Buscar

HDB - Atividade 10 Resolvida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A fim de contribuir com seu aprimoramento, preparamos as questões que seguem abaixo, que certamente auxiliarão na maior compreensão do período estudado nesta semana 9.
Caso 1
Em reportagem disponível na internet e apresentada no endereço eletrônico http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/08/090804_jonesbrasil_fa_np.shtml , a BBC Brasil noticiou que o assessor de assuntos internacionais da presidência do Brasil, Marco Aurélio Garcia, disse ao assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, general Jim Jones, que bases dos EUA na América Latina lembram a Guerra Fria. O tema refere-se ao um acordo militar entre EUA e Colômbia, que ainda está em fase de negociação, o qual poderá transformar o país latino-americano no reduto das operações militares americanas na América do Sul. 
 Ao que parece, o fantasma da Guerra Fria ainda nos ronda. A luta pela manutenção de zonas de influência ainda persiste. Como sabemos, este foi um dos principais motivos para o aparecimento da chamada Guerra Fria.  Nesse sentido, responda às questões abaixo: 
a)   O que foi a chamada Guerra Fria?
 O período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética.
b)   Como a Guerra Fria, em um primeiro momento,  influenciou o processo de redemocratização ocorrido no Brasil no pós-Guerra? 
 O clima de liberdade política e de expressão favoreceu o crescimento do movimento comunista e das correntes “progressistas” (o próprio populismo, grupos socialistas) que mobilizavam as massas em prol de reformas sociais, assustando as elites tradicionais, os militares e os EUA.
Questão Objetiva 1
A quarta Constituição republicana, promulgada em 1946, manteve a estrutura presidencialista do Brasil, assegurou aos trabalhadores os direitos criados por Getúlio Vargas e, também : 
a)   Ampliou as atribuições do Poder Executivo; 
b)   Instituiu o sistema eleitoral indireto e Censitário; 
c)   Garantiu aos cidadãos os direitos fundamentais de liberdade (de primeira geração), sem abrir mão dos direitos sociais (de segunda geração); 
d)   Determinou o bipartidarismo.

Outros materiais