Buscar

Análise semiótica de uma placa de trânsito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A semiótica distingue-se da linguística por ter, dentre seus objetos de estudo, os signos não verbais. A linguagem não verbal, por sua vez, é a linguagem que se expressa por meio de outros signos que não palavras. Baseado nos conceitos estudados na unidade 1, observe os signos verbais e não verbais na imagem apresentada a seguir:
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Placa_rod_anchieta.svg#/media/Ficheiro:Placa_rod_anchieta.svg
E escreva um texto em que você faça uma análise que responda às questões a seguir. 
1) Quais os signos verbais presentes na imagem? Quais informações eles nos fornecem?
2) Quais os signos não verbais presentes na imagem? Quais informações eles nos fornecem?
3) A substituição arbitrária dos signos não verbais presentes na imagem causaria prejuízos à sua leitura?
1) Os signos verbais representam a linguagem escrita, na imagem temos a sigla SP, 150 e Anchieta. As informações que eles nos fornecem é que se trata de uma localização, 150 quilômetros da estrada SP (São Paulo) para chegar na Anchieta.
2) Os signos não verbais utilizam de elementos visuais para ser efetivado, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito. O retângulo azul e o retângulo vazado branco fornecem a informação para que seja possível identificar que é uma placa de trânsito. O pentágono branco, o qual envolve um número, podemos interpretar através de informações posteriores sobre ser uma placa de trânsito, que é a quilometragem restante. 
3) A substituição desses signos poderia causar prejuízos, porque um complementa com o outro, pois se trata de um signo semiótico que faz parte do sistema de trânsito que deve ser respeitado. Além disso, a forma com a qual os elementos estão dispostos com a alteração dos signos não verbais, poderia causar prejuízos à sua leitura. Uma vez que, sem o pentágono a informação SP e 150 não ficaria em destaque, podendo confundir o observador, o fazendo gastar mais tempo para compreender a informação ou mesmo nem conseguindo entender. E já sem o retângulo azul e o retângulo vazado branco seria prejudicial, pois consequentemente a placa não conseguiria ser identificada facilmente, perdendo sua função de alertar o condutor sobre algo.

Continue navegando