Trabalho de OC
3 pág.

Trabalho de OC


DisciplinaOrganização de Computadores4.596 materiais81.800 seguidores
Pré-visualização1 página
Faculdade Estácio do Recife
Disciplina: Organização de Computadores
Prof: Djacir Maciel
Aluno: Gilson Gonçalves da Silva Filho Turma : 1º Período \u2013 SI
 
Trabalho de Organização - Individual
1) Defina com suas palavras a diferença entre memórias SRAM e DRAM .
R - Existem dois tipos de memória RAM , a DRAM ( dinâmica ) e SRAM ( estática ) . A DRAM armazena grande capacidade de dados , tem baixo custo , e tempo de acesso lento .
A SRAM , são bem mais rápidas que a DRAM , são caras e não são vendidas como a DRAM , e não consegue armazenar uma grande quantidade de dados , por isso são muito mais rápida . 
2) Explique como ocorre a inicialização de um computador. Qual a memória que é acessada para iniciar o sistema e que testes são realizados no hardware. 
R - Ao ligar o computador , a BIOS entra em ação . a BIOS é localizada na memória ROM , ela faz o teste em toda parte de Hardware do computador . Quando um bip é emitido , significa que o teste deu certo , a BIOS agora tem a tarefa de buscar arquivos necessários para iniciar o SO , e esses arquivos são localizados na memória RAM , dai o SO assume o comando do computador .
3)Porque a memória tipo ROM é denominada de estática ? 
R - A Memória estática não precisa ser recarregada a cada momento. Por ser uma memória volátil, ela guarda todas as informações mesmo quando não estiverem recebendo alimentação.
4)Um técnico foi acionado para resolver um problema em uma máquina. Ao chegar percebeu que o computador não executava o seu POST. Imediatamente ele informou que a memória ROM havia perdido sua configuração porque havia faltado energia e a mesma era do tipo volátil. Esse diagnóstico está correto ? Justifique sua resposta. 
R - Errado. A memória ROM por ser volátil, ela guarda todas as informações mesmo quando não estiver recebendo alimentação, pode ter ocorrido outro problema no sistema, fonte ou CPU, mas a memória ROM não perdeu sua configuração. 
5)Explique qual uma desvantagem em se fabricar a Mask ROM
R - Não pode ser apagada e reprogramadas caso ocorra mudança de um determinado projeto que exija modificações nos dados armazenados, pois, neste caso , a ROM com dados antigos não pode ser reaproveitada . 
6)Sabemos que existiram dois motivos importante para a criação da memória cachê. Um deles foi a relação MP/UCP e o outro conceito de localidade. Faça uma descrição de cada um deles. 
R- A Memória Cache fica entre a CPU/MP com função de acelerar a transferência das informações entre a CPU e a MP, a localidade serve para reduzir o efeito da velocidade da CPU sobre a Memória. 
7) Os processadores de segunda geração ,foram fabricados com memória cache de 1,5K.Com uma memória cache armazenando menos informações, o que podemos concluir com relação a transferência da informação da mesma para o processador ? 
R - Ficará mais rápida, quanto menos memória cache, mais rápido a transferência será ao processador.
8) Ao verificar o desempenho de uma memória cache, você percebeu que a mesma está com um rendimento de 10%,ou seja, o número de miss está muito maior que o hit. Diante desta situação o que você pode concluir ? Explique cada situação apresentada abaixo: 
a) A memória cache está vazia, ou seja, o sistema está inicializando. 
b) Um novo programa foi inicializado e o anterior foi encerrado. 
c) A memória principal está mau dimensionada para a utilização da máquina. 
9) explique a diferença entre mapeamento direto e associativo 
R - No Mapeamento Direto, cada bloco de memória principal só pode ser carregado numa determinada linha da cache, não sendo possível carrega-lo em outra linha, já no Mapeamento Associativo, o bloco de memória principal pode ser carregado em qualquer uma das linhas existentes.
10) Explique o conceito de Busca de Instrução.
R - É quando uma sequência de instruções tem início, a instrução cujo endereço está no contador de instruções é trazida da memória para o registrador de instruções.
11) Posso afirmar que a instrução ocorre depois que é realizado a Busca da Instrução ? Justifique sua resposta. 
R \u2013 Não, pois a execução da instrução tem que iniciar antes da busca de instrução.
12) A instrução é realizada através da aplicação de operadores e operando. Então é necessário sempre realizar uma busca de instrução e para isso, devo sempre acionar o gerenciador de memória para busca da informação. Está correta essa afirmação? Justifique sua resposta. 
R \u2013 Sim, pois quando uma busca de informação é terminada, o gerenciador de memória começa outra busca .
13) Em décadas passadas nas universidades existiam a necessidade de realizar muitos cálculos aritméticos. No entanto os computadores ficavam a maior parte do tempo executando instruções matemáticas e não ficavam disponíveis para outras ações. Qual foi a solução encontrada pelos projetistas de computadores, para que o processador não executasse muitas instruções aritméticas?
R \u2013 Uma unidade de memória principal , com capacidade de 4096 palavras ;
 Uma unidade de entrada e saída .
 
14) Para executar diversas instruções é preciso que o processador receba cada uma delas em uma sequência. Qual é o registrador responsável por manter o endereço de memória atualizado para a próxima instrução.
R - O Apontador de Instruções é um registrador e tem por função manter atualizado o endereço de memória da próxima instrução que deve ser executada.
 
15)Explique a diferença entre registradores de instruções e estado.
R - Os Registradores de Instrução armazena a instrução que está sendo executada, já os Registradores de Estado armazena códigos de condições gerados pela ULA.
 
16)A empresa X, disponibilizou um programa para que os alunos da faculdade Estácio possam testar seus jogos. Esse programa é disponibilizado pela internet e pode ser baixado para o computador. Considerando que o mesmo roda em qualquer plataforma e que leva cerca de 06 horas para ser executado. Podemos afirmar que trata-se de um conjunto de instruções infinita ? Justifique sua resposta.
R \u2013 Não , pois todo programa tem fim .
 
17)O Edvac revolucionou o mercado de computadores com a implantação de programas em memória RAM. No entanto ele tinha um problema que dificultava a sua performance. Qual era esse problema e como ele ficou conhecido.
R - O Edvac só tinha um barramento para trafegar informações. O fato de existir somente um barramento de sistema que interliga seus componentes acarreta o chamado Gargalo de Von Neumann. 
18)Explique como funciona a arquitetura de zero endereços e onde ela é utilizada.
R - A arquitetura de zero endereço só faz executar as instruções em formato OP, onde é muito utilizada em pilhas.
 
19)Responda a seguinte afirmação : Seria possível construir uma memória RAM com velocidade compatível com o processador ? Justifique sua resposta.
R \u2013 No momento não, mas como a tecnologia esta avançando muito rápido, provavelmente algum dia sim. A velocidade do processador é muito superior a memória RAM, ent\ufffd\ufffdo a memória cache ajuda na troca de informações rapidamente, entre o processador e a memória RAM.
 
20)Para se desenvolver um programa que faça a modelagem da previsão do tempo, o que é necessário que a máquina que irá rodar o programa, possua ?Mais memória RAM, processamento ou disco de armazenamento ? Justifique sua resposta.
R \u2013 Mais memória RAM, pois o programa precisará de apoio gráfico , e solicitará mais memória do computador.