Buscar

Ciências Moleculares e Celulares Questões AVA Unidade 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Ciências Moleculares e Celulares
U3S1
1. A membrana plasmática está presente em todas as células e executa importantes papéis no funcionamento celular. Com base nessa informação, leia as proposições seguintes e depois identifique a alternativa correta. I – A água movimenta-se sempre de um meio hipotônico para um meio hipertônico com o objetivo de que se atinja a mesma concentração em ambos os meios através de uma membrana semipermeável. II – O transporte de grandes moléculas para o interior da célula pode ser realizado por exocitose, por meio de expansão de regiões do citoplasma, chamadas de pseudópodes. III – A formação da membrana plasmática é por uma dupla camada fosfolipídica com proteínas mergulhadas nestas camadas. IV – O glicocálix desempenha importante função de proteção da membrana e ainda atua no reconhecimento celular. É verdadeiro o que se afirma apenas em: 
	Resposta: I, III e IV. 
2. O modelo de mosaico fluido proposto por Singer e Nicholson definiu a estrutura da membrana plasmática. Indique a seguir a alternativa correta referente a esse modelo. 
	Resposta: Esse modelo admite uma estrutura de membrana não rígida, que permite uma fluidez das suas moléculas, sendo formada por dupla camada de fosfolipídios na qual há proteínas mergulhadas. 
3. A membrana plasmática possui funções vitais nas células eucariontes, e um dos destaques são estruturas como os cílios, que aparecem em células epiteliais do sistema respiratório, para ajudar na dispersão de muco e movimento das partículas. Outra especialização da membrana são os flagelos que no ser humano aparecem nos espermatozoides. Desta forma, qual organela está envolvida na formação dos cílios e flagelos? Assinale a alternativa CORRETA. 
	Resposta: Centríolos. 
4. Assinale a alternativa correta a respeito da membrana lipoproteica. 
	Resposta: Está envolvida em processos como a fagocitose e a pinocitose. 
5. Atualmente, para explicar a disposição dos elementos que compõema membrana plasmática, é aceito o modelo mosaico fluído. O desenho a seguir representa esse modelo. Indique quais estruturas são presentadas pelos números 1 e 2. 
	Resposta: 1-Fosfolipídios e 2-Proteínas. 
6. Com o aquecimento global, cada vez mais estamos sofrendo com diasmuito quentes e secos. Em um clima destes, um viajante anda por dois dias privado de água. Durante esse período, o que ocorreu? 
	Resposta: Aumento da pressão osmótica do plasma sanguíneo, devido ao aumento da concentração do sódio. 
U3S2
1. A comunicação celular é fundamental para a sobrevivência celular, imagine uma cidade sem sinal de internet o caos estaria instalado e a resolução dos problemas seria muito mais lenta em uma célula se os sinais falharem. As consequências podem ser tão sérias que o organismo pode não se recuperar (patologias degenerativas) e ser levado à morte. Referente aos sinalizadores celulares defina a alterativa correta. 
	Resposta: Moléculas sinalizadoras extracelulares são reconhecidas por receptores específicos localizados na superfície da membrana plasmática ou no citoplasma das células-alvo. 
2. Da classe de ácidos graxos essenciais, podemos destacar o ácido araquidônico, formado por uma cadeia de 20 carbonos e 4 duplas ligações. Sobre o ácido araquidônico, é correto afirmar que: 
	Resposta: Ele está presente nas membranas das células corporais e é o precursor da produção de eicosanoides, através da via metabólica da cascara do ácido araquidônico.
3. Está correto afirmar que: 
a. A ligação ligante/receptor dispara uma cascata de sinalização celular que amplifica o sinal e acaba por modificar o comportamento celular. Correto 
b. A ligação ligante/receptor constitui-se somente de sinais elétricos para moléculas hidrofóbicas. 
c. A ligação ligante/receptor dispara uma resposta para várias moléculas ao mesmo tempo. 
d. A ligação ligante/receptor está presente em todas as partes do organismo, em moléculas inespecíficas. 
e. A ligação ligante/receptor dispara sinais químicos para uma molécula lipossolúvel.
4. Quais são as formas de comunicação entre as células? 
	Resposta: Sinalização parácrina, autócrina, intrácrina, endócrina, sináptica e neuroendócrina. 
5. Quais são os quatro tipos de receptores de superfície celular de ligantes hidrossolúveis? 
	Resposta: Receptores acoplados a canais iônicos, acoplados a proteína G, acoplados em enzimas (adenilciclase, guanilciclase, tirosina cinase e fosfolipases A2 e C) e transcrição gênica (receptores nucleares). 
 
6. A tirosina pode ser encontrada em peixes e nozes, é um importante composto do organismo humano, e é composto quimicamente por .........................., sendo produzido na glândula .................. é armazenado no interior da célula pela proteína ...................sendo liberado no ......................... Mediante sua solubilidade e localização do receptor, a tirosina é classificada como um hormônio .................. 
	Resposta: Aminoácidos, tireoide, tireoglobulina, sangue, lipofílico. 
U3S3
1. Naturalmente no organismo ocorre a formação de peróxidos de hidrogênio, que são muito tóxicos ao organismo, caso não ocorra sua degradação, podem surgir doenças relacionadas com a deficiência em enzimas oxidases, isso reflete na falta de uma organela especifica que possui as enzimas especificas contra os radicais livres. Sendo assim, qual é a organela responsável por conter as enzimas que degradam o H2O2? Assinale a alternativa CORRETA. 
	Resposta: Peroxissomos. 
 
2. Qual das alternativas define o citosol? 
	Resposta: O citosol se apresenta em estado aquoso, sendo mais gelatinoso em certos pontos do citoplasma, sua constituição é por água, sais, íons e moléculas de proteínas. 
 
3. A contração muscular é proporcionada pelos filamentos do citoesqueleto celular Identifique a alternativa que apresenta esses filamentos. 
	Resposta: Filamentos de actina associados aos filamentos de miosina. 
4. O citosol do citoplasma celular é caracterizado por sua composição e seu estado físico. Escolha a alternativa que define tais características. 
	Resposta: Apresenta-se em estado aquoso e é formado por água, sais, íons e moléculas de proteicas. 
5. O citoplasma celular compreende três filamentos, um deles exerce maior resistência a tensões mecânicas. Assinale a alternativa que define esse filamento. 
	Resposta: Microtúbulos. 
6. De acordo com os conceitos apresentados nesta seção, identifique as estruturas 1, 2 e 3 da figura.
	Resposta: 1 – Filamentos de actina / 2 – filamentos intermediários / 3 – microtúbulos. 
U3S4
1. O oxigênio proveniente do ar atmosférico é fundamental para os processos nas células eucariontes, ricas em membranas. Este gás é utilizado na geração de energia para as atividades celulares. Como esse gás chega até as células e quem é responsável por sua utilização? 
	Resposta: O oxigênio chega nas células transportado pelos glóbulos vermelhos (hemácias) e as mitocôndrias são responsáveis por seu processamento
2. A dependência das organelas é destacada por seu trabalho em conjunto. A organela responsável pela digestão celular tem suas enzimas sintetizadas no retículo endoplasmático e processadas no complexo de Golgi. Qual é essa organela? 
	Resposta: Lisossomos. 
3. No citoplasma celular existem organelas que atuam na síntese das macromoléculas. Qual é o nome dessa organela? 
	Resposta: Ribossomos. 
4. Em células eucariontes, o retículo endoplasmático atua em parceria com o complexo de Golgi. Marque a alternativa que descreve a atuação destas organelas. 
	Resposta: Sintetiza proteínas e as transfere para o complexo de Golgi, que as concentra e as libera em vesículas que terão diferentes destinos nas células 
 
5. A ação de alguns antibióticos pode ser específica em determinadas organelas. Se a ação for nos ribossomos, qual será a consequência? 
	Resposta: Morte da bactéria por inibir a síntese de proteínas. 
6. Em uma célula saudável, todas as organelas desempenham seu papel em dependência umas das outras. Se retirarmos os lisossomos e ribossomos desta célula, o que aconteceria? 
	Resposta: Serão prejudicadosa digestão celular e a produção de proteínas. 
Avaliação da Unidade
1. As bases nitrogenadas que formam a fita dupla de DNA são específicas, e suas ligações; correlatas. Nesse sentido, imagine que, em uma sequência de fita dupla de DNA que é igual a 140, 20% desse total é de adenina. Com base nisso, responda: qual será a porcentagem de guanina? 
	Resposta: 42 
2. O núcleo celular possui o material genético que vai definir todas as características de um novo organismo. Com base nisso, assinale a alternativa correta em relação ao DNA: 
	Resposta: O DNA controla a produção de proteínas que controlam as atividades celulares. 
3. No mundo atual, os pet shops estão em destaque, pois os bichos de estimação são cada vez mais requisitados. Imagine que, ao entrar em um desses estabelecimentos, você encontre dois cães da mesma raça, um com cauda e outro sem ela. Com seus conhecimentos sobre hereditariedade, é possível afirmar que:
	Resposta: Os dois animais possuem o mesmo genótipo e fenótipos diferentes. 
4. Como mecanismo fundamental na formação dos tecidos e órgão, a diferenciação celular se inicia na fase embrionária. Sobre as células tronco, é correto afirmar: I – Células-tronco embrionárias são encarregadas de promover o desenvolvimento do embrião até que se torne um organismo totalmente constituído. II – Células-tronco só são encontradas na fase embrionária. III – Células-tronco adultas ou pós-natal são precursoras do organismo já desenvolvido. É verdadeiro o que se afirma: 
	Resposta: Apenas em I e III. 
5. Para que um ser pluricelular seja formado, é necessário haver a multiplicação das células, que ocorre graças ao processo de divisão celular. Sobre o ciclo celular, especificamente a interfase, é correto afirmar que: 
	Resposta: Essa fase corresponde ao período em que a célula não está em divisão.

Outros materiais