Aula_07

Aula_07


DisciplinaMetodologia Científica47.119 materiais976.469 seguidores
Pré-visualização2 páginas
24 \u2013 Observação Importante
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Assim como a descrição de um tema, sua delimitação, a explicação de um objetivo, seja ele real ou específico, a formulação do problema é imprescindível à pesquisa. O mesmo deve ter as seguintes características: clareza, objetividade, concisão e especificidade, evitando, assim, formulações genéricas que lembrem um questionário qualquer, em que não se consiga um desenvolvimento mais profundo (KAHLMEYER-MERTENS, 2007, p. 39).
*
*
25 \u2013 Uma dica interessante!
AULA 7
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Após delimitar o tema procure ler o que os autores falam sobre ele e anote como problematizaram o tema. Observe como levantaram questões norteadoras da pesquisa, bem como responderam a essas questões formuladas. Eis um bom exercício para ajudá-lo na problematização de um tema. Pesquisa alguma poderá prescindir de uma boa problematização!
*
*
26 \u2013 Hipótese 
METODOLOGIA CIENTÍFICA
As hipóteses são as possíveis respostas encontradas para o problema formulado. A problematização requer possibilidades de respostas, alternativas que devem ser consideradas e examinadas. Vejamos um exemplo de hipótese (FACHIN, 2006, p. 63, grifo da autora):
Observando um bairro de baixa renda, no qual o índice de mortalidade infantil é elevado, o pesquisador pode inferir uma hipótese como: a mortalidade infantil tem uma relação significativa com a desnutrição da criança.
*
*
27 \u2013 Hipótese
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Tema: mortalidade infantil 
Problematização: Em que medida o fenômeno da mortalidade infantil está relacionado à desnutrição da criança? 
Você percebeu que o pesquisador ao constatar a relação entre as variáveis (mortalidade infantil e desnutrição), formulou uma hipótese?
*
*
28 \u2013 Formatação de trabalhos 
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Depois de estudarmos sobre a escolha do tema, a problematização e hipótese, vamos conhecer melhor a estrutura e formatação dos trabalhos acadêmicos. Em sua estrutura encontraremos elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Primeiro vamos começar conhecendo como a ABNT (NBR 14724) define os termos.
A partir da leitura da tela 8, da aula 7, revisite as regras e dicas para formatação de Anteprojetos, projetos, monografia, dissertações e teses.
*
*
29 - Referências
METODOLOGIA CIENTÍFICA
BELL, Judith. Projeto de pesquisa: guia para pesquisadores iniciantes em educação, saúde e ciências sociais. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
FACHIN, O. Fundamentos de metodologia. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
KAHLMEYER-MERTENS, R. et al. Como elaborar projetos de pesquisa: linguagem e método. Rio de Janeiro: FGV, 2007.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2004.
MAIA, Paulo Leandro. O a b c da metodologia: métodos e técnicas para elaborar trabalhos científicos (ABNT). 2. ed. São Paulo: LEUD, 2008.
RAMPAZZO, Lino. Metodologia Científica: para alunos dos cursos de pós-graduação e pós-graduação. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2005.
*