Buscar

Quest Neuro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Página | 2
	RESUMO
	Nome: Ariosvaldo Alves da Silva Júnior
Matricula: 201201505143
	AV1
	Professor: Israel da Silva Amud
	Fundamentos de Neuroanatomia
	Introdução: 
	
1– Substância Branca 
 A substância branca é a região do sistema nervoso que possui os axônios e as fibras nervosas formadas pelos neurônios, na medula ela forma agrupamentos de fibras (maioria mielínicas ascendentes ou descendentes) conhecidos como funículos. A medula possui três funículos principais: o funículo anterior, o funículo lateral e o funículo posterior. 
As fibras nervosas presentes nestes funículos estão organizadas em tractos e fascículos que formam as vias ascendentes e descendentes responsáveis pela transmissão de impulsos nervosos pelo organismo.
1.1– Funículos
Funículo posterior: região entre o sulco mediano posterior e o sulco lateral posterior;
Funículo lateral: região entre o sulco lateral posterior e o sulco lateral anterior; 
Funículo anterior: região entre a fissura mediana anterior e o sulco lateral anterior. 
	Vias Ascendentes:
	
2 – Vias Ascendentes
 São fibras da medula que se relacionam com as fibras que entram pela raiz dorsal trazendo impulsos aferentes de varias partes do corpo. Existem as vias ascendentes do funículo posterior, do funículo anterior e do funículo lateral.
2.1– Via do funículo posterior ou dorsal: 
 Dois fascículos constituem este funículo: o grácil e o cuneiforme. Estes fascículos conduzem informação sensorial primária da propriocepção consciente dos sentidos de posição e vibração, do tato discriminativo (diferencia a textura dos objetos) e da estereognosia (é a habilidade de reconhecer ou identificar a forma e os contornos dos objetos através do tato).
2.1.1– O fascículo grácil tem inicio em torno de L2 da coluna vertebral e termina no núcleo grácil do bulbo; é formado de raízes sacrais, lombares, torácicas baixas e cóccigeas que penetram na coluna vertebral. Sua função é trazer impulsos dos membros inferiores, pelve e abdômen baixo. 
2.1.2– O fascículo cuneiforme está presente na coluna torácica alta e é formada por raízes nervosas cervicais e torácicas superiores. Ele termina no núcleo cuneiforme do bulbo e conduz impulsos vindos dos membros superiores e metade superior do tronco.
2.2– Via ascendente do funículo anterior:
 Situada na coluna posterior seus neurônios cruzam o plano mediano e formam o tracto espino-talâmico anterior cujas fibras terminam no tálamo. Estas fibras possuem capacidade de identificar pressão e tato leve.
2.3– Vias ascendentes do funículo lateral:
Tracto espino-talâmico lateral: responsável pela condução de impulsos para percepção de temperatura e dor;
Tracto espino-cerebelar posterior: responsável pela propriocepção;
Tracto espino-cerebelar anterior: controle da motricidade somático pelo cerebelo.
	Vias Descendentes:
	
3 – Vias Descendentes
 São fibras que se originam no córtex e tronco encefálico que fazem sinapse com neurônios medulares. Existem diversas vias, algumas são viscerais e sensoriais, entretanto as vias mais importantes são as vias descendentes somáticas, responsáveis pela atividade motora, elas são divididas em dois grandes grupos: 
3.1– Pirâmidais: 
 São vias que antes de atingir a medula passam pelas pirâmides bulbares; originam-se no córtex cerebral e conduzem impulsos através coluna anterior da medula e são representadas pelo tracto cortiço-espinhal anterior e cortico-espinhal lateral. 
No seu trajeto até o bulbo ambos os tractos constituem um único feixe, o tracto cortico-espinhal, quando chega no nível das pirâmides bulbares parte deste tracto se divide e cruza o plano medial formando o tracto cortico-espinhal lateral, a outra parte continua na coluna anterior formando o tracto cortico-espinhal anterior. Este tracto em seu nível terminal (medula torácica ou sacral) cruza o plano medial e termina realizando sinapse com neurônios motores situados do lado oposto ao que entrou na medula. Assim conclui-se que um hemisfério cerebral comanda os neurônios motores situados do lado oposto aquele no qual entrou na medula, ou seja, um hemisfério comanda os movimentos voluntários do seu lado oposto (exemplo: hemisfério esquerdo comanda os movimentos do lado direito).
3.2– Extrapiramidais:
 São vias que não passam pelas pirâmides bulbares antes de atingir a medula. Estas vias são: o tecto-espinhal, vestíbulo-espinhal, rubro-espinhal e reticulo espinhal. Todas estas vias terminam na medula realizando sinapse com neurônios internunciais que por sua vez se conectam com neurônios motores e exercem sua função motora.
Tracto rubro-espinhal: origina-se no núcleo rubro do mesencéfalo e controla os músculos responsáveis pela motricidade da parte distal dos membros (mãos e pés).
Tracto vestíbulo-espinhal e reticulo-espinhal: originam-se nos núcleos vestibulares do IV ventrículo e na formação reticular do tronco encefálico respectivamente. Possuem importante função na manutenção da postura e equilíbrio.
Tecto-espinhal, reticulo-espinhal e vestíbulo-espinhal: controlam a musculatura axial e apendicular proximal.

Outros materiais