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=11457, e explique a diferença entre Estado confessional e Estado laico.
 Estado Laico não se confunde com nenhuma religião, não adota uma religião oficial, permite a mais ampla liberdade de crença, descrença e religião, com igualdade de direitos entre as diversas crenças e descrenças e no qual fundamentações religiosas não podem influir nos rumos políticos e jurídicos da nação.
 Estado Confessional é aquele que, embora não se confunda com determinada religião, possui uma religião oficial que pode influir nos rumos políticos e jurídicos da nação, além de possuir privilégios não concedidos às demais.
 Utilizando as categorias acima (laico e confessional), como podemos classificar o Estado no período Imperial? E no período republicano?
 O Estado no período Imperial era confessional, pois a Constituição definiu a religião católica apostólica romana como religião oficial do país. Já o Estado no período Republicano era confessional até 1988, pois na Constituição de 1988 seu art. 19, inc. I veda relações de dependência ou aliança com quaisquer religiões.
 Analisando a notícia acima, é possível afirmar que laicidade do Estado estabelecida pela Constituição de 1988 importa em concluir uma completa superação da relação Igreja/Estado? Justifique sua resposta.
 A Laicidade do Estado estabelecida pela Constituição de 1988 supera a relação Igreja/Estado por não adotar oficialmente uma religião, no entanto essa introdução do ensino religioso no ensino fundamental pode ser considerada uma prova de que Igreja e Estado se relacionam indiretamente. 
Questão objetiva 2
 
 Leia a bibliografia indicada e, após analisar as afirmativas abaixo, que, supostamente, tratam da Constituição de 1891, responda a questão:
I.    Estabeleceu-se pelo art. 1º que o Brasil adotaria a forma de governo republicana;
II.     O voto aberto (não secreto) proporcionou a possibilidade de ampliação do exercício democrático;
III.   O sistema presidencialista instaurado pressupunha que o Imperador exerceria o Poder Executivo;
IV.    Assumiu-se, pela primeira vez, que o poder seria tripartido entre os seguintes Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
 
Estão corretas as seguintes opções:
a) I e II;
b) II e III;
c) III e IV;
d) I e IV.

Outros materiais