Buscar

PIM 6 - ANNA

Prévia do material em texto

ÉTICA E LEGISLAÇAO: TRABALHISTA E EMPRESARIAL
· Ética 
· Proteção ao consumidor 
· Práticas abusivas do direito do consumidor 
· Consumidor interno e externo 
· Direito trabalhista 
· Direito empresarial (tipo de sociedade) 
Ética 
A ética veio para nos auxiliar com o comportamento junto a sociedade. Nas relações consumeristas a ética nos auxilia no trato com os nossos clientes internos e externos. 
Quando falamos em clientes interno estamos lidando com os nossos funcionários e líderes de projetos que nos auxiliam a manter nossa empresa em funcionamento. E os clientes externos são os que consomem nossos produtos e serviços. 
Proteção ao consumidor 
O objetivo desse trabalho é mostrar dentro do campo de Marketing as proteções, direitos e deveres que o consumidor possui; isso inclui: Procon, tipos de venda, tipos de loja (físicas e online), prazo de entrega, qualidade dos produtos, preço. 
Quando um consumidor é lesado no seu direito ele pode se assegurar ao Procon. A empresa por outro lado deverá cumprir com sua oferta e demanda, ou seja, cumprir com o preço que está demostrado no produto (tanto na peça, quanto na prateleira ou placas de identificação). 
A Hering precisa passar para seus consumidores confiança, oferecendo um produto de qualidade, pois com isso o cliente se fideliza com a marca. Tanto na loja física quanto na loja online o foco da empresa deve ser a transparência, demonstrando de todas as formas como o consumidor poderá ter acesso a compra, ter acesso a troca, ter acesso as formas de pagamento, e ter acesso a forma de compra. Lembrando que na compra online o consumidor tem um prazo mais curto para troca ou desistência da compra. 
Práticas abusivas do direito do consumidor
Quando falamos em práticas abusivas estamos nos protegendo para não enganar o consumidor. Podemos citar como exemplo de engano ao consumir na empresa Henring a venda casada em cima das camisetas em geral ou qualquer outro produto, esse tipo de venda induz o consumidor ao erro, gerando uma compra muitas vezes desnecessária. 
Quando isso ocorre o consumir poderá formalizar uma reclamação junto ao SAC da Henring tentando de forma amigável resolver seu problema; porém se isso não ocorrer ele poderá formalizar sua reclamação junto ao Procon, será gerado uma CIP (Carta de Informações Preliminares) que a empresa terá o prazo de 15 dias para procurar o consumir e resolver administrativamente o problema do consumidor. Se dentro deste prazo o problema não for resolvido as medidas cabíveis será através de ação judicial. 
Consumidor interno e externo
Quando falamos de consumidor interno e externo, estamos nos importando na forma de tratar e lidar com os nossos clientes e funcionários. No tópico a cima nos já tratamos como devemos lidar com o consumidor externo. Para mantermos o bom funcionamento das nossas lojas (físicas ou online) precisamos manter um bom relacionamento entre empregado e empregador. 
Para que o bom rendimento do funcionário funcione precisamos manter horários flexíveis, dar qualidade de emprego, folgas, dar as garantias que o direito do trabalho assegura a ambos, tanto para o empregado como para o empregador. 
Resumindo, um funcionário feliz trabalha melhor. 
Direito trabalhista
O direito trabalhista assegura o direito do trabalhador, bem como o direito do empregador. 
Visando o vínculo empregatício na forma de: férias, salário (fixo + comissão), equiparação salarial, desvio de função, folgas, faltas, horas extras, atualmente devido a pandemia do Covid-19 temos a novidade da suspensão do contrato de trabalho e ou redução da carga do contrato de trabalho. Vale ressaltar que o funcionário tem como direito se utilizar o INSS, caso houver um acidente de trabalho, adoecer. A mulher por sua vez tem sua garantia assegurada junto ao INSS através da licença a maternidade. A empresa deverá dar garantias que o seu funcionário terá todos os seus direitos garantidos. 
O empregador por sua vez, tem como dever recolher os impostos referente a FGTS. Assim como o empregado tem os seus direitos, o empregador também tem seu direito assegurado. Em caso de haver uma reclamação trabalhista, a empresa deverá demonstrar como meio de prova, o relógio de ponto do funcionário, demonstrativo de pagamento e comissões, além de poder contar com testemunha e preposto (representante legal). 
Direito empresarial (tipo de sociedade)
Direito empresarial: É um ramo do direito que tem por objetivo regular as atividades econômicas das pessoas que circulam ou produzem bens e prestam serviços com fins lucrativos de forma organizada e habitual.
Sociedade: É uma pessoa jurídica de direito privado, e sua finalidade social é a exploração das atividades econômicas. Consiste em um contrato entre duas ou mais pessoas que devem combinar esforços e recursos para atingir um objetivo comum.
A Hering tem como sociedade o tipo de sociedade anônima. “Sociedade empresarial, sociedade de capital, mínimo de dois acionistas, capital dividido em ações livremente negociáveis, pode ser aberta ou fechada (dependendo da possibilidade de negociação na bolsa de valores ou no mercado de balcão), adota como nome a denominação de “S.A” ou “Cia.”; a responsabilidade dos acionistas é limitada à integralização das ações subscritas.” (trecho retirado do livro “Reta final OAB revisão unificada; editora RT – 6ª edição; pg. 561 – 562)
Livros usados: 
· Manual de Direito do Consumidor, Edição 2014, Editora Método, 3ª Edição, Volume Único.
· Vade Mecum Legislação Específica, Trabalhista, Edição 2018, Editora Rideel, 25ª Edição. 
· Reta Final OAB, 6ª Edição, Editora RT, Thomson Reuters.
CÓPIA DE

Continue navegando