Buscar

Postagem de aula 1 -Sociologia Jur. Judic

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aluna: Edilene Araújo dos Santos – 2º Período Direito – Manhã – Unidade Millôr Fernandes
Caso 1
Analise a importância do estudo da Sociologia Jurídica para a compreensão e aplicação do Direito.
Resposta:
A aplicação do Direito à sociedade se dá através de lei. Para criar a lei o legislador precisa compreender quais são as necessidades legislativas para a sociedade naquele momento e a Sociologia Jurídica através de seus estudos e pesquisas dos fatos sociais dá ao legislador os elementos de que ele precisa para criar as leis. O legislador saberá em que grupo ocorre o conflito e por isso precisa de disciplinamento. A sociologia dará ao legislador a realidade social. Esses estudos também mostrarão quando uma lei não atende mais a sociedade pois se tornou absoleta, não atende mais aos anseios da sociedade pois está é dinâmica, estática é a lei.
Caso 2 
a)    Relacione estes casos ao seguinte comentário de Cavalieri Filho (CAVALIERI FILHO, 2004, p.161): “é por isso que se diz não existir norma jurídica, senão norma jurídica interpretada”.
Resposta:
Nos casos apresentados é abordado o fornecimento gratuito de fraldas descartáveis. O Estado é obrigado a fornecer medicamento aos necessitados, mas fralda não é medicamento. Um dos juízes entende que embora fralda não seja medicamento ela é essencial para o tratamento da demandante. No outro caso que é semelhante o juiz interpretou que fralda não sendo medicamento não tem seu fornecimento obrigatório e por isso não pode ser exigido do Estado, embora o juiz reconheça ser difícil a situação da autora. Nas decisões dos juízes não foi a lei somente considerada para a sentença mais houve a influência de circunstâncias pessoais, culturais, ideológicas, sociais, inclusive a opinião pública conforme comentário de Cavalieri Filho em seu livro Programa de Sociologia Jurídica.
 
b)    Nesse sentido, estude a previsão do artigo 5º da LICC e avalie qual das duas sentenças melhor atende seus preceitos. 
Resposta:
O juiz reconhece que fralda não é medicamento, mas leva em conta o momento vivido pela demandante, em que a fralda descartável é essencial não somente para manutenção de sua indispensável higiene pessoal, como também para fins de prevenção contra outras doenças, ou seja ele considerou o fim social da lei e o bem comum da autora conforme determina o art. 5º da Licc. Ao contrário do outro juiz que considerou a lei sem ponderar o momento social vivido pela autora. 
c)     Na observância deste artigo, de que forma a Sociologia Jurídica e Judiciária se faz presente?
Questão Objetiva
Diante da presença constante de temas correlacionados à Sociologia Jurídica nos julgados dos nossos tribunais, podemos concluir que:
é desejável que o profissional do Direito se torne distante do meio social, para não ficar sujeito a transformações econômicas, políticas, culturais, religiosas e tecnológicas; 
o jurista por vezes deve se omitir diante de determinados assuntos e contendas sociais, para resguardar sua imagem;
o jurista deve ser capaz de realizar uma análise da realidade social, com embasamento científico, que lhe proporcione uma aplicação equânime do Direito;
a produção do Direito ocorre por profissionais com conhecimento jurídico-dogmático, isento de valores pessoais e sem influência de outras áreas científicas;
a participação multidisciplinar é capaz de garantir a produção e aplicação do Direito de forma mais adequada aos anseios da sociedade.
 
Estão corretas as alternativas:
a)     I, II e III;
b)     II, III e V;
c)     III e IV;
III e V;
e)     I, III e IV.

Outros materiais

Outros materiais