Buscar

ATIVIDADE AVALIATIVA PLANO DE NEGÓCIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA PLANO DE NEGÓCIO – EMPREENDER: DESAFIOS E OPORTUNIDADES – 2021/2
1)“Eu, realmente, conheço vários empresários que estão na ativa há uns 15 anos e vão ter que fechar as portas”, a frase da designer de acessórios carioca Mariana Nogueira, de certa forma resume a situação dos micro e pequenos emprsários (MPEs) e dos microempreendedores individuais (MEIs) brasileiros frente às consequências da pandemia do coronavírus. Não é para menos. As categorias enfrentam a crise já desgastadas por dificuldades anteriores. Com entraves no acesso ao crédito, encaravam também brasileiros mais endividados, com menos poder de investimento e gastando mais com dívidas.
O trecho da reportagem apresentada no texto base mostra o quão difícil está sendo esse momento para o micro e pequenos empresários. Não perder a cabeça e equilibras os sentimentos nesse momento não tem sido tarefa fácil. Nesse sentido, leia e analise as afirmativas a seguir sobre como lidar com a falta de perspectiva nos negócios durante a pandemia:
I – Os níveis de estresse, medo, ansiedade e insônia estão aumentando e impactam a saúde física e emocional dos empreendedores.
II – Uma importante medida diante desse quadro é buscar a perspectiva e focar nas soluções e possíveis oportunidades que podem surgir.
III – É de grande importância separar o que de fato há de concreto e os riscos no cenário atual e o que é apenas medo ou pânico.É correto o que se afirma:
Alternativas:
a)I apenas.
b)III apenas.
c)I e II apenas.
d)II e III apenas.
e)I, II e III. Alternativa assinalada
2)“Infelizmente, foi necessário um vírus para desacelerar o planeta e nos levar a mergulhar no mais complexo de todos os planetas: a nossa mente. E nos encorajar a nos conhecer um pouco mais, incluindo nossos medos e nossa pequenez.” O trecho da fala sobre as percepções do momento atual do psicólogo e autor de vários de vários livros Augusto Cury mostra bem os inúmeros desafios do momento.
Dessa forma, leia as afirmativas a seguir em relação a inteligência emocional:
 I – Aprimorar a gestão das suas emoções não é um elemento de grande importância para os empreendedores no que tange à inteligência emocional.
II – Não há qualquer diferença entre os conceitos de tristeza e depressão, uma vez que os mesmos paralisam os indivíduos levando à estagnação profissional.
III – É muito importante entender e lidar com os efeitos dessa pandemia em nosso corpo e mente, tendo em vista, diminuir as causas e impactos de doenças emocionais.
É correto o que se afirma:
Alternativas:
a)II e III apenas.
b)I e II apenas.
c)I, apenas.
d)III, apenas. Alternativa assinalada
e)I, II e III.
3)Com os níveis de estresse, medo, ansiedade e insônia aumentando diante do cenário atual e impactando a saúde física e emocional dos empreendedores é de fundamental importância que possamos compreender melhor a lidar com os efeitos dessa pandemia em nosso corpo e mente, tendo em vista, diminuir as causas e impactos de doenças emocionais.
Nesse sentido, leia e analise as asserções a seguir sobre os efeitos dessa pandemia em nosso corpo e mente:
I - Por causa das inúmeras mudanças de rotinas provocadas pela pandemia, é comum que nos sintamos mais desgastados e cansados, o que pode afetar nossa capacidade de aprendizagem.
PORQUE,
 II - Como o nosso cérebro não gosta de grandes mudanças de hábitos e rotinas, sendo que nessas condições, gasta mais energia para funcionar.
Analisando a respeito dessas asserções, assinale a resposta correta:
Alternativas:
a)As duas asserções são proposições verdadeiras, mas, a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
b)A primeira asserção é falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
c)A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, é uma proposição falsa.
d)Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
e)As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. Alternativa assinalada
4)É muito importante entender e lidar com os efeitos dessa pandemia em nosso corpo e mente, tendo em vista, diminuir as causas e impactos de doenças emocionais. Por causa das inúmeras mudanças de rotinas provocadas pela pandemia, é comum que nos sintamos mais desgastados e cansados, o que pode afetar nossa capacidade de aprendizagem. Porque, como o nosso cérebro não gosta de grandes mudanças de hábitos e rotinas, sendo que nessas condições, gasta mais energia para funcionar.
Dessa forma, são fundamentais maiores cuidados com o corpo visando uma melhora de nossa condição mental. Por isso, leia as afirmativas a seguir:
I – Ter cuidado com a falta ou consumo demasiado de alguns alimentos, álcool e demais substâncias lícitas é absolutamente fundamental nesse momento.
II – Estabelecer uma rotina adequadas e manter uma disciplina quanto aos horários de alimentação serão de grande valia e gerar muitos benefícios ao corpo.
III – É preciso organizar os períodos de sono e repouso, evitando filmes, games, celulares ou hábitos que provoquem maior inquietação e frenesi cerebral próximo a esses momentos.
É correto o que se afirma:
Alternativas:
a)II e III apenas.
b)I e II apenas.
c)I, apenas.
d)III, apenas.
e)I, II e III. Alternativa assinalada
5)Pensando pelo prisma da importância para os empreendedores do desenvolvimento de aspectos relacionados à inteligência emocional, é fundamental que os mesmos aprimorem a gestão das suas emoções e possam refletir continuamente sobre manter a confiança diante das incertezas. Afinal, mesmo em meio ao cenário de grandes dúvidas no que está por vir ou no chamado novo normal pós-pandemia do coronavírus, é fundamental que tenhamos em mente que iremos avançar em algum momento e que devemos estar preparado para quando este chegar.
Em síntese, diante dessa perspectiva, é fundamental que os empreendedores tenham quais características para a manutenção dos negócios?
Alternativas:
a)Ser conservadores, pois pouco irá mudar em relação ao passado.
b)Ser arrojado e mudar radicalmente as características do negócio como um todo.
c)Adotar modelos tradicionais e soluções já testadas pelo mercado.
d)Ser criativos e não ter medo de se reinventar e arriscar novas ideias. Alternativa assinalada
e)Ser precavidos e cortar todo tipo de custo em inovação, pois, uma nova onda poderá vir.

Outros materiais