Buscar

Av - Capital de Giro e Analise Financeira

Prévia do material em texto

Av - Capital de Giro e Analise Financeira
Informações Adicionais
Período: 02/08/2021 00:00 à 04/12/2021 23:59
Situação: Cadastrado
Pontuação: 10000
Protocolo: 648435978
1)No início, a administração financeira, ou as finanças empresariais, como preferem alguns autores, era considerada parte do campo das ciências econômicas e começou a se firmar como uma área de estudo independente na década de 1920. Nesta época, as principais preocupações do administrador financeiro eram voltadas à captação de recursos. Sob a influência das teorias administrativas propostas por Taylor, Fayol e Ford, houve a preocupação de melhoria dos aspectos internos voltados para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da estrutura organizacional. Esse enfoque foi reforçado pela crise econômica que ocorreu em 1929/1930.
A partir daí, além desse caráter mais administrativo, a gestão financeira passou a se preocupar com que questão ou questões além da captação de recursos?
Alternativas:
a)Alocação de recursos.
b)Distribuição de dividendos.
c)Aprimoramento da gerência.
d)Liquidez e solvência.
e)Custos de captação.
2)Nas décadas de 1950 e 1960, a administração financeira passou a incluir estudos teóricos e práticos dos ativos e passivos dos balanços das empresas. Isso ocorreu porque foi dada maior ênfase aos investimentos empresariais e à geração de riqueza que as organizações poderiam proporcionar. Essa visão surgiu como consequência da Teoria Geral de Keynes, que defendia o investimento como a preocupação central das nações e das corporações. Foi nesta época que surgiram dois importantes conceitos para a administração financeira: _________________ e ______________. Esta época também marca o nascimento do que se convencionou chamar de moderna teoria de finanças, início marcado pelas proposições de Franco Modigliani e Merton Miller, que receberam o prêmio Nobel de economia em 1985 (Modigliani) e em 1990 (Miller).
As lacunas do texto são corretamente preenchidas pelos termos:
Alternativas:
a)Alocação de recursos e captação de recursos.
b)Ativos e passivos.
c)Retorno do investimento e custo de capital.
d)Risco e retorno.
e)Decisões internas e decisões externas.
3)A administração financeira é fundamental para todas as atividades empresariais e contribui de forma muito forte para o sucesso do negócio, não importando o tipo de organização ou sua atividade. Ela é responsável pela gestão dos fluxos de recursos financeiros, pela captação dos recursos necessários às atividades da empresa e pela aplicação dos recursos financeiros gerados pelo negócio, de modo a atingir os objetivos organizacionais.
O fluxo de recursos citado no texto remete a duas grandes decisões financeiras, que são tomadas de forma incessante por qualquer empresa, qualquer que seja a natureza da sua atividade profissional. Quais são essas decisões?
Alternativas:
a)Decisões de investimento e decisões de financiamento.
b)Decisões de políticas e práticas internas.
c)Decisões internas e decisões externas.
d)Produzir internamente ou terceirizar a produção.
e)Decisões da presidência e da diretoria.
4)Toda decisão financeira é fundamentada nos resultados operacionais apurados pela empresa. Isso quer dizer que é por meio do desempenho operacional que se define a viabilidade econômica de um negócio, projeto, ou empreendimento. Em outras palavras, o lucro operacional define os limites de remuneração dos acionistas, que vão decidir se querem continuar investindo ou não. As decisões de investimento são avaliadas também em função do desempenho operacional, e assim por diante.
O resultado operacional é gerado pela _______________, pela utilização dos seus ________.
As lacunas são corretamente preenchidas pelos termos:
Alternativas:
a)Concorrência – empregados.
b)Alta administração – planejamentos estratégicos.
c)Atividade da empresa – ativos.
d)Gerência – fatores produtivos.
e)Produção – passivos.
5)O balanço patrimonial reflete a situação financeira da empresa em determinado momento (normalmente no fim do ano). Ele é constituído por duas colunas: à esquerda fica o ativo, que representa os bens e direitos de propriedade da empresa, e à direita ficam o passivo (obrigações) e o patrimônio líquido (recursos dos proprietários).
Analise o balanço patrimonial apresentado abaixo:
Com os dados apresentados no balanço patrimonial, o que se pode afirmar quanto à situação financeira da empresa?
Alternativas:
a)Está em equilíbrio porque o ativo circulante é maior que o passivo circulante.
b)Está em equilíbrio porque o passivo circulante é maior que o ativo circulante.
c)Não é possível avaliá-la.
d)Está em desequilíbrio porque o ativo circulante é maior que o passivo circulante.
e)Está em equilíbrio porque o ativo total é igual ao passivo total.
6)Texto-base: A empresa XYZ apresentou a evolução da sua conta caixa em três anos consecutivos, expressos no quadro a seguir.
Você tem intenção de investir na empresa e, de posse destas informações, fez a análise horizontal dessa conta e considerou o ano 1 como base para sua comparação.
Enunciado: Qual é o percentual de crescimento do ano 1 para o ano 2 e do ano 2 para o ano 3, respectivamente, que você apurou na sua análise?
Alternativas:
a)10% e 10%
b)10% e 20%
c)120% e 140%
d)20% e 40%
e)20% e 60%
7)Texto-base: A empresa XYZ está em processo de análise de crédito por uma instituição financeira porque ela precisa de financiamento para a compra de um equipamento muito caro, mas que fará sua produção melhorar muito em termos de quantidade e qualidade. A instituição financeira solicitou para análise diversos documentos, inclusive as demonstrações financeiras da XYZ. No quadro a seguir, o analista de crédito separou o ativo circulante, o passivo circulante e o estoque apresentado no balanço patrimonial da empresa nos últimos quatro anos:
Enunciado: Qual é a liquidez corrente calculada pelo analista para os anos 3 e 4, respectivamente?
Alternativas:
a)1,14 e 1,17
b)1,25 e 1,15
c)1,21 e 1,09
d)1,30 e 1,60
e)1,02 e 2,00
8)Texto-base: A empresa XYZ é uma indústria fabricante de chocolates. Você é um investidor e está interessado em investir na empresa, por isso está avaliando a demonstração do resultado de exercício publicada pela empresa:
Demonstração do resultado do exercício
(em milhares de reais)
Enunciado: Qual foi a margem de lucro bruta da fabricante de chocolates XYZ?
Alternativas:
a)20%
b)60%
c)10%
d)15%
e)50%
9)Texto-base: Você está interessado em comprar ações da empresa Corporações ABC S.A. Você é muito cuidadoso com seus investimentos e sabe analisar as demonstrações financeiras das empresas pelo sistema DuPont de análise.
Você tem em mãos as seguintes demonstrações financeiras da ABC para sua análise:
Alternativas:
a)ROA = 3,50% e ROE = 17,50%
b)ROA = 10,00% e ROE = 20,00%
c)ROA = 17,50% e ROE = 10,00%
d)ROA = 5,00% e ROE = 17,50%
e)ROA = 5,00% e ROE = 20,00%
10)Texto-base: A análise horizontal e vertical é uma técnica de aplicação simples, mas que gera informações importantes para a avaliação do desempenho organizacional, por isso é bastante utilizada. A análise vertical compara itens pertencentes à mesma demonstração financeira. Seu objetivo é dar uma ideia da representatividade ou importância de um determinado item ou subgrupo, tomando o total ou o subtotal como base. A análise vertical complementa a análise horizontal, pois permite que se observe alterações na estrutura das demonstrações financeiras.
Enunciado: Na análise vertical, quando se avalia o percentual de determinada conta, que leitura o gestor faz?
Alternativas:
a)Ele avalia a importância da conta no total ou no subgrupo.
b)Ele consegue analisar se há alguma tendência nesta conta através da sua variação.
c)Ele consegue avaliar se a empresa vai ter lucro.
d)Por se tratar de simples divisão de valores, o gestor não tem condições de fazer nenhuma análise.
e)Ele avalia a performance passada da empresa como um todo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes