Buscar

SJJ - Aula 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA 
Ministério Público
Trata-se de uma instituição que atua junto ao Poder Judiciário, para promover a execução das leis e velar pelo seu exato cumprimento (fiscaliza a lei). Sua atuação verifica-se não só na área criminal, como na civil, onde representa e defende os interesses do Estado e da sociedade.
		É o agente ativo da Justiça, e é para a defesa da própria sociedade, que nos casos criminais o Promotor de Justiça tem a função de “acusar” todos os que praticam crimes, já que todo crime é um atentado contra um dos valores fundamentais protegidos pela lei.
		Entretanto, o Promotor de Justiça não é obrigado a acusar mesmo contra o seu convencimento. Se ele entender, ao apurar os fatos, que a pessoa apontada como autor de um crime é inocente, pode e deve pedir a sua absolvição.
Advocacia Geral da União 
		É a instituição que representa a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhes as atividades de consultoria e assessoramento jurídico ao Poder Executivo.
Advocacia
		O advogado exerce função indispensável à administração da justiça. Sua presença é imprescindível nos processos, sob pena de não haver decisão judicial proferida.
Defensoria Pública
		É a instituição destinada a orientar e defender juridicamente os desprovidos de recursos financeiros. Esta é própria para a garantia de acesso ao Judiciário para toda a população carente.

Outros materiais

Outros materiais