PROBABILIDADE TRABALHO
14 pág.

PROBABILIDADE TRABALHO


DisciplinaEstatística Aplicada9.109 materiais80.657 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Qual a probabilidade de um parafuso ter o diâmetro com valor entre 2 e 2,05 cm ?
P ( 2 < X < 2,05) = ?
Com o auxílio de uma distribuição normal reduzida, isto é, uma distribuição normal de média = 0 e desvio padrão = 1. Resolveremos o problema através da variável  z , onde z = (X - ) / S
Utilizaremos também uma tabela normal reduzida, que nos dá a probabilidade de z tomar qualquer valor entre a média 0 e um dado valor z, isto é: P ( 0 < Z < z)
Temos, então, que se X é uma variável aleatória com distribuição normal de média  e desvio padrão S, podemos escrever: P(  < X < x ) = P (0 < Z < z)
No nosso problema queremos calcular P(2 < X < 2,05). para obter ees probabilidade, precisamos, em primeiro lugar, calcular o valor de z que correponde a x = 2,05
z = (2,05 - 2) / 0,04 = 1,25
 
Utilização da Tabela  Z
Procuremos, agora, na tabela Z o valor de z = 1,25
Na primeira coluna encontramos o valor até uma casa decimal = 1,2. Em seguida, encontramos, na primeira linha, o valor 5, que corresponde ao último algarismo do número 1,25. Na intersecção da linha e coluna correspondentes encontramos o valor 0,3944, o que nos permite escrever:
P (0 < Z < 1,25 ) = 0,3944 ou 39,44 %, assim a probabilidade de um certo parafuso apresentar um diâmetro entre a média = 2cm e x = 2,05 cm é de 39,44 %.
Conclusão
A probabilidade vem da necessidade de em certas situações, prevermos a possibilidade de ocorrência de determinados fatos.
Referências 
http://www.brasilescola.com/matematica/probabilidade-um-evento-complementar.htm
http://www.somatematica.com.br/emedio/probabilidade.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Probabilidade
http://www.matematicadidatica.com.br/ProbabilidadeConceitos.aspx
http://www.brasilescola.com/matematica/probabilidade.htm
Abner
Abner fez um comentário
salvou minha nota ♡
1 aprovações
Carregar mais