A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
REPRESENTAÇÃO DESCRITIVA 2

Pré-visualização | Página 1 de 2

ABARITO | Avaliação II - Individual (Cod.:686767)
A+Alterar modo de visualização
Peso da Avaliação1,50
Prova40052240
Qtd. de Questões10
Acertos/Erros10/0
Nota10,00
1No Brasil, diversas iniciativas foram e continuam a ser desenvolvidas para estimular não apenas a economia dos recursos das bibliotecas menores, mas também para facilitar a participação destas em projetos, como o de cooperação global de dados. Essas ações possibilitam a criação de grandes redes de cooperação técnica e intercâmbio de dados, principalmente na área da catalogação. Diante desta afirmação, analise as sentenças a seguir:
I- O extinto Serviço de Intercâmbio de Catalogação, o SIC, foi uma das primeiras iniciativas formais de estruturação de redes de informação e compartilhamento de recursos de catalogação.
II- A Biblioteca Nacional, por meio de permutas de informações entre bibliotecas, oportuniza às demais bibliotecas a possibilidade de manter seu registro bibliográfico sempre atualizado.
III- Não se vislumbra, no Brasil, ações expressivas que objetivam apoiar o desenvolvimento e manutenção dos acervos automatizados.
IV- O Consórcio Eletrônico de Bibliotecas tem como objetivo ampliar o compartilhamento de informações e a cooperação na catalogação em nível nacional.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença II está correta.
B
As sentenças I e III estão corretas.
C
As sentenças III e IV estão corretas.
D
As sentenças I, II e IV estão corretas.
2Os catálogos, quando elaborados no contexto das Tecnologias da Informação da Comunicação - TICs -, também permeiam os processos inerentes à Representação Descritiva - Catalogação - ditos mais tradicionais. Estes processos podem ser divididos em três principais eixos, a saber: representação formal, representação temática e authority work. No que se referem aos referidos eixos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Representação formal.
II- Representação temática.
III- Authority work.
(    ) Processo de decisão por parte do catalogador, cujo um dos objetivos é manter o vocabulário controlado na construção dos catálogos.
(    ) É a identificação que se refere à busca dos elementos e características que existem nos itens, bem como a descrição propriamente dita destes itens.
(    ) Tem como objetivo definir os pontos de acesso dos temas e/ou assuntos relativos ao documento.
(    ) Permite ao usuário a recuperação do item informacional a partir da identificação do conteúdo dos documentos de acordo com seus aspectos particulares.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
I - II - II - III.
B
II - II - III - I.
C
III - II - II - I.
D
III - I - II - II.
3Com a tecnologia e o uso da internet em evidência na grande maioria das bibliotecas e unidades de informação da atualidade, os catálogos podem ser acessados pelos usuários em qualquer lugar, dentro ou fora dos espaços físicos das bibliotecas. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) "Poupar o tempo do leitor", uma das Leis de Ranganathan, agora é uma realidade.
(    ) A "Portabilidade", uma das qualidades esperadas em um catálogo, passou a ser ainda mais efetiva com o escopo da tecnologia inerente aos catálogos.
(    ) No contexto tecnológico, é possível navegar e explorar informações dentro de um catálogo, mediante a disposição lógica dos dados bibliográficos e de autoridade para além do catálogo, em outros catálogos, mesmo fora da biblioteca.
(    ) A facilidade de manuseio de um catálogo não necessariamente precisa estar no foco de atenção do bibliotecário, a atenção deve ser deslocada para a abrangência da descrição bibliográfica contida em um catálogo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - F.
B
V - V - V - V.
C
V - V - V - F.
D
F - F - V - V.
4Das personalidades que se dedicaram a estudar e propor melhorias para as práticas da catalogação e demais atividades e serviços nas bibliotecas, Antonio Panizzi (1797-1879) foi um dos pioneiros na elaboração de regras de catalogação, ou pelo menos, foi o que influenciou, com maior expressividade, seus colegas de profissão mais contemporâneos na elaboração de novos códigos de catalogação. Ao considerar a atuação de Panizzi nas temáticas relativas à Representação Descritiva - Catalogação, analise as sentenças a seguir:
I- Uma das principais abordagens assumidas por Panizzi e retratadas em suas 71 regras de catalogação era de que todas as edições e traduções de uma obra, independentemente de seus títulos individuais, deveriam ter entradas sob seu título original.
II- Panizzi, foi o primeiro bibliotecário a reconhecer a importância de distinguir as obras para sua recuperação e utilização.
III- Um catálogo, para se tornar mais adequado, para Panizzi, era o que apresentava a indicação de autores e de índice de assunto.
IV- As regras estabelecidas por Panizzi indicavam o estabelecimento de dados, como nome do autor, título, assunto e diretrizes a serem tomadas em caso de obras anônimas.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença II está correta.
B
As sentenças I e III estão corretas.
C
As sentenças II, III e IV estão corretas.
D
As sentenças I, II e IV estão corretas.
5Os estudos atuais acerca da catalogação estão voltados para readequar os catálogos ao escopo das tecnologias, mas é válido reforçar que, independentemente do suporte em que este é elaborado e disponibilizado - virtual/digital ou impresso -, na sua essência, eles continuam a desempenhar as mesmas funções. Sobre os catálogos virtuais/digitais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os catálogos virtuais/digitais também são conhecidos como Catálogos em Linha.
(    ) Quando bem elaborado, oportunizam ao usuário buscar a informação com mais agilidade e rapidez.
(    ) Em decorrência do "bum" informacional com o advento da internet, a elaboração de um catálogo não é acompanhada por um controle mais rigoroso da inserção dos dados que os compõem.
(    ) Implica em um maior controle de inserção dos dados, bem como em uma maior e efetiva padronização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - F - V.
B
V - F - V - F.
C
F - V - F - F.
D
V - V - F - V.
6Dentre os diversificados estudos e ações de diferentes instituições e personalidades em várias partes do mundo, Jewett, Cutter e Panizzi protagonizaram importantes movimentos e transformações que, até os dias atuais, influenciam nas formas de se pensar e fazer a Representação Descritiva - Catalogação. Ao considerar as contribuições Representação Descritiva - Catalogação, de Jewett, Cutter e Panizzi, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Charles Coffin Jewett.
II- Charles Ammi Cutter.
III- Antonio Genesio Maria Panizzi.
(    ) Seu código foi idealizado para operar como um catálogo coletivo.
(    ) Suas regras foram elaboradas considerando o papel e a importância social dos cabeçalhos, ou seja, reconhece-se que os termos e definição de um assunto dependem de um processo que envolve os indivíduos, a sociedade e as instituições organizadas.
(    ) Acreditava que um catálogo alfabético manuscrito, não impresso, seria mais prático e fácil de ser atualizado.
(    ) As regras de como elaborar um catálogo, desenvolvidas por ele, apresentavam: regras de autoria, regras sobre edição, regras sobre referências cruzadas, regras sobre coleções, regras sobre títulos, entre outras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
III - II - II - I.
B
I - III - I - II.
C
II - I - III - II.
D
I - II - III - III.
7Panizzi (1797-1879) causou um enigmático e incontestável impacto, por meio de sua a atuação, em toda as esferas da biblioteconomia moderna, em especial relativo ao rumo da catalogação. Seu trabalho como bibliotecário influenciou fortemente na história da catalogação, inclusive dos bibliotecários e estudiosos que vieram depois dele, em todo mundo. Diante desta afirmação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Panizzi não se dedicou em estabelecer novas práticas

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.