Gestao Ambiental
14 pág.

Gestao Ambiental


DisciplinaQualidade Gestao Negocios19 materiais91 seguidores
Pré-visualização3 páginas
legal. 
O sucesso do SGA depende do comprometimento de todos os níveis e funções da empresa, especialmente da alta administração. Um sistema deste tipo permite a uma organização estabelecer e avaliar a eficácia dos procedimentos destinados a definir uma política e objetivos ambientais, atingir a conformidade com eles e demonstrá-la a terceiros.
 A finalidade da ISO 14001 é equilibrar a proteção ambiental e a prevenção de poluição com as necessidades socioeconômicas. Ela é reconhecida mundialmente como um meio de controlar custos, reduzir os riscos e melhorar o desempenho. 
Metodologia
Existe uma metodologia prática a seguir \u2013 A abordagem de melhoria contínua Planejar-Fazer-Checar-Agir (PDCA) para gerenciar um SGA. A interpretação da ISO 14001 do modelo PDCA é demonstrada abaixo. A ISO 14001 também adiciona quatro pontos de enfoque para a Gestão Ambiental, um para cada elemento do modelo PDCA.
Abaixo será explicado cada tópico separadamente:
Política Ambiental: A organização deve definir a política ambiental da organização e assegurar que: 
Seja apropriada à natureza, escala e impactos ambientais de suas atividades, produtos ou serviços; 
Inclua o comprometimento com a melhoria contínua e com a prevenção de poluição; 
Inclua o comprometimento com o atendimento à legislação e normas ambientais aplicáveis, e demais requisitos subscritos pela organização; 
Forneça a estrutura para o estabelecimento e revisão dos objetivos e metas ambientais; 
Seja documentada, implementada, mantida e comunicada a todos os empregados; 
Esteja disponível para o público.
Planejamento: A organização deve estabelecer e manter procedimento(s) para identificar os aspectos ambientais de suas atividades, produtos ou serviços que possam por ela ser controlados e sobre os quais presume-se que ela tenha influência, a fim de determinar aqueles que tenham ou possam ter impactos significativos sobre o meio ambiente. A organização deve assegurar que os aspectos relacionados a estes impactos significativos sejam considerados na definição de seus objetivos ambientais.
Implementação e Operação: A administração deve fornecer recursos essenciais para a implementação e o controle do sistema de gestão ambiental, abrangendo recursos humanos, qualificações específicas, tecnologia e recursos financeiros. A alta administração da organização deve nomear representante(s) específico(s) que, independentemente de outras atribuições, deve(m) ter funções, responsabilidades e autoridade definidas para: 
Assegurar que os requisitos do sistema de gestão ambiental sejam estabelecidos, implementados e mantidos de acordo com esta Norma; 
Relatar à alta administração o desempenho do sistema de gestão ambiental, para análise crítica, como base para o aprimoramento do sistema de gestão ambiental.
Verificação e Ação corretiva: A organização deve estabelecer e manter procedimentos documentados para monitorar e medir, periodicamente, as características principais de suas operações e atividades que possam ter um impacto significativo sobre o meio ambiente. Tais procedimentos devem incluir o registro de informações para acompanhar o desempenho, controles operacionais pertinentes e a conformidade com os objetivos e metas ambientais da organização. Os equipamentos de monitoramento devem ser calibrados e mantidos, e os registros desse processo devem ficar retidos, segundo procedimentos definidos pela organização. 
A organização deve estabelecer e manter um procedimento documentado para avaliação periódica do atendimento à legislação e regulamentos ambientais pertinentes.
Análise crítica pela Administração: A alta administração da organização, em intervalos por ela predeterminados, deve analisar criticamente o sistema de gestão ambiental, para assegurar sua conveniência, adequação e eficácia contínuas. O processo de análise crítica deve assegurar que as informações necessárias sejam coletadas, de modo a permitir à administração proceder a esta avaliação. Essa análise crítica deve ser documentada. 
A análise crítica pela administração deve abordar a eventual necessidade de alterações na política, objetivos e outros elementos do sistema de gestão ambiental, da mudança das circunstâncias e o comprometimento com a melhoria contínua.
4.2. Principais enfoques
Além das principais abordagens do ciclo PDCA, existem outros 4 enfoques, que mesmo não presente na norma se fazem importantíssimo. São princípios fundamentais que o ajudarão a manter-se inteiramente dentro do espírito da norma.
Comprometimento - relacionado ao \u201cPlanejamento\u201d no modelo PDCA. 
Este comprometimento deve vir da alta administração. Um sistema de gestão somente pode ser verdadeiramente efetivo se for apoiado pelo comprometimento total da alta administração.
Prevenção \u2013 relacionado à \u201cImplementação e Operação\u201d no modelo PDCA.
É melhor prevenir do que corrigir, assim se economiza tempo e dinheiro.
Checagem \u2013 relacionado à \u201cVerificação e Ação Corretiva\u201dno PDCA.
A legislação não tem apenas que ser cumprida, mas é necessário um sistema que possibilite identificar riscos de não-conformidades ou não-conformidades propriamente ditas. É preciso prover evidência de processos de sistemas projetados para corrigir e prevenir futuros incidentes.
Melhoria contínua \u2013 relacionada à \u201cAnálise Crítica pela Administração\u201d
O SGA deve ser projetado para atingir melhoria contínua e, como conseqüência, a organização constantemente evolui, tornando-se melhor, mais forte, enxuta e eficiente.
Bibliografia
http://www.bsibrasil.com.br/documentos/What_is_14KBR.pdf
http://www.smsengenharia.com.br/Artigos/ISO%2014001%20USO%20EM%20TREINAMENTO.pdf
http://www.4eetcg.uepg.br/oral/28_1.pdf
http://www.proppi.uff.br/turismo/sites/default/files/iso_14000_-_eduardo.pdf
http://www.scribd.com/doc/23550601/NBR-ISO-14001-Gestao-ambiental-requisitos
http://pt.wikipedia.org/wiki/ISO_14000#Subcomit.C3.AA_1:_Sistemas_de_gest.C3.A3o_ambiental
http://pcc2540.pcc.usp.br/Material%202006/ISO%2014001%20%E2%80%93%20Sistema%20de%20Gest%C3%A3o%20Ambiental.pdf