Buscar

Metodo. Cient. - Slides Aula_07

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
 
*
Profª Clara Brum
BEM-VINDO À DISCIPLINA
METODOLOGIA CIENTÍFICA
AULA 7
*
2 – Formatação de Trabalhos
Algumas regras são importantes para a formatação dos trabalhos acadêmicos. 
Qual a importância da padronização dos trabalhos acadêmicos?
Aprendemos nas aulas anteriores que os trabalhos precisam observar as normas da ABNT. Mas o que entendemos por normas da ABNT? 
AULA 7
São padrões que as instituições de ensino adotam no que diz respeito à apresentação de trabalhos acadêmicos e científicos.
*
3 – Formatação de Trabalhos 
Vamos ver o que se entende por formatação?
AULA 7 
Entende-se por formatação a ação de dar forma. No nosso caso, a um trabalho acadêmico, um projeto. Entretanto tudo possui uma forma. Lançar letras aleatoriamente sobre uma folha de papel já faz com que o escrito, mesmo caótico, já possua uma entre muitas formas. (...) Não existe conteúdo sem forma. E, em se tratando de um trabalho acadêmico, a forma é uniformizada por padrões normativos dados pela metodologia (KAHLMEYER-MERTENS, 2007, p. 101).
*
4 – Formatação de Trabalhos 
Como começar?
AULA 7
A primeira e fundamental fase de qualquer trabalho de pesquisa é a definição do que vai ser estudado. Se o tema da pesquisa não for estabelecido pelo professor, o estudante deve ter cautela ao escolher o assunto que pretende investigar, porque a escolha do assunto não é tão simples, não devendo ocorrer ao acaso (SANTOS; MOLINA; DIAS, 2007). 
*
5 – Formatação de Trabalhos 
 Vamos organizar o pensamento?
 
Um aspecto ou uma área de interesse de 
um assunto que se deseja provar ou desenvolver. 
AULA 7
O QUE VOU PESQUISAR? 
*
6 – Formatação de Trabalhos 
 
  
Originalidade não é pré-requisito. Pesquise um tema interessante que não precisa ser inédito. Fontes de assuntos: vivência diária, questões polêmicas, reflexão, leituras, conversações, debates, discussões...
AULA 7
PRECISA SER ORIGINAL? 
*
7 – Formatação de Trabalhos 
 
 
Procure trabalhos semelhantes ou idênticos. Pesquise publicações na área. Leia bastante!
AULA 7
QUEM JÁ PESQUISOU ALGO SEMELHANTE?
*
8 – Formatação de Trabalhos 
AULA 7
Que vantagens e benefícios a pesquisa irá proporcionar? Qual a importância profissional e cultural da pesquisa? São as razões que nos levaram a estudar determinado tema.
POR QUE ESTUDAR ESSE TEMA?
*
9 – Formatação de Trabalhos 
AULA 7
Deve-se definir claramente o problema, apresentá-lo no formato de perguntas e delimitá-lo em termos de tempo e espaço.
QUE QUESTÕES ESTOU DISPOSTO A RESPONDER?
*
10 – Formatação de Trabalhos 
AULA 7
É importante formular um único objetivo geral que apresente qual o propósito da pesquisa. Os objetivos específicos representam a divisão do objetivo geral em outros menores.
O QUE PRETENDO ALCANÇAR COM A PESQUISA?
*
11 – Exemplo!!!
AULA 7
Tema: Liderança autoritária e a motivação
Problematização: Como a liderança autoritária pode comprometer a motivação dos funcionários da Empresa XYZ.
Objetivo Geral: Investigar como o estilo de liderança autoritária compromete a motivação dos funcionários na Empresa XYZ.
Objetivos específicos: 
Definir o conceito de liderança autoritária;
Descrever alguns exemplos de liderança autoritária na Empresa XYZ;
Definir o conceito de motivação;
Analisar a relação entre liderança e motivação nas organizações.
*
12 – Resumo da Ópera
AULA 7
Você percebeu que os objetivos específicos desdobram o objetivo geral da pesquisa? Observou também que o objetivo geral expressa exatamente o que se pretende provar a partir da problematização do tema?
*
13 – Tema da Pesquisa 
AULA 7
Deve-se observar que escolher um tema é mais difícil do que parece de início. Assim, resista à tentação de escolher um tema antes de ter realizado uma pequena investigação. Prepare-se bem e você economizará tempo mais tarde! 
Um planejamento irá ajudá-lo a escolher um tema que possa ser de seu interesse e você caminhará com mais segurança, porque terá uma boa chance de concluí-lo. Valerá o esforço! E mais. Poderá ter uma aplicação prática mais tarde (BELL, 2008). 
*
14 – Problematizar!!!!
AULA 7
Os dicionários problema científico como: assunto controverso, ainda não satisfatoriamente respondido, em qualquer campo do conhecimento, e que pode ser objeto de pesquisas científicas ou discussões acadêmicas. Ou, questão não solvida e que é objeto de discussão, em qualquer domínio do conhecimento. 
Problematizar, eis a questão!
*
15 – 
AULA 7
Problematizar consiste em formular questões sobre o tema, ou seja, apresenta-se um questionamento que envolve o tema da pesquisa. É preciso esclarecer que não se trata de uma simples pergunta, mas de um enunciado construído pela observação e investigação a partir de leituras aprofundadas sobre o tema escolhido. 
Como elaborar problemas científicos?
*
16 – Problema científico
AULA 7
Não são problemas científicos (GIL, 2010) e devem ser evitados: 
Problemas de engenharia  como fazer algo de maneira eficiente. Exemplo: “Como fazer para melhorar os transportes urbanos?”, “Como aumentar a produtividade no trabalho?”
Problemas de valor  aqueles que indagam se algo é bom ou mau, desejável ou indesejável, certo ou errado, melhor ou pior, se algo deve ou não ser feito. Exemplo: “Os pais devem dar palmadas nos filhos?”, “Qual a melhor técnica para a propaganda?”
*
17 – Atividade! 
AULA 7
Classifique os problemas abaixo segundo sejam: problemas de engenharia (E), de valor (V) ou científico (C):
a) É lícito fazer experiência com seres humanos? 
b) O que pode ser feito para melhorar a distribuição de renda? 
c) Qual a melhor técnica psicoterápica? 
c) Em que medida a escolaridade determina a preferência político partidária? 
*
18 – Uma observação importante!
 
AULA 7
 Um problema é considerado de natureza científica quando envolve variáveis. 
 O termo variável é o dos mais empregados na linguagem dos pesquisadores. Seu objetivo é o de conferir maior precisão aos enunciados científicos, sejam hipóteses, teorias, leis, princípios ou generalizações. 
 O conceito de variável refere-se a tudo aquilo que pode assumir diferentes valores ou diferentes aspectos, segundo os casos particulares ou as circunstâncias (GIL, 2002, p.36). 
Problema científico
*
19 – Exemplo1
AULA 7
“Em que medida a escolaridade determina a preferência político-partidária?”
 
Aqui temos duas variáveis relacionando-se: 
Variável 1: escolaridade 
Variável 2: preferência político-partidária 
 
*
20 – Exemplo 2
AULA 7
“A classe social da mãe influencia no tempo de amamentação dos filhos.”
Variável 1: classe social
Variável 2: tempo de amamentação 
 
*
21 – As variáveis podem ser
 
AULA 7
Independente: 
a que influencia, determina ou afeta outra variável. A condição ou a causa para certo resultado, efeito ou conseqüência. Exemplo: “Se dermos uma pancada no joelho dobrado de um indivíduo, 
sua perna esticar-se-á”.
*
22 – As variáveis podem ser
AULA 7
Dependente:
 consiste nos valores a serem explicados ou descobertos, em virtude de serem influenciados, determinados ou afetados pela variável independente. Exemplo: “Se dermos uma pancada no joelho dobrado de um indivíduo, sua perna esticar-se-á”.
*
23 – As variáveis podem ser
AULA 7
Interveniente: é aquela que numa sequência causal, se coloca entre a variável independente e a dependente, tendo como função ampliar, diminuir ou anular a influência de uma sobre a outra. Exemplo: “A liderança autoritária influencia na motivação dos colaboradores.”
Agora você já sabe como
Construir uma questão problema!
*
24 – Observação Importante
AULA 7
Assim como a descrição de um tema, sua delimitação, a explicação de um objetivo, seja ele real ou específico, a formulação do problema é imprescindível à pesquisa. O mesmo deve ter as seguintes características: clareza, objetividade, concisão e especificidade, evitando, assim, formulações genéricas que lembrem um questionário qualquer, em que não se consiga um desenvolvimento mais profundo (KAHLMEYER-MERTENS,
2007, p. 39).
*
25 – Uma dica interessante!
AULA 7
Após delimitar o tema procure ler o que os autores falam sobre ele e anote como problematizaram o tema. Observe como levantaram questões norteadoras da pesquisa, bem como responderam a essas questões formuladas. Eis um bom exercício para ajudá-lo na problematização de um tema. Pesquisa alguma poderá prescindir de uma boa problematização!
*
26 – Hipótese 
AULA 7
As hipóteses são as possíveis respostas encontradas para o problema formulado. A problematização requer possibilidades de respostas, alternativas que devem ser consideradas e examinadas. Vejamos um exemplo de hipótese (FACHIN, 2006, p. 63, grifo da autora):
Observando um bairro de baixa renda, no qual o índice de mortalidade infantil é elevado, o pesquisador pode inferir uma hipótese como: a mortalidade infantil tem uma relação significativa com a desnutrição da criança.
*
27 – Hipótese
AULA 7
Tema: mortalidade infantil 
Problematização: Em que medida o fenômeno da mortalidade infantil está relacionado à desnutrição da criança? 
Você percebeu que o pesquisador ao constatar a relação entre as variáveis (mortalidade infantil e desnutrição), formulou uma hipótese?
*
28 – Formatação de trabalhos 
AULA 7
Depois de estudarmos sobre a escolha do tema, a problematização e hipótese, vamos conhecer melhor a estrutura e formatação dos trabalhos acadêmicos. Em sua estrutura encontraremos elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Primeiro vamos começar conhecendo como a ABNT (NBR 14724) define os termos.
A partir da leitura da tela 8, da aula 7, revisite as regras e dicas para formatação de Anteprojetos, projetos, monografia, dissertações e teses.
*
29 - Referências
AULA 7
BELL, Judith. Projeto de pesquisa: guia para pesquisadores iniciantes em educação, saúde e ciências sociais. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
FACHIN, O. Fundamentos de metodologia. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
KAHLMEYER-MERTENS, R. et al. Como elaborar projetos de pesquisa: linguagem e método. Rio de Janeiro: FGV, 2007.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2004.
MAIA, Paulo Leandro. O a b c da metodologia: métodos e técnicas para elaborar trabalhos científicos (ABNT). 2. ed. São Paulo: LEUD, 2008.
RAMPAZZO, Lino. Metodologia Científica: para alunos dos cursos de pós-graduação e pós-graduação. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2005.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais