Buscar

APRESENTAÇÃO MONOGRAFIA FINAL (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

OBTENÇÃO DO LEITE EM PÓ
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Faculdade de Farmácia
Jacqueline Weis Bonfanti, Juliana Strelow,
Liana Abreu, Pâmela Silva e 
Suelen Freitas
PORTO ALEGRE
JUNHO 2012
O leite na história...
Leite em Pó
Derivado do leite natural
Produto obtido por desidratação de leite integral, desnatado ou parcialmente desnatado
Possui mesmo valor nutritivo que o leite líquido
Não necessita de refrigeração, pois a baixa umidade inibe o desenvolvimento de microorganismos 
OBJETIVO
Salientar as operações unitárias utilizadas no processo de obtenção do leite em pó, bem como, os equipamentos mais adequados para cada operação, seus parâmetros e critérios que nos levaram a escolhê-los.
Fases de Fabricação do Leite em Pó
MATERIAIS E MÉTODOS
Matéria-prima:
Leite
Pré tratamento
Filtração
Resfriamento
Estocagem
Centrifugação
Padronização de gordura
Pasteurização
Evaporação
Mistura
Secagem
Leite em Pó
Envase
Clarificação
OPERAÇÕES UNITÁRIAS
Filtração
Centrifugação
Evaporação
Mistura
Secagem
EQUIPAMENTOS
Módulo de Filtração com membrana de 1µm
Critérios de Escolha: este equipamento foi escolhido, pois retira todas as impurezas e contaminantes com tamanho maior que 1µm. Retira impurezas como bactérias, células de leveduras, pigmentos de tinta, poeira, entre outros.
 Parâmetros Críticos: porosidade da membrana, volume de matéria-prima e força motriz.
 Avaliação do equipamento: o equipamento é eficiente para retirar as impurezas com tamanho maior que o poro do filtro. Como será realizada uma pasteurização, essa filtração não necessita ter um poro de menor tamanho, pois as impurezas que não foram retiradas aqui, e que possam contaminar o leite, serão retiradas na pasteurização. 
Centrífuga de Discos
Critérios de Escolha: este equipamento foi escolhido, pois permite uma melhor separação entre o leite e a gordura por diferença de densidade. Além disso, realiza separação S-L. 
 Parâmetros Críticos: velocidade angular, densidade da matéria-prima e volume da partícula.
 Avaliação do equipamento: o equipamento é eficiente, pois separa a gordura de acordo com a densidade e dificulta a sedimentação devido à pequena diferença de densidade entre o leite e a gordura. 
Evaporador a vácuo
Critérios de Escolha: este equipamento foi escolhido, pois é o mais adequado para a concentração do leite visando retirar parcialmente a água e a uma temperatura baixa evitando modificações na estrutura do leite.
 Parâmetros Críticos: temperatura.
 Avaliação do equipamento: o equipamento se mostra muito eficiente, pois concentra a matéria-prima através da retirada de água, mantendo as estruturas da matéria-prima, o leite. A vantagem do vácuo é realizar a operação de evaporação em uma temperatura menor, garantindo assim a preservação das propriedades do leite. 
Agitador Rotatório de pás curtas
Critérios de Escolha: este equipamento foi escolhido, pois é o mais adequado para homogeneizar os grânulos de gordura do leite, evitando que a gordura que ainda está no leite sedimente.
Parâmetros Críticos: viscosidade da matéria-prima, velocidade e densidade da matéria-prima.
 Avaliação do equipamento: este equipamento é muito eficiente ao homogeneizar a solução da matéria-prima através das pás curtas. 
Spray-dryer com ciclone acoplado
Critérios de Escolha: estes equipamentos foram escolhidos por secar, evita a oxidação, hidrólise, crescimento bacteriano e recolher o produto obtido.
Parâmetros Críticos: área a ser seca, temperatura e umidade.
 Avaliação do equipamento:este equipamento é eficiente em retirar a umidade do produto e evitar a oxidação, hidrólise e crescimento bacteriano. E o ciclone irá recolher o leite em pó formado. 
CONCLUSÃO
O leite em pó é um produto lácteo muito importante visto que, é um alimento amplamente utilizado, principalmente por bebês e crianças, obtido através de operações unitárias como filtração, evaporação, centrifugação, mistura e secagem.
Este trabalho possibilitou a aplicação dos conhecimentos de operações unitárias obtidos na disciplina de Operações Unitárias Farmacêuticas na decisão das melhores operações unitárias e dos melhores equipamentos para serem usados na obtenção do produto – leite em pó - visando obter o melhor rendimento, manutenção da cor, solubilidade e valor nutricional.
Os parâmetros críticos dessa técnica foram: temperatura, densidade, viscosidade, tamanho das partículas e umidade.
Percebemos também, o quão importante é o conhecimento de operações unitárias, uma vez que elas estão presentes no nosso dia-a-dia e são através delas que é possível a obtenção de produtos para nosso consumo, como alimentos, medicamentos, materiais de limpeza e produtos em geral.
BIBLIOGRAFIA
A linha do tempo do leite na história. Disponível em: http://www.bebaleite.com.br/materia.asp?id_materia=542 Acesso em: 24 jun. 2012
 
Como é feito o leite em pó. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/90336428/COMO-E-FEITO-O-LEITE-EM-PO Acesso em: 21 jun. 2012
 
Guerra, Roberta B., Neves, Elisa C. A., Pena, Rosinelson S. - Caracterização e processamento de leite bubalino em pó em secador por nebulização - Ciênc. Tecnol. Aliment. vol.25 no.3 Campinas July/Sept. 2005
 
Itambé. Disponível em: http://www.itambe.com.br Acesso em: 12 jun. 2012
 
 
Nestlé. Disponível em: http://www.nestleprofessional.com Acesso em: 12 jun 2012.
 
PONTE, Cynthia Isabel Ramos Vivas. Apostila da disciplina de Operações Unitárias Farmacêuticas 2012/1. Editora da UFRGS, 2011.
 
VENTURINI., Katiani Silva,, SARCINELLI., Miryelle Freire,SILVA., Luís César, - Processamento do Leite
 
 
VINAGRE. Roberto Diniz,,DINIZ. Edna Maria Albuquerque,,VAZ. Flávio Adolfo Costa,- Leite humano: um pouco de sua história
OBTENÇÃO DO LEITE EM PÓ
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Faculdade de Farmácia
Jacqueline Weis Bonfanti, Juliana Strelow,
Liana Abreu, Pâmela Silva e 
Suelen Freitas
PORTO ALEGRE
JUNHO 2012

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais