Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliação Final objetiva diversidade de fanerogamos

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial - Diversidade de Fanerógamos 
Parte superior do formulário
1 O órgão de reprodução das angiospermas é a flor. As flores são folhas modificadas, preparadas para a reprodução das angiospermas. Em uma flor completa é possível encontrar diversas estruturas, como cálice, corola, gineceu, androceu, entre outros. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Cálice
II- Corola.
III- Gineceu.
IV- Androceu.
V- Pedúnculo floral.
VI- Receptáculo floral.
(    ) Base de sustentação da flor.
(    ) Constituído por folhas verdes chamadas sépalas.
(    ) Haste de sustentação que liga a flor ao caule.
(    ) Constituído por folhas coloridas chamadas pétalas.
(    ) Aparelho reprodutor masculino.
(    ) Aparelho reprodutor feminino.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  VI - I - V - II - IV - III.
B)  II - I - IV - VI - III - V.
C)  V - II - III - I - IV - VI.
D)  I - III - VI - II - V - IV.
2 No estudo das plantas, as folhas tem uma importante função na taxonomia, identificação e classificação das mesmas. De acordo com a descrição das partes da folha, associe os itens, utilizando o código a seguir:
 
I- Limbo ou lâmina foliar.
II- Pecíolo.
III- Bainha.
(   ) Apresenta forma de pequena haste, sustenta o limbo e o prende ao caule (se não houver bainha).
(   ) Porção comumente laminar e verde, na qual são encontrados os tecidos assimiladores (que participam do processo de fotossíntese) e as nervuras (formadas pelos tecidos que transportam as seivas).
(   ) Muito frequente em monocotiledôneas, é a parte basal que abraça total ou parcialmente o caule, as folhas que as apresentam são conhecidas como invaginantes.
(   ) As folhas que o possuem são chamadas pecioladas, enquanto que as que não o apresentam são chamadas sésseis.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  III - III - I - II.
B)  II - I - III - II.
C)  II - II - III - I.
D)  I - II - III - I.
3 As gimnospermas também são conhecidas como coníferas, pois apresentam suas estruturas reprodutivas em formato de cones. Nestas plantas, as sementes não estão contidas no interior de frutos. Sabendo disso, podemos exemplificar como pertencente ao grupo das gimnospermas:
A)  Cicas, avencas e pinheiros.
B)  Sequoias, pinus e avencas.
C)  Pinheiros, sequoias e ¿Ginkgo biloba¿.
D)  Ciprestes, tuias e briófitas.
4 Em nosso dia a dia temos bastante contato com as plantas monocotiledôneas. Entre as plantas classificadas dessa forma, podemos destacar: o lírio, a orquídea, a palmeira, a grama, o arroz, o trigo, a aveia, a cana-de-açúcar, a cebola e o alho.
Assinale a alternativa CORRETA que contém características encontradas apenas em monocotiledôneas:
A)  Folhas com nervuras ramificadas e raízes fasciculadas.
B)  Folhas com nervuras ramificadas e raízes axiais.
C)  Folhas com nervuras paralelas e raízes axiais.
D)  Folhas com nervuras paralelas e raízes fasciculadas.
5 Existem muitas espécies vegetais de interesse econômico, seja por apresentarem características de plantas laticíferas, ceríferas, oleíferas, medicinais, aromáticas, condimentares, tóxicas, têxteis, madeireiras, corticeiras, fibrosas, tintoriais, ornamentais ou comestíveis.
Neste sentido, assinale a alternativa INCORRETA:
A)  O alho vem sendo usado na medicina tradicional desde a mais remota antiguidade, para evitar ou curar numerosos males, desde perturbações do aparelho digestório, verminoses e parasitoses intestinais, edema, gripe, trombose, arteriosclerose, até infecções da pele e das mucosas na forma de macerado, chá, xarope, tintura ou mesmo por ingestão dos dentes recentemente cortados.
B)  A Cavalinha é uma espécie de gramínea muito utilizada na medicina popular.
C)  A aroreira fornece madeira para murões, lenha e carvão e é amplamente cultivada na arborização de ruas e praças.
D)  O anis é amplamente cultivado em todo o mundo, principalmente para produção de suas raízes tuberosas, muito apreciadas na culinária de vários países há séculos, no preparo de sopas, molhos e caldos ou mesmo para consumo cozida como batata.
6 O caule é o órgão responsável pela sustentação das folhas e estruturas de reprodução, além da condução de nutrientes, estabelecendo um contato entre as folhas e as raízes.
Assinale a alternativa CORRETA que refere-se a um tipo de caule:
A)  Tronco.
B)  Axial.
C)  Pivotante.
D)  Enrraizado.
7 A raiz é o órgão da planta que tem duas funções principais: servir como meio de fixação ao solo e como órgão absorvente de água, compostos nitrogenados e outras substâncias minerais como potássio e fósforo. Quase sempre subterrânea. 
Assinale a alternativa CORRETA que diz respeito a um tipo de raiz:
A)  Profunda.
B)  Axial.
C)  Acelulose.
D)  Desconforme.
8 As células vegetais vivas possuem ultraestruturas e organelas essenciais muito comuns aos seres eucariontes. Possuem, também, ultraestruturas que são encontradas somente nas células vegetais, ou seja, que são peculiares a elas.
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a essas características:
A)  A célula vegetal é eucariótica e constituída basicamente por celulose.
B)  A célula vegetal possui parede celular, é constituída principalmente de celulose; plastos, ou também chamados de plastídios; vacúolos; substâncias ergásticas.
C)  A célula vegetal é eucariótica e constituída basicamente de membrana celular, citoplasma e núcleo.
D)  A célula vegetal é uma célula eucariótica, ou seja, uma célula que apresenta o núcleo delimitado pela membrana nuclear. 
9 Este tecido apresenta células mortas na maturidade, paredes celulares secundárias contendo depósitos regulares de lignina, ou seja, apresenta-se bastante espessada. Localiza-se em regiões velhas das plantas, anexo aos tecidos condutores e nas folhas junto às nervuras, solidificando as partes adultas da planta. Entre as funções exercidas por esse tipo de tecido está a resistência, pois é um tecido altamente consistente e inflexível. 
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao tecido descrito:
A)  Esclerênquima.
B)  Escamoso.
C)  Estriado.
D)  Parênquima.
10 A folha é um órgão vegetal bastante relacionado com o processo de fotossíntese. Entretanto, ela também se relaciona com outras funções das plantas, tais como as trocas gasosas. Essa função é possível graças a algumas estruturas.
Como elas são denominadas?
A)  Estômatos.
B)  Acúleos.
C)  Cutículas.
D)  Tricomas.
11(ENADE, 2005) Os registros fósseis mostram que as folhas são uma aquisição antiga no processo de evolução, mas somente depois de um longo período tornaram-se órgãos grandes e muito difundidos entre as plantas. Há 340 milhões de anos as folhas mostraram aumento de 25 vezes em área e, em algumas espécies, o número de estômatos aumentou 8 vezes. O evento que pode ter agido como pressão seletiva neste processo foi:
A)  O aumento da incidência de radiação solar.
B)  O aparecimento evolutivo do fotossistema II.
C)  A redução da concentração de CO2 atmosférico.
D)  O aparecimento de insetos e pássaros.
12(ENADE, 2008) Estudos realizados com diversos marcadores genéticos têm indicado que espécies arbóreas de florestas tropicais apresentam alta proporção de locos polimórficos e elevados níveis de diversidade genética dentro de espécies. Um estudo específico com aroeira (Myracrodruon urundeuva) verificou, em duas populações naturais diferentes, baixa taxa de fecundação cruzada. A respeito da viabilidade genética de populações, assinale a alternativa CORRETA:
A)  Tanto as populações com fecundação cruzada como as com altas taxas de endogamia podem ter alta proporção de locos polimórficos, se tiverem altas taxas de mutação.
B)  Uma espécie constituída de populações endogâmicas tem baixa diversidade genética e não pode ter alta proporção de locos polimórficos devido ao fato de não apresentar panmixia.
C)  Mesmo uma espécie com baixa taxa de fecundação cruzada pode ter alta proporção de locos polimórficos em suas populações, pois a endogamia não conduz necessariamente à homozigose.
D)  A aroeira é uma espécie que pode
Página12