Buscar

PlanoDeAula_22615

Prévia do material em texto


	 
			
			 Plano de Aula: 1 - Fundamentos da anatomia humana
			 FUNDAMENTOS DE NEUROANATOMIA
			
		
		
			Título
			1 - Fundamentos da anatomia humana
			 
			Número de Aulas por Semana
			
				4
			
			Número de Semana de Aula
			
				1
			
 
 Tema
		 Unidade 1 - Fundamentos da anatomia humana
		
		 Objetivos
		 Ao final desta aula, o aluno deverá ser capaz de:
·   Compreender o que é plano de ensino da disciplina e a sua importância;
·   Conceituar anatomia em seu sentido macroscópico e microscópico;
·   Compreender a divisão da anatomia em sistemas;
·   Definir o que é normal em anatomia, variação anatômica, anomalia e monstruosidade;
·   Compreender a importância da utilização da terminologia anatômica correta;
·   Reconhecer e citar a divisão do corpo humano em partes;
·   Descrever a posição anatômica e entender a sua importância;
·   Descrever os planos de delimitação e secção do corpo humano;
·   Definir e estar apto a usar corretamente os termos anatômicos de posição e direção;
·   Compreender os princípios de construção do corpo humano.
		
		 Estrutura do Conteúdo
	 Normas de Biossegurança:
Explicação das normas de biossegurança para a utilização e permanência no laboratório de anatomia.
 
Plano de Ensino:
Apresentação do plano de ensino. Explanação sobre a importância da disciplina para os cursos, seus objetivos, os conteúdos que serão abordados e sua estruturação. Apresentação do mapa conceitual da disciplina.
 
Unidade 1 - Fundamentos da anatomia humana:
1.1. Conceito:
Anatomia humana é a ciência que se dedica ao estudo da estrutura do corpo humano. A palavra anatomia tem origem grega e significa “cortar em partes� ou dissecar. Em seu sentido mais amplo, a anatomia estuda o corpo macro e microscopicamente. Atualmente, utilizamos o termo morfologia para englobar os aspectos macroscópicos (anatomia) e os microscópicos (histologia, citologia, embriologia e ciências afins) do corpo humano. A anatomia é a base do conhecimento das ciências da saúde com aplicação direta na prática clínica, experimental e cirúrgica.
 
1.2. Sistemas orgânicos:
As células são consideradas as unidades biológicas do corpo humano. Elas se organizam em tecidos, que são definidos como um conjunto de células semelhantes para desempenhar a mesma função geral. Os tecidos, por sua vez, reúnem-se para constituir os órgãos, instrumentos de função. Um conjunto de órgãos, de mesma origem e estrutura, cujas funções se integram para realizar funções complexas, denomina-se sistema. Em conjunto, os sistemas constituem o corpo humano. Embora o corpo humano seja resultado da integração de todos os sistemas, há alguns sistemas que, devido a relações mais íntimas no desenvolvimento, na localização, na função e por razões didáticas, podem ser associados ou agrupados sendo chamados de aparelhos.
Os sistemas que em conjunto compõem o organismo do indivíduo são: sistema esquelético, sistema articular, sistema muscular, sistema cardiovascular, sistema linfático, sistema respiratório, sistema digestório, sistema urinário, sistema genital masculino, sistema genital feminino e sistema nervoso.
 
1.3. Normalidade, variação anatômica, anomalia e monstruosidade:
O termo normal, em medicina, significa sadio. Em anatomia, o termo normal é também utilizado para definir a estrutura mais frequente, ou seja, que é encontrada no mais alto número ou na mais alta percentagem, estatisticamente significativo, de indivíduos da espécie humana. A variação anatômica é um pequeno desvio do aspecto anatômico normal de uma estrutura sem que haja prejuízo a função. Anomalia é uma alteração, congênita ou adquirida, do padrão de normalidade de uma estrutura que causa prejuízo à função. A monstruosidade é uma anomalia tão acentuada que interfere no desenvolvimento do corpo sendo incompatível com a vida.
 
1.4. Terminologia anatômica:
A terminologia anatômica é o vocabulário ou lista de termos anatômicos, palavras ou expressões utilizadas para designar as partes do corpo humano. Surgiu da necessidade de diminuir a quantidade, padronizar e uniformizar os termos anatômicos utilizados em todo mundo, através de uma só lista oficial. A terminologia anatômica é resultado da ação conjunta da Comissão Federativa da Terminologia Anatômica (CFTA) e de 56 associações que são os membros da Federação Internacional de Associações de Anatomistas (FIAA), única entidade internacional que representa todos os aspectos da anatomia e as associações anatômicas.
 
1.5. Partes do corpo:
O corpo humano se divide em cabeça, pescoço, tronco (tórax, abdome, pelve e dorso), e membros superiores (cíngulo do membro superior, axila, braço, cotovelo, antebraço e mão) e membro inferior (cíngulo do membro inferior, quadril, coxa, joelho, perna e pé).
 
1.6. Posição anatômica:
A posição anatômica é o padrão de referência para se estudar o corpo humano como um todo ou suas partes. O indivíduo está ereto (em posição ortostática), com os membros superiores pendentes naturalmente, adjacentes ao corpo, de cada lado do tronco, com o olhar fixo no horizonte, face voltada para frente, palmas para frente com os dedos justapostos, membros inferiores unidos, com os pés juntos e com as pontas dos dedos também dirigidas para frente.
 
1.7. Planos de delimitação e secção do corpo humano:
Os planos de delimitação do corpo humano incluem o anterior ou ventral, o posterior ou dorsal, o superior ou cranial, o inferior ou podálico e os laterais. Os planos de secção do corpo humano são representados pelos planos sagital mediano, sagital paramediano, frontal ou coronal e o transversal ou horizontal. Os eixos de movimento são o sagital (ântero-posterior), o longitudinal (crânio-podálico) e o transversal (látero-lateral).
 
1.8. Termos gerais:
Para estudar a forma, a posição e as relações dos órgãos e estruturas do corpo é necessário compreender os termos anatômicos de posição e direção como: anterior, posterior, superior, inferior, lateral, ventral, dorsal, cranial, caudal, transversal, longitudinal, axial, mediano, medial, intermédio, médio, externo, interno, superficial, profundo, distal, proximal, palmar e plantar. 
 
1.9. Princípios gerais de construção do corpo humano:
O corpo humano é construído segundo alguns princípios fundamentais que prevalecem para os vertebrados, como os seguintes:
 
Antimeria: o plano mediano divide o corpo humano em duas metades, direita e esquerda. Estas metades são denominadas antímeros e são semelhantes, morfológica e funcionalmente, donde dizer-se que o homem, como os vertebrados, é construído segundo o princípio da simetria bilateral. Na realidade, não há simetria perfeita porque não existe correspondência exata de todos os órgãos. Ela é mais evidenciada durante o desenvolvimento (embriologia).
 
Metameria: por metameria entende-se a superposição, no sentido longitudinal, de segmentos semelhantes, cada segmento correspondendo a um metâmero. Mais ainda do que a antimeria, a metameria é muito evidente na fase embrionária, conservando-se no adulto em algumas estruturas como, por exemplo, na coluna vertebral (sobreposição das vértebras) e caixa torácica (sobreposição das costelas deixando entre elas os espaços chamados de espaços intercostais).
 
Paquimeria: é o princípio segundo o qual o segmento axial do corpo do indivíduo é constituído, esquematicamente, por dois tubos. Estes tubos, denominados paquímeros são representados pelo anterior (ou ventral) e pelo posterior (ou dorsal). Paquímero anterior, maior, contém a maioria das vísceras e, por essa razão, é também chamado de paquímero visceral. O paquímero posterior compreende a cavidade craniana e o canal vertebral(situado dentro da coluna vertebral) e aloja o sistema nervoso central: o encéfalo, na cavidade craniana, e a medula espinhal, no canal vertebral da coluna; esta é a razão pela qual ele também é denominado paquímero neural.
Estratificação: é o princípio segundo o qual o corpo humano é constituído por camadas, estratos, telas ou túnicas, que se sobrepõem, reconhecendo-se, portanto, uma estratimeria ou estratificação.
	
	 Aplicação Prática Teórica
 Textos:
1.   VAN DE GRAAFF. Anatomia Humana. 6. ed. Barueri, SP: Manole, 2003 (Capítulo 2, p. 33-40); 
2.   DÂNGELO; Fattini. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2007 (Capítulo 1);
3.   MOORE; Agur. Fundamentos de Anatomia Clínica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. (Capítulo 1, p. 1-6).

Outros materiais