Buscar

Avaliação Final Discursiva- Marketing - Gabarito - Uniasselvi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GABARITO | Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial (Cod.:689813)
Peso da Avaliação4,00
Prova37970125
Qtd. de Questões2
Nota10,00
1O turismo é uma importante atividade econômica em diversos países, e para que o segmento turístico de um país se desenvolva não só é necessária uma série de recursos atrativos, mas também existe a necessidade de se "vender" o destino turístico. Disserte sobre de que forma a qualidade no marketing turístico afeta a demanda de forma positiva e negativa.
Resposta esperada
* O marketing pode ser aplicado a vários contextos e um deles é o turismo. * No marketing turístico, o objetivo é atrair clientes, neste caso os turistas, a um determinado destino utilizando as ferramentas de marketing já conhecidas no composto mercadológico. * Como muitos negócios estão ligados ao contexto do destino e o serviço que é prestado, qualquer problema que ocorra pode afetar negativamente a percepção do cliente que visita o destino. * Por exemplo, problemas como desastres naturais ou ainda terrorismo podem afetar negativamente a percepção com relação à qualidade de um destino turístico e influenciar diretamente a demanda futura. * No entanto, problemas como estes são eventos mais difíceis de ocorrer e muito da insatisfação está ligada à prestação de serviço no destino. * A questão da publicidade no marketing também está relacionada à percepção do cliente, se é prometido demais e entregue de menos a insatisfação ocorre. * O contrário ocorre caso o cliente tenha uma percepção de que teve uma ótima experiência no local, ou seja, a satisfação, e isso envolve tanto o turista que visita como também a interação com os residentes do destino turístico, e os setores que auxiliam na estrutura do destino turístico, sendo eles a hospedagem, a alimentação, as atrações, a infraestrutura de transportes e os organizadores de viagem e do destino.
Minha resposta
Para que o Marketing turístico tenha resultado positivo o cliente precisa ser bem atendido dentro de suas necessidades e expectativas, quando isso ocorre afeta outros setores positivamente também, como alimentação, hospedagem, guias turísticos, dentre outros, trazendo assim benefícios a todos envolvidos. Do contrário, quando é criada uma expectativa muito alta através do marketing, que não corresponde ao que o cliente espera isso gera resultados negativos em todos os setores envolvidos, influenciando diretamente a futura demanda, isso geralmente acontece quando a propaganda do local vai além do que ele oferece, gerando assim a frustração do cliente.
2Conhecer o ambiente de marketing da empresa compreende buscar constantemente identificar mudanças internas e externas capazes de alterar o mercado, gerar novos resultados de negócio e possuir vantagens competitivas. Diante dos fatos, a importância do marketing vai além de fazer propagandas e apresentar seu produto. As informações são adquiridas com ferramentas específicas, principalmente com pesquisas de mercado, buscando no macroambiente e microambiente situações percebidas para assim tomar uma decisão. Identifique e comente ao menos dois itens que fazem parte do macroambiente e dois itens que fazem parte do microambiente com a função principal para estratégia em marketing.
Resposta esperada
Microambiente: fornecedores – são os responsáveis por ofertar o material necessário para a empresa produzir o produto ou serviço. Intermediários de marketing – colaboram com a empresa na venda e distribuição de seus produtos ou serviços ao cliente final. Concorrentes – empresas que disponibilizam no mercado um produto ou serviço semelhante, que devemos ganhar vantagens estratégicas. Públicos – qualquer pessoa ou grupo que tenha interesse em adquirir o produto ou serviço ofertado. Macroambiente: demografia - refere-se ao tamanho da população, densidade, localização, idade, sexo, raça, ocupação e outros dados estatísticos. Econômico - atributos que podem afetar o poder de compra do cliente final. Físico-natural - são os recursos naturais utilizados, como matéria-prima pelos profissionais da área de marketing. Tecnológico - novas tecnologias que são criadas, gerando novas oportunidades de produtos e mercados. Político/legal - leis, órgãos governamentais e grupos de pressão que afetam e limitam várias organizações e pessoas de determinada sociedade. Cultural - grupos, instituições e outras forças que podem abalar os valores, as percepções, as preferências e os comportamentos básicos de uma sociedade.
Minha resposta
Macroambiente - Ambiente natural: trata-se da preocupação cada vez maior das pessoas com o meio ambiente, com a sustentabilidade e querem consumir produtos de empresas que se preocupam com isso; Ambiente tecnológico: está em constante evolução por se tratar de inovação e as pessoas estarem cada vez mais interessadas e dependentes de tecnologia. Microambiente - Fornecedores: São fundamentais no processo por serem responsáveis pela matéria-prima que se não for entregue no prazo podem atrasar a entrega para o consumidor final, afetando negativamente o marketing. Clientes: São as pessoas interessadas nos produtos da empresa onde se deve ter muita atenção para verificar os potenciais consumidores.

Outros materiais