12 - item 6.3

12 - item 6.3

Disciplina:Contabilidade Social e Balanço de Pagamentos119 materiais1.350 seguidores
Pré-visualização3 páginas
brasileiros
Até o advento da Lei da Responsabilidade Fiscal (LRF), o Banco Central podia emitir títulos próprios para efeitos de condução da política monetária (controle da oferta de moeda). A LRF (lei n° 101/2001) vedou essa possibilidade e hoje o BC opera a política monetária exclusivamente com títulos emitidos pelo Tesouro Nacional.
Os títulos públicos podem ser emitidos com três finalidades:
1. financiar o déficit orçamentário;
2. realizar operações para fins específicos definidos em lei;
3. refinanciar a dívida pública
O Banco Central atua como agente financeiro do Tesouro na colocação desses títulos no mercado (seja por via de leilões, seja por via direta) e utiliza esses títulos já emitidos para a realização das operações de mercado aberto (open), as quais visam exclusivamente o controle da liquidez.
As operações de open podem ser definitivas ou compromissadas. Operações compromissadas são operações de compra ou venda de títulos com compromisso de revenda ou recompra dos mesmos títulos em data futura, anterior ou igual à data de vencimento dos títulos. Já as operações definitivas são operações de compra ou venda final de títulos, sem compromisso de revenda ou recompra.

*
*

Informações sobre os principais títulos públicos brasileiros
A quase totalidade das operações compromissadas tem prazo de um dia útil, sendo conhecidas como operações overnight. A taxa Selic, então, é a média das taxas de juros praticadas nas operações compromissadas de prazo de um dia útil com títulos públicos federais registrados no SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), liquidadas no próprio SELIC ou em sistemas operados por câmaras de compensação e de liquidação de ativos.
A maior parte dos títulos públicos (cerca de 95%) fica registrada e custodiada no SELIC, administrado pelo BC, ficando o restante na CETIP (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos), também administrada pelo BC.
A tabela a seguir apresenta os títulos públicos federais hoje existentes no Brasil, bem como suas principais características.

*
*

Informações sobre os principais títulos públicos brasileiros