Buscar

Resumo G2

Prévia do material em texto

Cap 9: Administrando Produtos Existentes
	1)Classificando Produtos:
Produtos de Consumo e Industriais :
Produtos de consumo: Bens e Serviços direcionados a consumidores. Sua classificação é por decisão de compra,ou seja,as estratégias de compra anteriormente estudadas:
Produtos de conveniência: tomada de decisão rotineira; baixo envolvimento; prod barato; ampla distribuição
Produtos de compra comparada: envolvimento moderado; mais busca de informação; preço moderado; distribuição seletiva.
Produtos de especialidade: alto envolvimento, prod caro, distribuição exclusiva
Produtos Industriais: São materias primas eequipamentos usados na produção de produtos:
Intalações: Envolve muito tempo e muitos membros na compra; o preço não é tão importante
Equipamento acessório: Envolve menos tempo e pessoas e o preço é relevante
Componentes: peças e materiais que fazem parte do produto final. São compras frequentes.
Matéria prima: compra frequente
Suprimentos: bens industriais consumidos no processo de producao de prod.Eles facilitam o processo de produção mas não entram no produto final. Compra simples.
Serviços Empresariais
Duráveis e Não duráveis.
Duráveis: Produtos que usamos por um longo período de tempo. Para dar confiabilidade ao produto esse tem que durar quanto tempo se fala que vai durar
Não Duráveis: Bens de consumo usados por um breve período de tempo. Dão normalmente mais importância à conveniência e variedade. 
2) O ciclo de vida do produto:
Intruducão: Quando o produto entra no mercado. Os custos constumam ser altos e o lucro não, porém aumentam lentamente. Precisa fazer o consumidor criar consciência do novo produto. Ex: Cerveja s alcool da frança
Crescimento: Os desafios desse estágio são acompanhar a crescente demanda e os concorrêntes. Ex: Ipad
Maturidade: Não dá mais para o produto crescer em questão de mercado, só roubando o mercado do concorrente.Ex: Coca-Cola
Declínio: É normal tirar o prod do mercado pois não se ganha mais dinheiro com o mesmo. Ou começa a vender para um nicho de mercado, ex: LP’s. 
Estratégias e o Ciclo de vida de um produto: 
3)Marca
A) Marca e Valor da Marcar: Marca é um nome,termo,design,símbolo ou qualquer característica que diferencia um bem ou serviço de um vendedor,de seus concorrentes.
B) Tipos de Marca: 
Marca Própria: Associada a revendedores e à princípio não possuem tanta qualidade e um preço barato. Exemplo: Sorvete Carrefour. 
Marca do Fabricante: Marca de propriedade e uso do fabricante do produto. Exemplo: PeG, Unilever. 
Marcas genéricas: Não representam muito valor, o consumidor normalmente compra qualquer um, não está preocupado com a marca que comprará. Ec: Marca de Tomate
Elementos do Valor da Marca:
Valor da marca: Lealdade, Consciência do nome, Qualidade percebida, Associação da marca, outros ativos da marca.
Símbolos do nome:
Proporciona valor para o cliente por: Interpretação/ processamento de informações; Confiança na decisão de compra; Satisfação no uso
Proporciona valor para a empresa por aumentar: A eficiência e eficácia de programas de mkt; lealdade à marca; preços/margens de lucro; Extensões de marca; Alavancagem comercial; Vantagem competitiva. 
Extensão e profundidade de compostos de produtos:
Extensão da linha: Estratégia de Acrescentar produtos a uma linha. Exemplo: A parmalat tem biscoitos, leite, massas, cereais, derivados do tomate.
Profundidade da linha: Estratégia de acrescentar a um produto da linha novos tamanhos, sabores e etc..Exemplo: nas massas da parmalat tem : Spaguetti,Spaguettini, Fettuccini, Cavatappi, Farfalle, Penne Rigati e Rigatoni. 
Administrando Compostos e linhas de produtos:
Estratégia de Continuidade: Manter os mesmos produtos sem mudança nenhuma (incapacidade de mudar produção. nao acompanha a demanda atual). A maioria das empresas não sobrevive sem fazer mudanças.
Estratégia de modificação dos produtos: Melhora na qualidade do produto, encontrar novas utilidades para o produto ou mudar de mercado = reposicionamento do produto.(competitividade).
Estratégia de adição: Aumento da profundidade ou da extensão, para aumentar a participação no mercado.
Estratégia de remoção: Retirada do Produto do mercado.
Cap 10: Desenvolvendo novos produtos:
O que é um novo produto: Qualquer produto que seja inédito para a empresa ou para o mercado. Quando produtos existentes estão no estágio de maturidade lançam-se novos produtos.
Tipos de novos Produtos:
Produtos novos para o mundo: Inovações. São muitas vezes revolucionários e podem mudar o modo com que as pessoas vivem e trabalham. 
Novas categorias de produtos: produtos novos para uma empresa, mas não inoações.
Adições a linhas de produto: extensões de linhas.Ex: Gol 4 portas; Kaiser light.
Melhorias em produtos: versões alteradas de produtos existentes. 
Reposicionamento: novos usos ou novos mercados. 
B)Processo de Desenvolvimento de novos produtos:
Gerando Ideias: Ideias podem ser geradas por funcionários, PeD, concorrentes, clientes... Formas de gerar ideias: brainstorm, caixa de sugestão, reclamação no SAC e pesquisas de mkt. A busca de novas ideias deve começar pelo desejo e necessidade dos clientes. 
Avaliação de idéias: Decidir qual ideia merece ser desenvolvida. Avalia se essas ideias demandam as forças da empresa e aproveitam as oportunidades situacionais. Considerando as questões éticas e legais do novo produto.
Análise Comercial: Considera-se previsão de vendas, taxa de retorno, prazo de vendas e potencial aquisitivo. Análise dos custos do novo produto.
Desenvolvimento do Produto: Desenvolvimento da embalagem e da marca do produto. Pode-se desenvolver um protótipo para se testar com o público-alvo. 
Embalagem: promove o produto por ter informações e ser atrativo. A embalagem deve ser adequada ao público-alvo da empresa. O preço da produção da embalagem aumenta o preçodo produto final.
Rótulo: Oferece informaçoes (modo de usar, cuidados com o produto) e destaca suas características. 
Teste de Marketing: Inicialmente testa-se em uma área pequena
Comercialização: Lançamento do produto: a empresa pruduz, distribui e divulga o produto em LARGA ESCALA.
C)Características do novo produto
Nível de qualidade: Os consumidores levam em consideração o nivel de qualidade dos produtos na hora de decidirem a compra do mesmo. Alguns clientes estão dispostos a aceitar uma menor qualidade se o preço for menor e ao contrário. Ao projetar novos produtos os funcionários de mkt devem considerar os critérios que o cliente utiliza na decisão de compra do produto:
- Desempenho: se o produto funciona bem ou nao na função que propoe.
- Características: se o produto tem características exclusivas desejaveis
- Confiabilidade: parece nao quebrar por um tempo razoavel e funcionar bem?
- Durabilidade: quanto tempo irá durar antes de desgastar?
- Serviçoes: com que rapidez o problema será resolvido?
- estética: quanto o produto é atraente?
- Avaliação Geral: considerando aspectos físicos, fabrincante, imagem da marca, embalagem e preço. 
Características do novo produto.
D) Porquê novos produtos fracassam?
- Pesquisas inadequadas gerando uma incapacidade de adequar o produto as necessidades dos consumidores.
- Demora em lançar o produto no mercado = concorrentes mais rápidos ou mudanças nas necessidades do consumidor
- Problemas técnicos com o produto após sua comercialização.
Cap 12: Fundamentos da Formação de Preços:
Preço é a quantidade de dinheiro, bens e serviços que deve ser dado para adquirir um produto/serviço.
Curva de demanda:
A curva de demanda serve para determinar os preços mais apropriados para certos produtos. Deve-se colocar a quantidade demanda em vários preços, sendo a maioria seguindo o padrão de inclinação descendente preços mais baixos a demanda aumenta; vice-versa. 
Influências sobre a curva da demanda: 
Elasticidade: Demanda Elática: (mudança do percentual na quantidade demandada / mudanca percentual no preco <1 ) pequena mudança no preco resultará em uma alteração significativa da demanda.O produto é um bem substituto e supérfluo. Demanda Inelática:( >1) mudança no preço do produto não alterará a demanda significaativamento. ..produto possui poucos substitutos, é uma necessidade e custa relativamente pouco.
Fornecedores: Muitos fornecedores de um mesmo produto.
B)Abordagem para decidir preços – baseado nos custos:
Considera-se custos totais os custos fixos + custos varáveis. O preço deve ser mais alto que os custo para ter lucro. Técnicas:
Mark up: Percentual que é colocado sobre o custo da mercadoria para se chegar ao preço de venda. Exemplo: Se o revendedor paga 9 reais por um CD e vende-o por 15, o acréscimo foi de 66,7% do custo *=( (15-9)/9) = Lucro desejado/ custos 
Outro modo de mark up: Lucro desejado + desepesas fixas / despesas varáveis.
Taxa de Retorno: 
 Custo total + Retorno sobre investimentos / numero de unidades. Exemplo: Um fabricante produz 10.000 skates por um custo de 60.000.Sabendo que ele deseja um retorno de 25% sobre seu investimento que foi 450000: 60000+(450000 X 0,25) /10000 = 17,25 reais/unidade.
Ponto de equilíbrio: Ponto em unidades para cobrir os custos sem dar lucro nem prejuízo. 
Custo Fixo + Despesas Fixas/ preço de vendas + Custos Variáveis 
Vantagens e limitacões da precificação baseada em custos: Relativamente fácil de usar, dá ênfase em cobrir custos. Limitações: não levam em conta o preço do concorrente; não consideram o efeito sobre a demanda podendo descobrir tardiamente que o preço é alto e os consumidores estão produrando concorrentes; 
C) Preços baseado na concorrência: Devem manter o preço da concorrência ou ficar abaixo dela.Em caso de cobrar um preço mais elevado deve-se mostrar por que.Deve-se levar em conta:
- Há vários concorrentes com produtos de qualidade; pelo menos alguns concorrentes sao financeiramente fortes; as caracteristicas do produto sao facilmente copiadas e é dificil diferencia-las; os concorrentes tem acesso aos canais de distribuicao; os concorrentes tem alto nivel de conhecimento e habilidade de mkt; os concorrentes tem estruturas de custos semelhantes. 
Quando o preço é menor que o do concorrente: Elasticidade preço é elática podem aumentar as vendas. Quando o preço é menos que o do concorrente: o produto deve oferecer mais falor para o cliente. 
	D) Preços baseados no cliente : Faz-se uma pesquisa de marketing com o cliente para descobrir suas percepções de valor e preço de referência. 
	E) Quesões legais de precificação: Deve-se evitar:
Conluio de preços : acordo entre concorrentes para definir um preço de venda
Fixação de preços de revenda: acordo entre fabricantes e varejistas para que os varejistas vendam os produtos do revendedor por preços pré-estabelecidos
Precificacão enganosa: prática de iludir os clientes quando à vantagem relativca de um preço de venda
Discriminação de preços: prática de cobrar precos diferentes de compadores que nao tefletem diferencas de custos para os vendedores.
Precificacao predatoria: definir precos muito baixos a fim de prejudicar o concorrente
Dumping: prática de estabelecer o preço para um produto abaixo de seus custos ou abaixo do nível vigente do mercado.
Ou seja, limitar,falsear ou de qualquer forma prejudicar a livre concorrencia ou livre iniciativa; dominar mercado relevante de bens e servicos; aumentar arbitrariamente os lucros; ou exercer de forma abusiva posicao dominante. 
	F) Ética na precificação:
Exemplos: Colocar precos altos, sem compensacao na qualidade; Isca-e troca ( cliente é atraido por promoção que não existe; so pela tentativa de vender um produto mais caro); precos que englobam taxas nas quais os clientes desconhecem ou nao sabem o motivo para elas...
Cap 13: Precificando Produtos e Serviços:
Precificando Produtos e Serviço:
Definição dos objetivos da precificação: 
Segmentação e Posicionamento: Para definir quem poderá comprar o produto/serv e servir como um valor de comparação com os concorrentes.
Responsabilidade Social: Preço que dê para pessoas de baixa renda ter acesso a certos bens
Competitividade: Em mercados concorrentes o preço serve como critério de solução ( preços altos ou baixos, dependendo da situação que se espera). 
Avaliação da resposta dos clientes e outras restrições de preços: O preço é definido considerando:
A quantidade demandada do produto
O estágio do ciclo da vida de produção
Custos de producao e comercializacao
Precos dos concorrentes
Avaliação do potencial de lucro:
Define-se a faixa de preço através dos objetivos e das restrições
Objetivo 1: Competitividade
Restrição1: Preço dos concorrentes e custos de produção
Objetivo2: Segmentação e posicionamento
Restição2: estágio do ciclo de vida e produção e preço dos concorrentes
Definição do preço inicial
Ajuste nos preços conforme necessário: Preços de tabela podem ser ajustados:
de acordo com a quantidade comprada
promoçoes temporárias para atrair clientes
Ajuste de preço por desconto – Tipos de desconto:
Desconto por quantidade
Desconto sazonal
Desconto comercial: reducao percentual no preco de tabela para revendedores
Desconto para pagamento à vista
Abatimento por troca: Paga-se algo com um produto + dinheiro. Exemplo: Dou meu carro usado + 10000 = carro novo
(...)
Ajuste de preço por preços psicológicos – Tipos de preços psicolégicos:
Por prestígio: Preços elevados para transmitir uma maior qualidade
Preço nao arredondado: para dar ideia de menor preço
Preço de pacote: Vários produtos num pacote por um preço único. Ex: diária com café da manhã
Precificação de Novos Produtos: 2 objetivos =
Preço de Desnatamento X Preço de Penentração:
Enquanto o primeiro diminui com o tempo o segundo aumenta
Desnatamento: poucos concorrentes, produto diferenciado
Penetração: muitos concorrentes, produto similar
Precificação de produtos existentes: levar em conta:
Perecibilidade : tempo de vida útil do produto
Diferenciação: Iphone- diferente da concorrencia Tomate: igual a concorrencia
Precificação de linhas de produto: O preço de um produto da linha deve refletir no preço dos outros produtos. 
Avaliação e controle de preços
Resposta à concorrência:
Preços Baixos: Baixar mais ainda (guerra de preços) ou preço ou focar na qualidade do produto
Preços altos: aumentar os preços ou diminuir o preço para aumentar a diferença dos concorrentes e deixa-la significativa.
Resposta aos clientes: 
Demanda Fraca: É necessário avaliar o preço juntamento com os outros P'S de mkt e, eventualmente, baixa-lo.
Demanda Forte: Quando a reação é acima da esperada pode haver incapacidade de atender a demanda. Pode-se aumentar a produção ou o preço. 
Cap 14:Administrando canais de Distribuição:
Conceitos Iniciais: É uma rede de insitituições que executam atividades necessárias para ligar o produto.A rede pode englobar : O fabricante vendendo para o cliente (canal direto) e o fabricante vendendo para um revendedor (canal indireto). É considerado canal direto a distribuição através de correios, porta-a-porta... É considerado canal indireto tanto se o produtor vender para varejistas quanto para atacadistas. A relacao também pode ser do produtor para o atacadista para o varejista para o consumidor. Essa relação pode ser por intermédio de um agente também,ou seja, alguém que leve o produto até o intermediário. 
Funções da distribuição: 
Funções Transacionais: Comparar produtos de fabricantes para revender precisando, portanto, promover o produto para clientes potenciais e solicitar pedidos. Assume-se o risco pela propriedade do produto = exemplo: furto e embalagem violada; esses custos são arcados pelo revendedor. 
Os contatos de vendas com um intermediário diminuem o custo de distribuição,pois só é necessário entregar para a(s) lojas, e facilita para o consumidor, pois esse pode ir na loja que vende o produto que deseja e encontrar variedade de marcas. 
Funções de facilitação: O intermediário torna o processo de compra e venda mais facil se: Proporcionar crédito e parcelamento para facilitar a transação;graduar produtos ; coletar dados em pequisas de mkt. Para ajudar o produtor a descobrir o que os clientes gostamé necessário previsão de vendas, análises competitivas e relatóriossobre as condições do mercado que podem ser fornecidos por intermediários, dessa forma esses podem trabalhar juntos para criar valor.
Função Logística: Envolve mover bens e combina-los em quantidades que os tornem fáceis de comprar. Exemplo: levar a manteiga para o supermercado; arrumar a manteiga junto com pao, queijo e outros.
Opções de canais :
 Canais comuns para bens de consumo:
 Direto e indireto
Canais de distribuição múltiplos: 
Uso de diversos canais para atingir diversos mercados (distribuição dual).Exemplo: hering possui lojas próprias, franquias e vende para multimarcas.Uma empresa pode distribuir uma marca por um canal e outra por outro. Exemplo: Hering possui 4 marcas para diferentes publicos alvo: Hering, Hering kids, PUC, DZARM.
Opções de canais- Canais reversos: 
Canal de distribuição que vai do usuário final para o produtor. Exemplo: recliclage, recall de produtos...
Conflito de canais: 
Um membro do canal percebe que as ações do outro membro estão o impedindo de alcançar suas metas.
Como evitar ? 1) Vendas em um canal exclusico a um cliente só, pessoa jurídica,por exemplo.
2) As lojas sao autorizadas a cobrir as ofertas da net.
3) produto comprado no site nao pode ser trocado na loja.
 E) Tipos de sistemas verticais de mkt: Sistema vertical de mkt: Canal de distribuição que é administrado centralmente a fim de obter maior eficiencia e impacto no mkt. Os membros podem , ou nao, ser parte da msm empresa. 
Exemplos: 
Administrativo: Wall Mar; 
Empresarial: cacau show; 
Contratuais: IGA (rede de supermercados que tem a missao de fortalecer a competitividade dps comerciantes independentes), Rede economia(agrupa varios supermercados em torno de um nome comercial para aumentar o poder de mercado), Mega Matte.
Fontes para avaliar ou selecionar um canal de deistribuição:
Características do cliente: Número, Dispersão Geográfica, Preferências de canal, composrtamento de compra, uso de tecnologia
Características do produto: custo unitário, perecibilidade, volume, padronização, necessidade de instalação e manutenção
Características dos intermediários: Disponibilidade, disposição ...
Níveis de cobertura de mercado: 
Excluisiva: Único intermediário para um produto que requer posicionamento especial.
Seletiva: Aguns intermediários na área comercial satisfazendo certos critérios
Intensiva: Muitos intermediarios na area comercial para dar suporte à venda de massa
Quesões Legais, Políticas e Éticas:
Legais: Quando a competição é reduzida pelos seguintes casos: (são legais desde que não interfiram no livre comércio)Problemas podem aparecer: 
Contrato de exclusividade – cliente so pode comprar com um fornecedor.Esse contrato é legal se os vendedores estiverem entrando no mercado; se os usuarios finais tiverem acesso a prod similares em um dado mercado; se o contrato de exclusividade fortalever um concorrente fraco.
Territóriode vendas fechado – em uma área geográfica,somente um intermediário vende um produto
Compra casada – vendedor vende apenas se o comprador também comprar outro produto.(importante para as franquias manterem o controle de qualidade)
Política: Mercado Cinza: venda de produtos de marca por distribuidores nao autorizados
Ética: 
Descontos em quantidades muito grandes, de forma que somente grandes varejistas possam usufruir
Reserva de espaço= taxa paga por um fabricante em troca de um espaço numa loja de varejo.
Cap 15: Atacado e distribuição Física:
O papel do Atacado na distribuicao:
Funcao: Atacadista (distribuidor) compra, adquire diretos de propriedade, armazena, manipula bens de grandes quantidades e os revende.
Por que os varejistas utilizam atacadistas: Por que eles disponibilizam varios produtores
Por que produtores utilizam atacadistas: Para atingir mais facilmente grandes mercados
Transporte de produtos: Rodoviario, ferroviario, flivial, maritmo, aereo, dutoviario
Armazenamento de Produto: Util quando e melhor comprar em grande quantidades
Ponderacao sobre quantos depositos serao necessarios e quais as suas localizacoes
Administracao de estoque:
Beneficios de manter estoque: Ganhos na producao interrupta em escala; abastecimento em emergencias
Custos para mantes estoques: custo de armazenamento e de seguro; impossibilidade de outros investimentos.
Tendencias do mercado atacadista:
Atacavarejo: atacadista que vende tanto para empresas quanto para consumidores.
Cap 16: O Varejo:
Papel do Varejo:
O varejista é o intermediário que se dedica a vender para os clientes.Os varejistas criam valor para as marcas e para os clientes. 
Para as marcas: Ajudam a prever as vendas dos produtos; Promovem os produtos fabricantes.
Para o cliente: Oferece um ambiente agradável; Modificam os produtos para serem mais valorizados.
Principais tipos de varejo com loja:
Lojas especializadas:
Linhas limitadas: poucas linhas de produtos
Linhas únicas: uma linha de produto com profundidade grande 
Matadora de categoria: lojas grandes que vendem a precos braixos uma linha limitada de produtos apresentando uma seleção profunda, mas também certa amplitude. Ex: Cia do Terno
Lojas de consumo em massa: mistura ampla mais superficial de produtos
Supermercado
Lojas de departamento
Ponta de estoque
Hipermercados
Lojas de conveniência: principal vantagem para o consumidor é a conveniencia da localizacao e do horario de funcionamento; sao varejistas com grande margem de lucro e alta rotatividade de estoque. 
Principais tipos de varejo sem loja:
Máquinas de venda
Marqueting direto: telemarketing, mkt online, mkt direto integrado (oferta em mala direta com telefonemas de acompanhamento),venda direta (AVON), mala direta (folhetos,cartas e outros que descrevem o produto), anuncio para resposta imediata
Mudanças ambientais no varejo
Declínio das lojas de departamentos e aumento de lojas de consumo em massa 
Valorizacao da conveniencia – busca por produtos e servicos especiais, pagando por isso.
Cap 17: Administrando a Comunicação de Marketing
Comunicação de Marketing: Sua função é informar, persuadir e lembrar os clientes a comprarem os produtos pela empresa. Busca aumentar suas vendas ao:
Comunicar as vantagens do produto/organização
Promover o uso de serviços fora dos horários de pico
Algumas metas estratégicas da comunicação de mkt:
Criar consciência – Informar o público sobre produtos, marcas, lojas ou organizações.
Formar imagens positivas – Criar avaliações positivas sobre produtos, marcas, lojas ou organizações
Formar relacionamento no canal – aumentar a cooperação entre membros do canal por meio de eventos promocionais e outros
O processo de comunicacao
	A fonte codifica a mensagem
	A fonte Transimite a mensagem por meio de comunicacao
 				 
	O receptor decodifica a mensagem 
	
O receptor fornece feedback para a fonte
Se o receptor nao conseguir decodificar mensagem, houve ruido de comunicacao.
O modelo AIDA
Comunicacao de Marketing	Atencao	Interesse	Desejo		Acao
 
Chamar atencao do mercado alvo
Gerar interesse ao informar os produtos da empresa podem gerar valor para os receptores
Proporcionar o desejo 
Clientes fornecem um feedback relativo ao sucesso da comunicacao e da estrategia geral de mkt. 
Comunicacao e o publico alvo
Para que a comunicacao atinja o publico alvo a empresa deve:
Descobrir quais palavras soam claras para o publico
Quais individuos sao modelos para o publico alvo
Qual a midia mais utilizada pelo publico alvo
O composto de comunicacao (4p’s)
Propaganda: a veiculacao de qualquer anuncio ou mensagem persuasiva nos meios de comunicacao durante determinado periodo de tempo e num determinado espaco pagos ou doados por um individuo, cia ou organizacao identificados. Os profissionais de mkt consideram: impressa, eletronica, mkt direto ou outdoors.
Venda Pessoal: envolve a interacao com o cliente,seja ela face a face, por telefone, fax ou computador. Entre vendedor e comprador a venda pessoal garante feed back imediato,mas tem um custo maior.
Promocao de vendas: Pressao de marketing feita dentro e fora da midia e aplicada durante preiodo predeterminado e limitadoao ambito do consumidor, do varejista ou do atacadista, a fim de estimular a experiencia com um produto e aumentar a demanda ou a disponibilidade. Usado para aumentar rapidamente as vendas. Ex: amostra gratis.
Publicidade: Comunicacao vista como nao paga de informacoes sobre campanha ou produto, geralmente na forma de algum tipo de midia. Ex:Reportagens da imprensa sobre o fracasso ou sucesso de um produto, entrevistas coletivas...
Administracao da Estrategia de Comunicacao
Denificao dos objetivos: 
Deve-se considerar as mensagens e imagens a serem utilizadas. 
Exemplo: Debito automatico Banco Itau
Objetivo de mk : aumentar a adesao de clientes ao servico de debito automatico
Objetivo da comunicacao: criar consciencia, informar o publico sobre o servico e suas vantagens
Escolhendo o composto de comunicacao:
As caracteristicas do publico alvo e do produto determinam o melhor composto de comunicacao. Exemplos:
Mercados com grande dispersao geografica: Propaganda
Bens de precos elevados e complexos: Venda Pessoal
Implementando e controlando a estrategia de comunicacao
Cada p da comunicacao de mkt eh implementado de uma forma. Exemplo:
Propaganda – contrato de agencia de propaganda
O controle e feito pelo acompanhamento das mudancas nas vendas; pesquisas com clientes; reacoes de comunicacoes de concorrentes
Cap 18: Propaganda, Promocao de vendas e Publicidade:
Propaganda
Funcao prioritaria: inflormar clientes sobre a organizacao ou produtos, gerando vendas.
Tipos de propaganda:
Pioneira: Propaganda que tenta desenvolver demanda inicial para uma categoria de produtos.
Corretiva: propaganda envolvendo uma cia que veicula novos anuncios corrigindo uma mensagem enganosa ou incorreta anteriormente veiculada.
Administracao do processo de propaganda:
Rever metas
Criar mensagem 							Selecionar midias
				 Pre testar anuncios
				Programar e veicular os anuncios
				Avaliar a eficacia dos anuncios
			 Ajustar os anuncios conforme o necessario
Apelos nas mensagens de propaganda: 
Racional ( Casas Bahia)
Medo ( Detran )
Humoristico ( Sinaf )
Emocional ( Pedigree)
Sexual ( Mercado de beleza)
Moral (propaganda de reciclagem)
Midias de propaganda: Outdoor, radio, jornal, revista, televisao, youtube...
Promocao de vendas: Acoes de marketing por um tempo limitado a fimd e aumentar a exposicao doproduto e da organizacao..Geram vendas rapidas. Mais eficaz com clientes leais do que novos. Podem diminuir a fidelidade do cliente (precos baixos)
Tipos de promocao de vendas:
Ofertas especiais: leve 3 pague 2
Amostra gratis
Brindes e premios. 
Publicidade
Comunicacao nao paga e informativa sobre a organizacao ou produto em alguma midia.Proporciona alguma cridibilidade. Pouco controle do que e dito. Nao e pago. Exemplo: eventos, entrevistas coletivas ...
Cap 18: Propaganda, Promocao de vendas e Publicidade:
 
Cap 20

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes