Buscar

Fixação Dorsal Da Patela

Prévia do material em texto

Julia Silva
Fixação Dorsal Da Patela
A fixação dorsal de patela (FDP) é uma enfermidade que ocorre nos membros pélvicos dos equinos e bovinos. Essa por sua vez ocorre por conta de uma desordem funcional da articulação fêmuro-tíbio-patelar. A doença se manifesta, pois, o ligamento medial que deveria ficar na borda medial da articulação acaba se prendendo ao côndilo medial do fêmur, impedindo com que a articulação desenvolva sua atividade normal temporariamente, gerando uma hiperextensão no membro (SILVA et al., 2004).
Etiologia 
· Hereditariedade
· Animais jovens
· Deficiência nutricional 
· Condicionamento físico 
· Secundário a uma doença neurológica 
· Enfraquecimento do quadríceps 
· Atividade física 
· Superfície 
· Traumatismo 
· Animais estabulados 
Sinais clínicos 
Casos brandos: a patela se solta espontaneamente durante a tentativa de deambulação, podendo-se ouvir um estalar típico. Aparente “aprisionamento ou click” do joelho durante os movimentos sem que o membro fique fixado em extensão. 
Casos graves: patognomonicos, arrastar a pinça, avança membro afetado, repentina hiperflexão ao destravar a patela, relutância em subir ou descer planos inclinados, o “travamento” pode apenas ser demonstrado durante número limitado de passadas, e em seguida a ambulação torna-se razoavelmente normal. Fixação completa a liberação do ligamento patelar medial encarcerado no sulco troclear medial é frequentemente acompanhada por som de estalido audível. 
Diagnostico 
Travamento recorrente abrupto e momentâneo ou completo do membro, numa posição estendida. Fazer o animal andar em círculos, fazer andar para cima e para baixo em um rampa som de estalo teste, teste de fixação e palpação. 
Diagnostico Diferencial
· Luxação lateral da patela
· Harpejamento/osteoartrite tarsica
· Osteocondrite dissecante da troclea e cistos no osso subcondral do côndilo medial concomitantes (raio X)
· Miopatia fibrótica
· Danos na porção proximal do tendão extensor com formação de adesão 
Tratamento Conservativo 
· Analgésicos e/ou anti-inflamatórios 
· Cavalo jovem cura espontânea – exercícios subir ladeira 
· Agentes irritantes (iodo – hypodermin)
· Pe de amigo no membro afetado (travamento proximal agudo)
Tratamento Cirúrgico 
Splitting – divisão do ligamento patelar médio ou Desmotomia patelar medial – US diagnostico.
Desmotomia patelar medial: Tricotomia da área sobre os ligamentos patelares médio e medial Tranquilização do cavalo, Anestésico local subcutâneo acima da inserção tibial, Incisão de 0,5 a 1 cm sobre o ligamento patelar médio próxima a inserção tibial do ligamento. Através da superfície da pele o ligamento patelar medial é cortado, uma cavidade é definida e sentida com o indicador quando o ligamento é cortado, uma ou duas suturas são realizadas para fechar a pele.
Pós-Operatório 
Fenilbutazona - 4,4mg/kg a cada 24 horas, 5 aplicações 
Limpeza do local - Álcool iodado, Unguento (uso tópico), Repouso de 10 dias (baia) – 1 mês no piquete 6 semanas de repouso. 
OBS: Alguns animais criam memoria e continuam com um andar diferente por um tempo, devido a dor que ele sentia antes ali.
Prognóstico: Favorável, desde que a cirurgia seja realizada antes que a gonite se torne evidente. Raramente o ligamento se regenera, exigindo outra desmotomia.
Complicações 
· Instabilidade articular
· Fibrilação e desgaste da cartilagem patelar 
· Doença articular degenerativa

Outros materiais