Buscar

AVALIAÇÃO SOCIOLOGIA JUVENTUDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA 3º BIMESTRE. data:__/___/2021
Nome: 
Turma (s): 1 ° D Período: MANHÃ 
TEMA: TERRITORIALIDADES E JUVENTUDES.
O PAPEL DA JUVENTUDE EM CONTEXTOS TERRITORIAIS: CENTRAL E PERIFÉRICO; MATERIAL E VIRTUAL; PROFISSIONAL E ACADÊMICO E CULTURAL E POLÍTICO.
Começo esta poesia
Com muita dignidade
É o jovem camponês
E o jovem da cidade
Na luta pelos direitos
Por outra realidade
A juventude do campo
Vive sempre excluída 
Sem direito ao trabalho
Isso a torna oprimida
Mas os jovens se reúnem
Seja em grupo ou mutirão
Dentro da organização
Se encontra uma saída[...]
1- 
2- O trecho do poema juventude remete a certo protagonismo do jovem por direito e melhores condições de vida em qualquer contexto ou época. Mas a quem nos referimos quando usamos o termo juventude? Explique.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
A juventude é representada conforme a sociedade, a época histórica e a classe social que definem.
3- Explique a citação acima. A juventude pode ser considerada a mesma em todo o período histórico? explique.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
4- Em sua opinião há semelhança entre ser jovem hoje e em outras épocas? por quê?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
5- Reflita sobre a expectativas sobre os jovens e decisões que eles tomam, quais são as responsabilidades atribuídas a juventude hoje? Por quê o jovem hoje tem responsabilidades ? quais são essas responsabilidades?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
6- No trecho a seguir, Karl Mannheim defende a existência de características juvenis que, quando mobilizadas e integradas, auxiliam a sociedade a encontrar propostas de solução para crises sociais. 
a. "Em nosso ver, a prenda mais importante da juventude pare ajudar a sociedade a dar nova saída e que ela ainda não está completamente envolvida no status quo (as coisas estão), da ordem social. A Psicologia e a Sociologia modernas do adolescente ensinaram nos que a chave para a compreensão da mentalidade da Juventude moderna não se encontra unicamente na efervescência biológica dessa fase do desenvolvimento humano. o fato decisivo acerca da puberdade, no nosso ponto de vista, e que a juventude entra nessa quadra na vida pública e na sociedade moderna, e é então que ela se vê confrontada pela primeira vez com o caos das valorações antagônicas." MANNHEIM. Karl. 
Na sua opinião pessoal, nas condições da sociedade atual, o jovem pode ser considerado um agente revitalizador de vida social", tal como posto por Mannheim? JUSTIFIQUE a sua resposta.​
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
7- (Ufu 2010) James Dean, astro do filme “Juventude Transviada” (1955), 
foi um dos ícones do estilo de vida jovem de sua época, misturando rock and roll e rebeldia. Atualmente, outros estilos e influências musicais marcam o cenário jovem mundial ao lado do rock, como a música eletrônica, o rap, o soul, o funk, o hip hop, o samba, o punk e outros.
 Entre as alternativas a seguir, assinale a que não se refere à relação entre música e juventude. 
a) O gosto musical refere-se exclusivamente a escolhas e preferências individuais. 
 b) Os padrões de consumo musicais estão associados a padrões estéticos e culturais. 
c) O engajamento dos indivíduos em grupos relacionado a estilos musicais pode traduzir formas de resistência política e cultural. 
d) Os estilos musicais podem nos dizer muito acerca da constituição de identidades individuais e coletivas entre jovens. 
8- (Udesc 2010) Ao longo do século XX, e mais especialmente a partir dos anos 1950, a juventude tornou-se uma importante questão social. No Brasil contemporâneo, as demandas da juventude encontram-se inseridas no debate público nacional, fazendo parte das agendas governamentais. 
Escolha um entre os vários problemas que mais atingem os jovens brasileiros e desenvolva uma análise clara e objetiva sobre ele.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
9- (PITÁGORAS) Leia a reportagem retirada da revista Época. 
A ocasião faz o ladrão Fatores que podem levar um jovem de classe média ao crime 
1º) Desejo de bens de consumo inalcançáveis — Por mais dinheiro que possa ter, não realiza todos os sonhos de consumo. Acostumado a ter praticamente tudo desde a infância, o jovem não suporta a pressão e pode optar pelo crime. 
2º) Gosto pela transgressão — Os jovens têm uma tendência natural à transgressão. O esvaziamento político e ideológico, além das falhas educacionais, transforma o tráfico e o crime na forma mais fácil de cometer uma transgressão.
 3º) Glamourização do crime — Pesquisadores consideram que a mídia glamouriza o criminoso de classe média. Enquanto o bandido pobre dificilmente rende notícia, o de classe média aparece rapidamente nos jornais.
 4º) Desestruturação familiar — Sem uma base familiar sólida, o indivíduo vive uma crise de valores. Tem mais dificuldade para identificar o que é o direito do outro.
 5º) Ostentação de poder — Vivendo em uma sociedade que valoriza o espetáculo, o jovem é tentado a conquistar poder a qualquer custo e pertencer a um mundo que não é apenas "mediano". 
6º) Estagnação profissional — Frustrado por não ter conseguido alcançar por meios lícitos o nível de vida idealizado e sem perspectivas na carreira, o jovem pode tentar subir por caminhos aparentemente mais fáceis Fonte: Revista Época, 26 de setembro de 2005. http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/ 
A análise das causas da criminalidade da classe média, em reportagem da Revista Época, favorece uma discussão sobre como a sociedade influencia o modo de vida dos adolescentes. Após exame atento dos fatores mencionados e suas relações internas, aponte um fator que se sobressai entre os diversos elementos que motivam a criminalidade. 
a) Os fatores familiares como a desestruturação indicam que uma família empobrecida favorece a criminalidade. 
b) O reconhecimento social obtido com o trabalho é superior ao que se obtém com a participação do crime.
 c) O status e o padrão de vida divulgado pela mídia são possibilitados pelo envolvimento com ações criminosas.
 d) O poder político e a liderança são os principais objetivos de se fazer parte de uma organização criminal. 
e) O emprego e a renda são os fatores principais que ocupam a cultura jovem dos participantes do crime.

Outros materiais