Aula_09

Aula_09


DisciplinaMetodologia Científica47.130 materiais976.628 seguidores
Pré-visualização2 páginas
*
*
METODOLOGIA CIENTÍFICA
PROFª CLARA BRUM
Rio de Janeiro, setembro de 2011.
*
*
2 \u2013 Projeto Pedagógico
 
 
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Estudamos o que significa um projeto pedagógico e observamos que o projeto de um Curso apresenta a concepção de sua identidade, quando define padrões referenciais, conceituais e estruturais.
*
*
3 \u2013 Projeto Pedagógico
 
 
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Padrões referenciais são aqueles que expressam a visão de sociedade, da instituição, bem como a determinação e análise das necessidades e problemas prioritários da área de estudo no País. Quando se pensa em padrões conceituais focaliza-se o perfil e as competências do profissional a ser formado. Nessa ótica, quando observamos os padrões estruturais, repensamos conteúdos, métodos e sistema de avaliação em sintonia com as concepções construídas nas etapas anteriores. Sem desconsiderar a relação entre ensino, pesquisa e extensão.
*
*
4 \u2013 Habilidades e Competências
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Se compreendemos o termo conhecer como construir e reconstruir significados continuamente, mediante o estabelecimento de relações de múltipla natureza, individuais e sociais, então observe reflita sobre o caminho que você escolheu para sua formação acadêmica. Bem como as competências e habilidades que precisará desenvolver nesse percurso. Esse é um passo importante!
*
*
5 \u2013 Habilidades e Competências
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Mas o que significam competências e habilidades?
Segundo o INEP, \u201ccompetências são as modalidades estruturais da inteligência, ou melhor, ações e operações que utilizamos para estabelecer relações com e entre objetos, situações, fenômenos e pessoas que desejamos conhecer\u201d.
Quando pensamos em habilidades pensamos em algo que decorre \u201cdas competências adquiridas e referem-se ao plano imediato do \u201csaber fazer\u201d. É por isso que por meio das ações e operações, as habilidades aperfeiçoam-se e articulam-se, possibilitando nova reorganização das competências\u201d.
*
*
 6 \u2013 Competências
Vamos conhecer algumas competências?
 
METODOLOGIA CIENTÍFICA
1. Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica.
2. Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
3. Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
*
*
7 \u2013 Habilidades
 
 
 
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Dada a descrição discursiva ou por ilustração de um experimento ou fenômeno, de natureza científica, tecnológica ou social, identificar variáveis relevantes e selecionar os instrumentos necessários para realização ou interpretação do mesmo.
Dada uma situação-problema, apresentada em uma linguagem de determinada área de conhecimento, relacioná-la com sua formulação em outras linguagens ou vice-versa.
Com base em um texto, analisar as funções da linguagem, identificar marcas de variantes lingüísticas de natureza sociocultural, regional, de registro ou de estilo, e explorar as relações entre as linguagens coloquial e formal.
*
*
8 \u2013 Habilidades
 
 
METODOLOGIA CIENTÍFICA
 A partir de tais definições, buscou-se um elenco de habilidades correspondentes, e assim fornecer indicações e orientações para as diferentes áreas do conhecimento. 
É nesse sentido que as avaliações as quais você se submete estruturam-se de maneira a verificar se você está apto a ler e interpretar textos de linguagem verbal, visual (fotos, mapas, pinturas, gráficos, entre outros) e enunciados.
*
*
9 \u2013 Conceito 
METODOLOGIA CIENTÍFICA
 
Habilidade (do latim habilitate) é o grau de competência de um sujeito concreto frente a um determinado objetivo. Poder-se-ia assim, por exemplo, falar de "habilidade mecânica" (a capacidade de colocar uma máquina em funcionamento), "habilidade verbal" (a capacidade de fazer uma apresentação discursiva), "habilidade matemática" etc.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Habilidade
*
*
10 \u2013 Opiniões importantes! 
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Qual seria o significado de um projeto pedagógico? 
Neste artigo resta claro o compromisso das instituições de ensino com uma reflexão sobre sua intencionalidade educativa. Na verdade, trata-se de uma organização das práticas pedagógicas, um estudo que considera todos os agentes envolvidos: alunos, professores e coordenadores.
No Brasil, através da Lei 9394/94 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu artigo 12, inciso I, prevê que "os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, tem a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica".
*
*
11 \u2013 Projeto Pedagógico
METODOLOGIA CIENTÍFICA
O projeto pedagógico de uma instituição de ensino é elaborado a partir de um conjunto de leituras e informações sobre as diretrizes que fundamentam os princípios e métodos da prática educativa, seu compromisso social de maneira contextualizada. Nesse instrumento são apresentados os currículos das diversas áreas com seus objetivos e especificidades. 
*
*
12 \u2013 Projeto Pedagógico
METODOLOGIA CIENTÍFICA
 O que é currículo?
O currículo de um curso representa a síntese dos conhecimentos e valores que caracterizam determinada área de saber. O termo provém do latim, curriculum e significa curso, rota, o caminho da vida ou das atividades de uma pessoa ou de um grupo de pessoas. Pode ser definido como o programa do curso sistematizado, concebido numa perspectiva abrangente. 
*
*
12 \u2013 Projeto Pedagógico
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Devo dizer projeto político-pedagógico ou projeto pedagógico?
Segundo alguns autores os nomes projeto pedagógico ou projeto político-pedagógico, não apresentam diferenças. São duas formas que podemos usar para designar o mesmo sentido de projetar, de lançar, de orientar, de dar direção ou sentido a uma idéia. A colocação da palavra político ressalta que não há ação pedagógica sem o compromisso com uma ação transformadora, a formação para o exercício da cidadania.
*
*
12 \u2013 Projeto Pedagógico
METODOLOGIA CIENTÍFICA
O que deve conter?
- Qual é a concepção de homem e mundo? - Qual a concepção de sociedade? - Qual a concepção de educação? - Qual a concepção de universidade? - Qual a concepção de cidadão? - Qual a concepção de profissional? - Qual a concepção de conhecimento? - Qual a concepção de currículo? - Qual é a relação teoria e prática? 
*
*
12 \u2013 Projeto Pedagógico
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Qual o papel do projeto pedagógico na organização dos cursos superiores?
Fortalecer a relação entre universidade e sociedade, contribuindo de maneira efetiva para a formação de profissionais capazes de pensar e agir criticamente. E para que isto ocorra não basta a simples ideia, mas um processo para torná-la realidade através de um planejamento (GANDIN, D.; GANDIN, L. A., 2000).
*
*
12 \u2013 Projeto Pedagógico
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Como assim?
Na universidade cada curso expressa a sua leitura de mundo e deve contribuir, em seu conjunto, para uma discussão sobre os rumos da sociedade, pensar a construção do conhecimento a fim de elaborar um saber sobre a prática que realiza. Essa é a função de um projeto pedagógico.
*
*
12 \u2013 Projeto Pedagógico
METODOLOGIA CIENTÍFICA
O que significa leitura de mundo ou visão de mundo?
Segundo Danilo Gandin (2000), visão de mundo se desvela na maneira como entendemos a sociedade a partir de nossas crenças. Em sua construção revelamos a leitura que fazemos desse mundo no qual estamos inseridos. Porque podemos levar uma vida marcada por incorporações passivas de análises feitas por outros ou refletir sobre tudo e todos. Podemos ter uma vontade desinteressada ou um desejo de transformação da sociedade. Podemos apenas existir ou contribuir