Buscar

Documento (234)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade Tecnologia de Teresina -CE
	I – IDENTIFICAÇÃO
1. CURSO: Bacharelado em Farmácia
2. PERÍODO: 2021.2
3. DISCIPLINA: Química Analítica e Instrumental
4. PROFESSOR(A): Thalyta Pereira Oliveira
Aluna : Maria Andrea de Araújo Alves 
Matrícula: 20112042
Avaliação de aprendizagem 
V – QUESTÕES
 
1. Sobre a Técnica de Espectroscopia de Fluorescência Molecular:
a- Como é feita a medida por fluorescência? Que tipos de compostos podem ser analisados por fluorescência?
R: As medidas espectroscópicas de absorção molevular na região do Ultravioleta-Visível (UV-Vis) baseiam-se nas interações da radiação com a matéria. ... A técnica consiste em passar luz pela amostra e medir a fração de luz que é absorvida.
b- Defina vantagens e desvantagens da técnica.
R: 
vantagens dessa técnica são a facilidade de preparação da amostra; a possibilidade do uso de amostras em filmes sólidos, amostras líquidas e gasosas; bem como o custo, o tamanho e a versatilidade do equipamento necessário para as análises.
Desvantagens
A fluorescência é uma técnica altamente sensível e os falsos positivos são prováveis ocorrer a menos que as precauções forem tomadas para gravar um sinal genuíno do analyte.
c- Defina algumas aplicações da técnica. 
R: Aplicações. A espectroscopia da fluorescência é útil nas aplicações tais como a detecção e a determinação de compostos orgânicos. As aplicações industriais incluem a qualidade de superfície e a limpeza de teste, como nos processos que envolvem revestir, limpando, ou na lubrificação de superfícies técnicas.
2. Sobre a Técnica de Espectroscopia de Emissão Atômica, responda:
a- O que é o processo de atomização? Em que se baseia?
R: A espectroscopia de emissão atômica baseia-se na emissão de luz, com a relaxação de elétrons elementares dos estados excitados. ✓ Solução da amostra, contendo íons do metal a ser determinado, é introduzida numa chama (por ex., de acetileno e ar).
baseia-se em métodos de análise de elementos de uma amostra, geralmente líquida, que é introduzida em uma chama, na qual ocorrem fenômenos físicos e químicos, como evaporação, vaporização e atomização. ... Assim, um espectro de emissão de um dado elemento pode ser relativamente complexo.
B) Estudamos os métodos de atomização por CHAMA e por PLASMA. Explique a diferença existente entre ambos.
R: Sob elevadas temperaturas no ambiente da chama, segue-se a volatilização destas partículas. Em espectrometria de absorção atômica com chama, a atomização, isto é, a conversão da espécie volatilizada em átomos livres, deverá ser a maior possível para a obtenção do máximo sinal.
O plasma, também conhecido como quarto estado físico da matéria, é formado por uma massa de gás ionizado em altíssima temperatura. ... É comum no nosso cotidiano encontrarmos as substâncias em seus três estados físicos: sólido, líquido ou gasoso.
C) Como ocorre a produção de átomos e íons?
R: 
Todo átomo possui o mesmo número de prótons e elétrons; portanto, todo átomo é eletricamente neutro. Além disso, as substâncias formadas por grupos de átomos também possuem equilíbrio de carga elétrica, sendo eletricamente neutras.
No entanto, um átomo ou um grupo de átomos pode perder ou ganhar elétrons; quando isso ocorre, eles perdem a neutralidade e se tornam íons.
D) Defina algumas aplicações da técnica.
R: que ocorre quando uma substância molecular entra em contato com a água, reagindo e formando íons. ... Entretanto, ao perder ou ganhar elétrons, tais átomos tornam-se espécies químicas eletricamente carregadas, que são denominadas de íons.
Todo átomo no estado fundamental é eletricamente neutro, pois ele possui a mesma quantidade de prótons (partículas positivas) e elétrons (partículas negativas). Entretanto, ao perder ou ganhar elétrons, tais átomos tornam-se espécies químicas eletricamente carregadas, que são denominadas de íons.
 
APÓS A LEITURA DO ARTIGO, RESPONDA AS QUESTÕES
 
Parte 2: Determinação do teor de Ibuprofeno em Medicamento de Referência, Genérico e Similar, por Espectrofotometria Ultravioleta-Visível, em uma Farmácia Comunitária do Município de Jaguaquara, Bahia
 
3. No artigo, sobre a determinação do teor de Ibuprofeno em medicamentos, qual a problemática relata pelos autores?
R: Para garantir o padrão de qualidade de fabricação do ibuprofeno, o mesmo passa por alguns testes de qualidade que possam comprovar e satisfazer os princípios de pureza, eficácia, atividade e inocuidade (SILVA et al., 2014).
4. Quais as propriedades citadas do Ibuprofeno?
R: Composição ibuprofeno CD 90%: ibuprofeno, povidona e amido pré-gelatinizado. **Amidoglicolato de sódio, celulose microcristalina + lactose, estearato de magnésio, álcool polivinílico + dióxido de titânio + talco + macrogol e água purificada.
5. Para garantir o padrão de qualidade de fabricação do ibuprofeno, o mesmo passa por alguns testes de qualidade que possam comprovar e satisfazer os princípios de pureza, eficácia, atividade e inocuidade. Que testes são empregados na determinação da porcentagem do teor de ibuprofeno em comprimidos?
R:
Farmacopéia determina um espectro de absorção na faixa de 240 a 300 nanômetros, da solução a 0,025% (p/v) em hidróxido de Sódio 0,1 M (ANVISA, 2010).
Ao realizar testes para assegurar a qualidade e o teor de um determinado medicamento é importante para garantir que o tratamento do paciente que adquire o medicamento seja de fato eficaz e que traga melhorias para sua condição de saúde .
6. Qual o objetivo deste estudo?
R; é verificar o teor de qualidade do ibuprofeno comercializado em uma farmácia comunitária privada do município de Jaguaquara, Bahia, a partir de um padrão de referência escolhido com a finalidade de proporcionar resultados satisfatórios quanto à qualidade do medicamento em questão.
7. Como foi realizado o procedimento metodológico da análise?
R;
A metodologia do trabalho é do tipo experimental no qual utilizou-se para determinação do teor de ibuprofeno, o método proposto por Storpirtis et al (1999) que emprega a análise espectrofotométrica na região ultravioleta (UV) em meio alcalino. Foi usado o espectrofotômetro (QUIMIS U2M) selecionando o comprimento de onda 264 nanômetros.
8. Segundo a Farmacopeia Brasileira (2010) qual a quantidade ideal de concentração de ibuprofeno que deve ser encontrada em um comprimido? Diante da farmacopeia, como os resultados encontrados?
R: Segundo a Farmacopeia Brasileira (2010) a quantidade ideal de concentração de ibuprofeno que deve ser encontrada em um comprimido deve compreender em uma faixa de 90,0% a 110,0% de média de teor de concentração.
9. Quais as conclusões dos autores?
R: De posse desses resultados, pode-se analisar que ainda há muito que se fazer na área de controle de qualidade de grandes indústrias farmacêuticas para garantir que o medicamento chegue para o paciente com todos os requisitos de qualidade assegurados.
Garantir que o medicamento seja produzido sob rigoroso controle e de acordo com as Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos repercute diretamente na saúde pública de uma população, ao passo que concentrações superiores ou inferiores de um determinado fármaco podem vir a alterar e prejudicar uma terapia, agravando até o estado do paciente.

Outros materiais