Buscar

Plano de Aula para Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Prévia do material em texto

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO PLANO DE AULA
Caro(a) aluno(a)! Como você deve estar acompanhando, ainda estamos (escolas, faculdades e sociedade como um todo) nos readaptando ao contexto que o Covid-19 nos trouxe. Dessa forma, algumas escolas estão retornando aos poucos as aulas presenciais e outras ainda não. Por isso, ofertamos neste módulo duas possibilidades para VOCÊ ESCOLHER UMA: 1 – Fazer observações ou 2 – Não fazer as observações. Para saber os detalhes de cada escolha, veja todas as aulas conceituais, do início ao fim, antes de elaborar essa atividade.
Independentemente se você realizar ou não observações, deverá elaborar um plano de aula, mas como todos estão neste período de readaptação, ainda não é o momento de ir para a escola e realizar a regência. É importante aprenderem a elaborar um plano de aula completo, lúdico, interdisciplinar e com base em seus conhecimentos adquiridos ao longo do curso (teóricos e práticos). Este plano é uma atividade INDIVIDUAL e deve ser pensado para um ENSINO PRESENCIAL, com a mesma dedicação se o fosse aplicar. 
Para realização dessa atividade você deverá: ter visto TODAS as aulas, sobretudo referentes ao plano de aula e dicas para as atividades; ter lido todos os documentos do Material da Disciplina, bem como da Sala do Café e o Mural de Avisos. O uso desta Folha Timbrada é obrigatório e ela já está formatada conforme a ABNT. Aqui você encontrará algumas orientações adicionais. Leia atentamente os itens abaixo e evite que seu plano de aula seja zerado. (Atenção! Não apague estas orientações da primeira folha, pois pode desconfigurar seu plano de aula):
1. Leia todas as instruções que estão ao longo da Folha Timbrada, em vermelho, depois apague e substitua pelas suas informações e/ou passe para a cor preta.
2. No Cabeçalho do plano de aula, há o campo para informar a “Série/turma”. Sem essa informação não é possível avalia-lo e séries que não pertençam aos anos iniciais do Ensino Fundamental não serão aceitas. Em ambos os casos, a atividade será zerada.
3. É OBRIGATÓRIO que sejam elaboradas atividades referentes, apenas, as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Logo, atividades voltadas para disciplinas de ciências, história, geografia e outros não serão aceitas. 
4. O campo “Objetivos” deve apresentar, apenas, 3 OBJETIVOS GERAIS DA AULA, em forma de tópicos. Eles apresentam a soma de o que será realizado + para quê. Lembre-se que os objetivos se referem aos pontos que você deseja atingir com sua aula, ou seja, o que você pretende que eles desenvolvam (habilidades). Os objetivos sempre iniciam com verbos que indicam a ação que o aluno realizará por meio das atividades como: aprender, compreender, refletir, analisar etc. e são seguidos da habilidade que o aluno deve desenvolver com sua aula. 
5. Depois do Cabeçalho tem o Desenvolvimento da aula, onde você deverá informar os passos que seguiria para aplicar a regência. Para cada passo, é importante ver as aulas com dicas de elaboração do plano de aula, suas atividades e seguir as orientações. 
6. NÃO utilize livros religiosos como literatura (vamos respeitar a diversidade) e nem apostilas, livro didático, caderno do aluno ou o quadro para realização das atividades (que não devem ser utilizados por estagiários). Estas devem ser elaboradas diretamente no campo dos apêndices, de forma digitada, seguindo as orientações das aulas (nada de copiar da internet sem edição e referência e muito menos de outros materiais ou colegas). Ao usar imagens da internet tenha cuidado para não utilizar imagens impróprias ou sem qualidade, inclusive visual.
7. Cuidado para não desconfigurar o arquivo de forma a comprometer a avaliação do seu plano de aula ou enviar arquivo com extensões que não seja o Word (.doc. ou docx.), que podem fazer com que o mesmo fique corrompido e impossibilitado de abrir. Ou seja, nada de enviar o plano em PDF, arquivo zipado ou outras extensões e formatos.
8. Ao finalizar seu plano de aula, inclusive as atividades, releia do início ao fim e confira se possui todo o solicitado, de acordo com as aulas e se não apresenta erros de digitação, pontuação, separação de palavras etc. É muito importante que o professor saiba e escreva de acordo com a norma padrão culta.
9. Apêndice: Trata-se das atividades que seriam entregues aos alunos, elaboradas por você. Sem elas seu plano de aula não será avaliado. 
CURSO DE PEDAGOGIA	Comment by Carla Priscilla Santos Meneghim: O seu Plano de aula NÃO está apto. Por gentileza, peço que verifique os apontamentos realizados na sua atividade de estudo por meio dos balões de comunicação ao longo do seu arquivo, ajuste-o e poste novamente na Atividade de Estudo 2 no período em que ela estará aberta.
Professora Responsável pelo Estágio Supervisionado II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental: 
Profa. Me. Sibele de Oliveira Pirasol
Estagiário(a): Olindina Régis Câmara 
RA: 21102268-8
Polo: Mossoró/RN
	
Declaro que vi todas as aulas conceituais, li os documentos do Material da Disciplina e as orientações da primeira página desta Folha Timbrada. 
	 SIM
	X
	 NÃO
	
	
	
Você escolheu por: (assinalar com “x”)
	 1. Fazer observações
	
	 2. NÃO fazer observações
	X
	
	
Se escolheu fazer observações, preencha os dados a seguir, do plano de aula, conforme informações da escola e turma observada.
	
	Se escolheu NÃO fazer observações, preencha os dados a seguir, do plano de aula, com base em informações fictícias.
PLANO DE AULA
	Nome da Escola: Escola Municipal Isaura Rosado
	Série/Turma: 3º ano.
	Disciplinas e conteúdos 
· Língua Portuguesa: Leitura, compreensão e interpretação de texto, separação de sílabas. 
· Matemática: Cálculo envolvendo adição e subtração, sequência numérica; números naturais de quatro ordens.
	Literatura: Leilão de Jardim (Cecília Meireles)	Comment by Carla Priscilla Santos Meneghim: Literatura muito básica para o nível da turma.
	Recurso para contação de história: Varal de história com os personagens do Poema.
	Objetivos da aula:
· Compreender corretamente a leitura, o sistema alfabético, ortográfico e a pontuação.
· Efetuar corretamente operações de cálculo (adição e subtração), relações de igualdade e números naturais das quatro ordens..
· Saber trabalhar coletivamente para atingir objetivos.
	Materiais: Barbante, cola, lápis de cor, E.V.A, tesoura, papel A4, cartolina e fita adesiva.
	Tempo total da aula: 240min. (4 horas).
DESENVOLVIMENTO DA AULA
1º passo: Recepção dos alunos – A recepção será feita de forma habitual, ou seja, os alunos entram em fila junto com o (a) professor (a) regente na sala de aula. Quando todos se sentarem, farei minha apresentação explanando os objetivos daquela aula, com a exposição da leitura através do varal de história identificando os personagens, e da cópia do poema impresso que todos vão receber ao decorrer da apresentação. 
2º passo: Levantamento do conhecimento prévio dos alunos acerca do tema da aula (assunto da literatura / texto) e conteúdos - Depois da apresentação inicial através do varal com os personagens, farei os seguintes questionamentos:
· Vocês já leram alguma obra ou texto da autora Cecília Meireles?
· O que esperam desse poema?
· Alguém tem algum desejo de ter um jardim? Como seria esse Jardim?
· Qual personagem que mais que vocês mais gostaram ao ver o varal de história? 
Após os questionamentos, realizarei a contação do poema em rimas, utilizando o varal de história que estará ilustrado com todos os personagens que aparecem no poema ajudando os alunos a expandir sua imaginação.
Antes de apresentar a atividade de Língua Portuguesa, vamos fazer uma revisão dos principais acontecimentos da poema, chamando atenção para as palavras que são acentuadas e da mensagem que o poema passa, instigando a compreensão de todos. 
Antes de apresentar a atividade de Matemática, farei os seguintes questionamentos:
· Quantos bichinhos fazem parte desse leilão?
· As cédulas de dinheiro há algoque chame a sua atenção?
· Qual personagem que aparece no Leilão de Jardim que você gostaria que estampasse alguma cédula de dinheiro?
· Se você estivesse nesse Leilão , o que você faria pra arrematar esse belo Jardim?
	Atividade de Estudo
Estágio Supervisionado II –	 Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Plano de Aula – 54/2021
__________________________________________________________________________________
3º passo: 
atividade individual de português
4º passo: 
atividade individual de matemática
5º passo: 
atividade coletiva
6º passo: 
atividade lúdica
Distribuirei as atividades impressas para os alunos, e na sequência faremos a leitura das questões explicando as eventuais dúvidas.
Os alunos responderão as atividades propostas. Para auxiliar em eventuais dúvidas serão utilizados exemplos, sempre conforme a necessidade dos alunos e sem prejudicar sua autonomia para resolução.
As intervenções serão feitas de acordo com a necessidade dos alunos, e utilizando exemplos práticos. Após o tempo determinado para a resolução das atividades, todas serão recolhidas para fazer uma correção coletiva sem atribuir nota.
Faremos uma breve revisão sobre adição e subtração, números naturais, para logo após ser entregues as atividades impressas. Na sequência, faremos a leitura das questões.
Os alunos responderão as atividades propostas. Sempre que tenham alguma dúvida, utilizar exemplos similares, sem prejudicar sua autonomia.
Serão utilizados exemplos, sempre conforme a necessidade dos alunos e sem prejudicar sua autonomia para resolução Após o tempo determinado para a resolução das atividades, todas serão recolhidas para fazer uma correção coletiva sem atribuir nota.
Será elaborado um cartaz coletivo, onde todos os alunos desenharão os personagens do Poema, partindo de suas perspectivas . Serão utilizados modelos dos personagens, conforme os elaborados para o varal da história. Os alunos farão os personagens no cartaz, desenhando conforme a contação. Todos poderão contribuir pintando ou desenhando as flores, borboletas, os pássaros, entre outros personagens. As intervenções serão no sentido de ajudá-los a criar uma atividade onde todos tenham participação efetiva.
Será feita a brincadeira de Mímica. Neste jogo os alunos ficarão sentados em círculo, depois haverá um sorteio para definir quem inicia a brincadeira que acontecerá da seguinte forma: cada criança escolherá um cartão onde terá um personagem do poema no qual ele vai tentar fazer mímica para que seus colegas adivinhem qual personagem esta sendo imitado, quem conseguir acertar primeiro será o próximo a fazer a mímica, e assim sucessivamente. As intervenções seriam no sentido de manter a ordem garantindo a participação de todos.
 
.
 
Tempo: mínimo 20min.
máximo 40min.
Tempo: mínimo 20min.
máximo 40min.
Tempo: mínimo 20min.
máximo 40min.
Tempo: mínimo 20min.
máximo 40min.
7º passo: Despedida - Após o término das correções, atividades coletiva e lúdica, faremos a organização da sala de aula. Pedirei a palavra para agradecer à professora regente e todos os alunos pela participação, e distribuirei bombons de lembrança.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Aceso em: 16 de outubro de 2021.
MEIRELES, Cecília. Ou isto ou aquilo. Ilustrações de Thais Linhares. 6. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.
APÊNDICE
LEIA COM ATENÇÃO ESSA ORIENTAÇÃO 
(NÃO PRECISA APAGAR):
AS ATIVIDADES PLANEJADAS E CITADAS NOS PASSOS 3 A 6 DEVERÃO SER APRESENTADAS ABAIXO, CONFORME SOLICITADO EM CADA CABEÇALHO** A SEGUIR. ESTE É UM ITEM OBRIGATÓRIO, SEM AS ATIVIDADES DEVIDAMENTE ELABORADAS DIRETAMENTE NA FOLHA TIMBRADA, TAL COMO SERIAM ENTREGUES AOS ALUNOS, O PLANO DE AULA SERÁ ZERADO.
**Preencher todos os cabeçalhos com cor preta, os campos: Nome da Escola; Estagiário(a); Turma.
Nome da Escola: Escola Municipal Isaura Rosado
Estagiário(a): Olindina Régis Câmara 
Aluno (a):_____________________________________________________
Turma:			Data: _____/_____/____	
LEILÃO DE JARDIM (Cecília Meireles)
Quem me compra um jardim com flores?
Borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?
Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da Primavera?
Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?
(Este é o meu leilão.)
Nome da escola: Escola Municipal Isaura Rosado	
Estagiário(a): Olindina Régis Câmara 
Disciplina: Língua Portuguesa
Aluno (a):___________________________________________________________
Turma:				Data: _____/_____/____
De acordo com o Poema “Leilão de Jardim”, responda as seguintes questões:	Comment by Carla Priscilla Santos Meneghim: Para uma turma do 3º ano esta atividade está muito simples e não corresponde ao tempo reservado para ela. Para esta turma pode propor questões de interpretação de texto ou questões voltadas a algum conteúdo da disciplina que contemple a história trabalhada. Explore ao máximo dentro do tempo previsto para ela. Use a sua criatividade.
1) Qual o título do Poema e quem é a autora?
 
 	
2) Quais os bichinhos que são citados no Poema?
 
 
3) Separe as sílabas das seguintes palavras:
Flores
Caracol
 Primavera
Borboletas
Nome da escola: Escola Municipal Isaura Rosado
Estagiário(a): Olindina Régis Câmara 
Disciplina: Matemática
Aluno (a):___________________________________________________________
Turma:			Data: _____/_____/____
Na história “A centopeia que sonhava” vimos muitas personagens. Com base na história e na revisão de matemática que fizemos, responda:	Comment by Carla Priscilla Santos Meneghim: Para uma turma do 3º ano esta atividade está muito simples e não corresponde ao tempo reservado para ela. 
1) Analise a imagem para responder as perguntas abaixo:
Quantas flores temos na imagem?
	Qual a quantidade de borboletas?
	Qual a quantidade das borboletas e libélulas juntas?
	Agora, subtraia o resultado da quantidade de borboletas + libélulas pela quantidade de flores.
2) Agora, separe os números pares dos ímpares:
Números pares: 
Números ímpares: 	
Nome da escola: Escola Municipal Isaura Rosado	
Estagiário(a): Olindina Régis Câmara 
Alunos (as):_____________________________________________________
Turma: 				 			 Data: _____/_____/____ 
Será elaborado um cartaz coletivo com os personagens que aparece no Poema partindo da perspectiva de cada aluno que usará a sua imaginação através da arte. 
Nome da escola: Escola Municipal Isaura Rosado	
Estagiário(a): Olindina Régis Câmara 
Alunos (as):_________________________________________________________
Turma:			Data: _____/_____/____ 
 
Será realizada uma brincadeira de Mímica com a participação de todos os alunos com objetivo de interagir uns com os outros em um momento de descontração. A brincadeira terá início após um sorteio. O aluno sorteado dará início a brincadeira pegando um cartão onde estará o nome de um bichinho que aparece no Poema, quem adivinhar que bicho o aluno está imitando será o próximo e assim sucessivamente. 
	QUADRO DE NOTAS COMPLETO, CLASSIFICAÇÃO DO PLANO DE AULA E FEEDBACK
	CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
	VALOR
	SUA NOTA
	Cabeçalho
· Apresenta os campos devidamente preenchidos de forma digitada e na cor preta, respeitando a ABNT, cujos campos já estão pré-formatados.
	0,2
	
--
	Objetivos
· Apresentam consonância com as disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática;
· Apresenta, apenas, três objetivos em forma de tópicos;
· Apresenta a soma de o que será realizado e para quê, evidenciando as habilidades que os alunos poderão desenvolver durante a aula.
	0,5
	
	Literatura e recursos
· Apresenta uma literatura infantil como conto, fábula ou poesia/música;
· A literatura está em consonância com os objetivos da aula;
· Apresenta um recurso paracontação de história;
· O recurso complementa a literatura e é compatível com a mesma.
	0,7
	-
	Desenvolvimento da aula
· Apresenta de forma objetiva as ações em cada passo a passo, de forma que o professor que corrigirá compreenda as intenções pedagógicas;
· Conformidade entre as ações docentes e o tempo destinado a cada passo/atividade.
	1,0
	-
	Atividades
· Tem uma atividade de Língua Portuguesa, uma de Matemática, uma Coletiva e uma Lúdica;
· Possuem relação com os objetivos e a literatura;
· Têm relevância e atendem a faixa-etária da turma;
· Apresentam conformidade com o tempo exigido para a cada atividade;
· São interdisciplinares;
· Possuem exclusivamente o cabeçalho da Unicesumar preenchido, enunciados digitados e objetivos, indicando o comando que o aluno deve executar;
· Apresentam estética pedagógica.
	2,0
	-
	Normas de escrita
· Utilização da norma padrão culta da Língua Portuguesa, incluindo nos enunciados das atividades;
· Ortografia;
· Concordância verbal e nominal.
	0,3
	-
	Normas da ABNT
· Plano de aula elaborado dentro da Folha Timbrada disponibilizada no ambiente da disciplina, na formatação e estruturação destinada ao Plano de Aula;
· Arquivo enviado dentro da extensão solicitada, documento do editor de texto WORD (.doc/docx);
· Respeito aos limites e espaços de cada passo a passo, quadros e linhas;
· Referências das atividades, literatura e recursos, conforme a ABNT.
	0,3
	-
	NOTA
	5,0
	-
	SEU PLANO DE AULA ESTÁ
	NÃO APTO
	CASOS EM QUE O PLANO DE AULA SERÁ ZERADO:
· Elaborar o plano de aula e as atividades dos alunos a mão;
· Não apresentar a série a qual se destina o plano de aula, no campo solicitado;
· Utilizar livros religiosos, apostilas, caderno do aluno ou o quadro para realização de atividades e cópias de conteúdo;
· Conter erros graves de português ou conceituais;
· Não apresentar as atividades (apêndices);
· Conter imagens impróprias ou sem qualidade para impressão, compreensão ou resolução;
· Apresentar cópia indevida, seja integral ou parcial, de materiais como sites, blogs etc., ou de outros colegas;
· Desconfigurar o arquivo de forma a comprometer a avaliação do plano de aula ou enviar arquivo com extensões que não seja o Word (.doc. ou docx.), que podem fazer com que o mesmo fique corrompido e impossibilitado de abrir.
	FEEDBACK
Realizamos a correção de seu Plano de aula enviado no campo da Atividade de Estudo 1 do Estágio Supervisionado II, e, considerando as orientações dadas para o desenvolvimento do plano de aula, tal como os critérios de correção, seu Plano de aula encontra-se NÃO APTO.
Por gentileza, peço que verifique os apontamentos realizados em sua atividade de estudo por meio dos balões de comunicação ao longo do seu Plano de aula, ajuste-o conforme orientado e poste-o novamente na Atividade de Estudo 2 (SUA NOTA SERA ATRIBUÍDA NESTA ATIVIDADE) no período em que ela estará aberta. 
Você deverá aguardar a correção da Atividade de Estudo 2 para então, se apto, poder gravar o seu vídeo sobre o seu Plano de aula para participar da Atividade de Estudo 3. Verifique os prazos no Calendário da disciplina. 
Atenciosamente,
Professora Carla Meneghim

Outros materiais