Sociedade Empresárial
9 pág.

Sociedade Empresárial


DisciplinaIntrodução ao Direito I87.564 materiais508.733 seguidores
Pré-visualização2 páginas
da expressão abreviada Ltda.). No caso da sociedade simples por quotas de responsabilidade limitada ou seja, sociedade constituída exclusivamente para a exploração de atividades de prestação de serviços, inclui-se no nome empresarial a expressão \u201csociedade simples\u201d (normalmente, de forma abreviada \u2013S/S). Portanto, as sociedades por quotas de responsabilidade limitada são nominadas por firma ou razão social ou, opcionalmente, por denominação social.
 A razão social da sociedade limitada formada pelos sócios Srs. João Santos e Paulo Silva pode ser exemplificada pelas seguintes formações: J.Santos & P.Silva Ltda; Santos & Silva Ltda. ou J.Santos & Cia. Ltda. De outro modo, se considerarmos que a sociedade tenha por objeto social a exploração do comércio de calçados e que os sócios optaram pela adoção de uma denominação social, esta poderá ser, por exemplo, \u201cCalçados União Ltda.\u201d em que a expressão \u201cUnião\u201d representa fantasia criada pelos sócios para a nominação da sociedade.
2.6 Legalização Cadastral da Sociedade Limitada
 O contrato social da sociedade por quotas de responsabilidade limitada deve ser arquivado:
 \u2022 Na Junta Comercial, tratando-se de sociedade comercial (ou que tenha atividades tanto comerciais quanto de prestação de serviços)
 \u2022 No Registro Civil de Pessoas Jurídicas Cartório de Títulos e Documentos. No caso de sociedade simples, ou seja, sociedade constituída exclusivamente para a exploração de atividades de prestação de serviços.
 Além disso, para que possa comprar e vender mercadorias, emitir notas fiscais,
contratar e registrar empregados, legalizar seus livros de escrituração mercantil e fiscal etc. - enfim, atuar legalmente \u2013 as sociedades por quotas de responsabilidade limitada deverão ser registradas também:
 \u2022 Na Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
 \u2022 No instituto nacional do Seguro Social (INSS) \u2013 matricula simultânea com o CNPJ;
 \u2022 Na Secretaria de Estado da Fazenda (inscrição estadual);
 \u2022 Na Prefeitura do Município ( inscrição municipal) etc..
3 SOCIEDADES ANÔNIMAS (S/A OU COMPANHIA)
 As sociedades anônimas, também chamadas de \u201ccompanhias\u201d,, que são regidas pela Lei nº. 6.404/76 (a chamada \u201cLei das S/A\u201d), tem como principal característica o fato de que seu capital social é dividido em ações, que , em tese significa que um maior número de pessoas pode dele participar. A responsabilidade dos sócios ou acionistas é limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas (art. 1º).
3.1 Companhia Aberta ou Fechada
 \u2022 A companhia é aberta se as suas ações estiverem admitidas à negociação em Bolsa de Valores ou no mercado de Balcão. Caso contrário, será companhia fechada.
 \u2022 Somente as ações de companhia registrada na Comissão de Valores Mobiliários podem ser distribuídas no mercado de Balcão (art. 4º da lei 6.404/76).
3.2 Ações
 De acordo com a lei nº. 6.404/76 (arts. 11 e 20):
 \u2022 O estatuto, documento que constitui a sociedade anônima, fixa o número de ações em que se divide o capital social e estabelece se as ações terão, ou não, valor nominal;
 \u2022 O valor nominal das ações de companhia aberta não pode ser inferior ao mínimo fixado pela CVM;
 \u2022 As ações devem ser obrigatoriamente nominativas, ou seja, não é admitida emissão de ações ao portador.
3.3 Administração da Sociedade Anônima
 A Administração da companhia compete, conforme disposto no estatuto, ao conselho de administração e a diretoria, ou somente a diretoria (Lei 6.404/76, art. 138) Isso significa que a administração não é necessariamente exercida por acionistas.
3.4 Nome Empresarial da Sociedade Anônima.
 O nome empresarial, aquele que a empresa exerce sua atividade e se obriga nos atos a ela pertinentes, utilizado pelas sociedades anônimas é a denominação social.
 A denominação social é formada com palavras de uso comum ou vulgar na língua nacional ou estrangeira e/ou com expressões de fantasia. É facultada a indicação do objeto da sociedade.
 Na sociedade anônima, a denominação social deve ser acompanhada das expressões \u201cCompanhia\u201d ou \u201cSociedade Anônima\u201d, por extenso ou abreviadas (Cia. ou S/A), é vedada a utilização da primeira ao final.
 Portanto, a sociedade anônima denomina-se, por exemplo:
 \u2022 \u201cX" Indústria e Comércio S/A\u201d;
 \u2022 \u201cS/A `X` Indústria e Comércio; ou ainda
 \u2022 \u201cCia. `X`Indústria e Comércio\u201d.
3.5 Legalização Cadastral da Sociedade Anônima
A sociedade anônima pode ser constituída por um mínimo de duas pessoas (lei
6.404/76. art. 80) Seu estatuto social deve (art. 83) deve;
 \u2022 Satisfazer a todos os requisitos exigidos para os contratos das sociedades mercantis em geral e àqueles que são peculiares às companhias (estabelecidos na lei nº. 6.404/76; e
 \u2022 Conter as normas pelas quais a companhia será regida.
 Os atos constitutivos da sociedade anônima devem ser publicados e arquivados na Junta Comercial.
 A sociedade anônima é considerada mercantil, sujeita a registro na Junta Comercial. Qualquer que seja seu objeto social (comércio ou prestação de serviços), de acordo com a Lei nº. 6.404/76, art. 2º)
 Cabe observar que, para que possam comprar e vender mercadorias, emitir notas	fiscais, contratar e registrar empregados, legalizar seus livros de escrituração mercantil e fiscal etc. \u2013 enfim, atuar legalmente, as sociedades anônimas deverão ser registradas também:
 \u2022 Na Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
 \u2022 No Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) \u2013 matrícula simultânea com o CNPJ;
 \u2022 Na Secretaria de Estado da Fazenda (inscrição estadual);
 \u2022 Na Prefeitura do Município (inscrição municipal) etc..
4 CONCLUSÃO
 A escolha entre um ou outro tipo societário é decisão que deve ser tomada visando os interesses do proprietário ou da sociedade, analisada com muito cuidado, não só sob a visão presente, mas também futura.
 É comum que a melhor opção hoje é a pior opção amanhã, devendo neste caso, serem avaliadas e analisadas todas as possíveis consequências para cada uma das diferentes situações, a fim de estabelecer um conjunto de valores.
 Não existe um tipo societário \u201cmelhor ou pior\u201d, existe sim aquele que seja \u201cmais ou menos adequado\u201d a minha futura empresa.
 A melhor opção, entre as sociedades anônimas e limitadas, é aquela que atenda de forma mais ampla as prioridades do projeto empresarial.
 Desta forma, é somente pela análise de todos os aspectos possíveis da atividade societária que eu poderia optar com segurança pelo tipo que melhor se adapte aos meus interesses e de meus sócios relacionados as perspectivas econômicas, financeiras e sociais. A verdade é que a escolha de uma forma jurídica, de uma ou outra, sempre será vantajosa em relação a determinados aspectos, e desvantajosa em relação a outros
 Com este trabalho aprofundei meus conhecimentos nas leis e regras que dizem respeito a Sociedade Limitada e a Sociedade Anônima, no exato momento em que atualizo meus conhecimentos me graduando na área de gestão empresarial, seria imaturo optar por uma opção sem saber qual tipo de empresa abrirei.
5. REFERÊNCIAS.
Sociedade Empresária
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade_Empresária
Sociedade Limitada X Sociedade Anônima: Qual A Melhor Opção?
http://www.marcosmartins.adv.br/artigos