Buscar

Questões fisiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Explique a mecânica respiratória, dando ênfase para as diferenças de pressão e volume.
A ventilação pulmonar é feita da seguinte maneira: Primeiro ocorre a inspiração, onde o volume do pulmão é aumentado, o diafragma desce e é contraído, a pressão diminui e os músculos intercostais relaxam. Desse modo, o ar passa do local de onde há maior pressão (meio externo) para o local de onde a menor pressão (pulmão). Após esse processo, ocorre a expiração, onde o volume do pulmão diminui, a pressão aumenta, o diafragma relaxa e sobe e os músculos intercostais contraem. Assim, o ar passa do local de maior pressão (pulmão) para o local de menor pressão (meio externo).
Analise e descreva o gráfico. Explique e descreva o significado da curva de saturação da hemoglobina e sua importância fisiológica. 
O gráfico descreve a saturação da hemoglobina a partir das variações de pressão. Desse modo, o aumento da pressão faz com que aumente a saturação. Contudo, existe um limite máximo para isso ocorre, visto que, em 100mmHg ocorre a saturação máxima da hemoglobina. A hemoglobina é uma proteína essencial para o transporte de oxigênio, portanto, se ocorrer uma queda de pressão esse transporte será prejudicado, fazendo com que a pessoal tenha menos oxigênio circulante no seu organismo, causando fraqueza e cansaço.
Explique os processos envolvidos na mastigação e deglutição.
A mastigação é feita pela boca, sendo um processo voluntário e possuindo ajuda dos dentes e língua, onde o alimento é triturado mecanicamente. Já a deglutição é um processo que é voluntário e involuntário ao mesmo tempo, onde é responsável pelo transporte e modificação do alimento, além de ser responsável pela produção de ondas peristáltica. 
Descreva os efeitos do sistema autônomo sobre o sistema gastrointestinal.
O sistema autônomo é dividido em simpático e parassimpático. No caso do sistema simpático, as fibras pós-ganglionares são responsável pela inibição do plexo mioentérico e das secreções, além de aumenta o tônus do esfíncter. Já o parassimpático, as fibras pós-ganglionares são responsáveis pela estimulação do plexo mioentérico, liberação de secreções e peristaltismo, além de relaxar o esfíncter.
Explique o reflexo da defecação apresentado na figura abaixo.
Com o reto cheio, sinais são enviados para a parte inferior da medula, dessa modo, por meio dos nervos parassimpáticos sacrais, os reflexos são transmitidos de volta para o cólon descendente, sigmoide e reto, provocando a contração do intestino e relaxamento do esfíncter interno. Esse reflexo irá produzir a defecção, caso o esfíncter do ânus estiver relaxado.

Outros materiais