Buscar

Postagem de aula 14 - Sociologia Jur. Judic

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aluna: Edilene Araújo dos Santos – 2º Período Direito – Manhã – Unidade Millôr Fernandes
SEMANA 14 - SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA
CASO 1 
Autoridades do Rio de Janeiro se manifestaram sobre o caso das milícias que impõem o terror nas favelas do Rio de Janeiro.  O Bom Dia Brasil teve acesso a gravações telefônicas feitas pela polícia. O esquema da milícia imposto aos moradores na Favela da Palmeirinha e em outras quatro comunidades é revelado em novos trechos das escutas telefônicas feitas pela polícia com autorização da Justiça. As milícias são grupos armados, formados por policiais militares, bombeiros e ex-policiais, que exploram moradores em troca de uma suposta segurança.  
 
- Mulher não-identificada: Zero, eles venderam a casa. Ela vai pagar os 10%. Ela não tem o dinheiro agora para pagar 10%. Poderia parcelar os 10% em três vezes? 
- “Zero”: Negativo. Se ela vai dar o dinheiro lá inteiro, ela pode dar aqui inteiro também. 
Segundo as investigações, os policiais acusados abriam empresas fantasmas para fornecer ilegalmente serviços de TV a cabo e gás e cobravam mais caro do que as empresas autorizadas.   Até o lazer dos moradores tinha preço. Como no caso de um empresário que queria instalar um parque de diversão na favela, mas teria que dar dinheiro à milícia. Sete milicianos foram presos, mas o alivio dos moradores durou pouco. No domingo, pichações indicavam a presença de uma facção do tráfico de drogas que costuma impor regras semelhantes às da milícia.  “Se combatermos a milícia e se porventura o tráfico se instalar, cabe a nós também combater o tráfico, afirmou o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame. O Ministério Público pediu a quebra dos sigilos bancário e fiscal de três policiais militares. Além da movimentação financeira constatada nas escutas telefônicas, os investigadores descobriram em nome dos acusados bens que têm valores incompatíveis com o salário de um policial militar. (Disponível em http://g1.globo.com/bomdiabrasil/, 26.08.2008)”.
a)  Faça uma breve análise sobre a atuação dos personagens milicianos, fundamentando a sua resposta em um dos tipos de comportamentos identificados por Merton.
Resposta:
O tipo de comportamento adotado pelos policiais mostra que eles seguem as metas sociais, mas percebedores de que os meios são insuficientes e não os alcançam inovam quanto aos meios, até aqui nada há de errado, são considerados por Merton como “inovadores”. Mas quando esses policiais lançam mão de meios ilícitos mostram um total desajuste em suas condutas 
b)  Explique, tendo o texto anterior como referência, se o esquema da milícia imposto aos moradores na Favela da Palmeirinha e em outras comunidades pode gerar conflito de normas entre esses moradores, deflagrando uma situação de anomia.
Resposta:
Certamente que pode. Temos discutido muito esse tema em sala de aula. Onde o Estado não chega “as normas” são criadas pelo grupo e em muitos casos esse grupo visa não o lado social, mas sim a seu próprio interesse como é o caso das milícias e do tráfico. Os moradores têm necessidades e os milicianos as atendem, ilicitamente.

Outros materiais

Outros materiais