Buscar

Laudonresumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
RESUMO DO LIVRO “SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS” ESCRITO POR KENNETH C. LAUDON E JANE P. LAUDON
BAURU
2011
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS
	Os sistemas de informação têm papel fundamental nas empresas. A tecnologia de informação garante a sobrevivência em muitos setores e ajuda a atingir determinados objetivos empresariais como vantagem competitiva, excelência operacional e relacionamento mais estreito com os clientes.
- Diferentes perspectivas do SI
	
	Os SI são, da perspectiva técnica, uma ferramenta que coleta, armazena e dissemina dados provenientes da organização e ajudam, por exemplo, na comunicação, controle e tomada de decisão. Da perspectiva organizacional, um SI transforma o dado bruto em informação útil (entrada, processamento e saída de dados), oferecendo soluções para problemas e desafios enfrentados pela empresa; é uma composição de elementos humanos (os quais envolvem treinamento, atitudes profissionais e comportamento da administração), organizacionais (envolvendo hierarquia, partes interessadas, cultura organizacional e funções especializadas) e tecnológicos (concernente ao hardware, software e o domínio da tecnologia).
- Resolução de Problemas Organizacionais
	
	Existe um modelo simples para entender e solucionar problemas através dos sistemas de informação. Este consiste em IDENTIFICAR o problema na sua raiz; PROPOR SOLUÇÕES levando em conta diferentes perspectivas dentro da organização; SELECIONAR a melhor solução de acordo com custos, recursos disponíveis e know-how disponível; e IMPLANTAR a solução selecionada. Para isto deve-se desenvolver o software necessário, treinar os funcionários com acompanhamento contínuo e monitorar o processo como um todo.
	Além disso, é importantíssimo ressaltar que, uma vez que a solução foi implantada, não se deve considerar que todos os problemas foram resolvidos. Os gestores devem estar atentos ao surgimento de novos problemas ou então problemas decorrentes do novo sistema implantado. Ou seja, a resolução de problemas é um ciclo.
- Utilização de SI pelas empresas
	
	As organizações contemporâneas fazem uso de 4 grandes tipos de sistemas: STPs (destinado à gerência operacional e que monitora as transações diárias rotineiras), SIGs (fornece à média gerência relatórios condensados oriundos dos STPs), SADs (apóiam decisões administrativas com dados dos STPs e de outras fontes internas e externas) e SAEs (auxilia a gerência sênior, oferecendo dados de grande importância para tomadas de decisão desse nível).
	Utilizam, ainda, intranets e extranets. As intranets são uma rede integrada de fluxo de informações dos diferentes setores da empresa que circula internamente, melhorando a comunicação, tomada de decisão e excelência operacional. A extranet disponibiliza a usuários externos a visualização de algumas partes da intranet privada.
- Benefícios de SI para vantagem competitiva
	
	Os sistemas de informação ajudam uma empresa a se tornar mais competitivas através do fortalecimento de vários pontos: manter custos baixos, proximidade com fornecedores e clientes, diferenciação de produtos e serviços, focar nichos de mercado e aumentar excelência operacional. Todos esses fatores fazem com que a empresa fique mais competitiva em relação aos seus concorrentes diretos, como também aumenta a barreira de entrada de novos concorrentes no mercado. É importante também que a empresa trabalhe eficientemente com seus parceiros de valor (fornecedores, distribuidores, clientes). Para isto, as cadeias de valor da empresa devem estar integradas às cadeias de valor de seu parceiros. A integração, ainda, vai além: deve unir os diferentes setores de uma empresa, compartilhando conhecimento e decisões de cada unidade. Em tudo isso a tecnologia de informação pode ajudar, além de possibilitar que, através de redes integradas, uma empresa possa tirar proveito dos recursos de outra (ex: Catho) para seu desenvolvimento. Os SI e a internet permitem também que uma empresa concorra internacionalmente por facilitar a comunicação com fornecedores e clientes. 
	Vale ressaltar que, por vezes, as empresas devem passar por uma “reengenharia” para melhorar seu modelo de negócios e, assim, ganhar vantagem competitiva perante outras.
- Tendências da Tecnologia de Informação
	
	Os recursos de TI englobam todo o hardware, software e serviços compartilhados pela empresa (banco de dados, tecnologia de rede etc). Ao longo da evolução da TI empresarial, percebe-se que a tendência está pautada cada vez mais na integração de sistemas em rede. As tecnologias e hardwares capazes de armazenar/processar maior quantidade de dados simultaneamente ganharam espaço dentro das empresas e são prezadas por esse motivo. 
	Um fator a se pensar dentro da empresa é se o software/hardware necessário deve ser comprado ou alugado. O último é por vezes vantajoso por incluir manutenção e suporte técnico, além do fato das atualizações da TI surgirem em grande velocidade. 
- Cuidados para com banco de dados
	
	É importante que haja um bom gerenciamento dos dados, bem como um planejamento de dados, dicionário de dados e monitoramento de seu uso. Impreterivelmente, os dados devem ser consistentes pois dados inexatos e incompletos criam problemas como má tomada de decisões, planejamento equivocado, preços errados etc. Isso implica, também, em ter uma padronização eficiente de dados válidos para toda a empresa para que tais problemas não ocorram.
- Valor da tecnologia sem fio
	
	A tecnologia sem fio permite que as empresas aumentem sua produtividade e, consequentemente, aumenta a produtividade do funcionário. A rede sem fio permite que as informações possam ser consultadas de qualquer lugar a qualquer instante, facilitando a comunicação com clientes, fornecedores e funcionários.
	Quanto às aplicações, é possível gerenciar a cadeia de suprimentos (ao capturar dados sobre a mercadoria à medida que fatos acontecem), podendo identificar como esta se movimenta ao longo da cadeia de parceiros.
	Os sistemas de identificação por radiofrequência permite que se possa identificar a localização de uma determinado objeto, o que facilita o gerenciamento da cadeia de suprimentos. Existe também as redes de sensores sem fio, cujo objetivo é fornecer medições de vários pontos de um local (ex: mudanças ambientais, incidentes de segurança). 
- Credibilidade da segurança em SI
	
	Pelo fato dos dados estarem todos armazenados eletronicamente e os procedimentos serem invisíveis pela automação, os SI sofrem sérios riscos de invasão e, consequentemente, destruição, uso indevido e erro. Inclusive, existem leis que obrigam as empresas a tomarem medidas de segurança para não haver grandes prejuízos concernentes à falta de proteção. Para atender essa necessidade, é importante que a empresa possua anti-vírus, antispywares, firewalls, criptografia e conte com uma estrutura adequada de segurança e controle. Essa estrutura inclui auditorias no sistema de informação para evitar danos.
- Sistemas Integrados
	Para que uma empresa possa operar com um sistema integrado, é necessário que esta se adapte ao modelo para que este objetivo possa ser alcançado. Os dados contidos no sistema é disponível a todos os setores (que, no modelo, são representados por módulos) e, desta maneira, as decisões são tomadas com uma perspectiva integrada. As informações podem fluir internamente na empresa e, no caso da cadeia de suprimentos, essas informações fluem entre a empresa e seus parceiros. 
	Portanto, sistemas integrados dão consequência à centralização organizacional, pois aplicam processos de negócios e padrões de dados uniformizados, utilizando a mesma plataforma tecnológica.
	Operar desta maneira tão integrada exige muitos investimentos em hardware, software, gerenciamento de dados e treinamento. Também deve-se considerar em que e o quanto esse novo método irá melhor, por exemplo, a excelênciaoperacional, produtividade etc.
- E-commerce
	O comércio pela Internet possibilita ao comerciante ter muitas vantagens ao comércio tradicional. Uma delas é que atrai clientes em escala global, enquanto face a face existe uma saturação de pessoas que se consegue atingir. É possível também oferecer diferentes tipos de visualização/marketing do produto, com imagens, vídeos, áudio, textos, além de compartilhamento de novidades através de redes sociais. Com isso, as empresas estão optando cada vez mais pelo e-commerce ao comércio e propaganda tradicionais, pois estes apresentam limitações de capacidade e financeiras.
	Além disso, os custos de propaganda e venda reduzem drasticamente, já que a internet é um bem de todos e trabalha 24hs. Por fim, a forma de pagamento é oferecida das formas mais convenientes, entre elas funções débito e crédito.
- Tomadas de decisão e gestão do conhecimento
	Existem três tipos de tomada de decisão (estruturada, semi-estruturada e não-estruturada) dentro de uma organização (composta pelos níveis estratégico, gerencial e operacional). A decisão estruturada tem menos participação da liberdade de escolha do indivíduo e se aplica mais ao nível operacional. Já o nível estratégico tem por característica a tomada de decisões não-estruturadas.
	Durante a tomada de decisão, deve-se considerar quarto estágios, os quais se resumem em inteligência (descobrir por que, onde e qual o efeito do problema), concepção (identificação e investigação de várias soluções para o problema), seleção (escolha de uma solução proposta) e implementação da solução (garante o funcionamento da solução escolhida e monitora sua eficiência).
	Para garantir a boa tomada de decisão, a empresa utiliza sistemas de apoio à decisão (SAD) como o SIG (Sistemas de Informação Gerenciais, que apoia o monitoramento e controle do negócio pelos gestores), SAD (apoia a análise de problemas estruturados e não-estruturados) e SAE (Sistemas de Apoio ao Executivo, fornece uma visão geral da empresa utilizando dados internos e externos), os quais foram apresentados anteriormente neste resumo.
	A gestão do conhecimento, por sua vez, concentra-se em coletar, armazenar, distribuir e aplicar o conhecimento digital. Para que este seja um setor ao qual é dado a devida importância, deve-se obter fácil acesso ao conhecimento externo, hardware e software potentes para a produção de conhecimento com qualidade, análise fácil e rápida do banco de dados e aumento da produtividade.
- Requisitos para desenvolvimento de um SI
	Em primeiro lugar, deve-se solucionar um problema, como foi descrito anteriormente (identificar o problema, propor soluções, selecionar a solução e implementá-la). Em seguida, deve-se avaliar a viabilidade do novo sistema, ou seja, repensar o sistema levando em conta os custos e recursos necessários frente ao caixa, recuro e know-how da empresa. Além disso, exige-se uma atenção especial à implementação pois conota uma mudança completa na empresa, a qual deve ser monitorada e treinada para tanto, envolvendo todos os seus funcionários. O método para desenvolvimento do sistema e para formatar e projetá-lo também deve ser selecionado de acordo com as características da empresa.
- Questões éticas e sociais em SI
	A tecnologia de informação gerou novas modos de comportamento para os quais não há leis bem definidas. Por exemplo, onde será julgado um crime cometido pela a Internet? Onde foi cometido esse crime? Sem contar que com a internet e redes integradas pode-se aumentar exponencialmente o impacto das ações tomadas através delas.
	A tecnologia de informação possibilita o armazenamento de muitos dados pessoais e rastreamento pela internet e nem sempre respeitam uma segurança adequada para evitar a utilização indevida desses dados. Daí vem a crescente importância da proteção contra invasores de rede.
	Por outro lado, a TI sofre com a pirataria, já que os softwares podem ser facilmente copiados e comercializados, além de quase instantaneamente transferidos via internet. Sites podem usar partes de outras páginas sem autorização, também.
	Analisa-se também os impactos causados pelo computador. Este pode causar muitos danos aos indivíduos e organizações se não for utilizado da forma correto (os impactos podem ser desde morais até financeiros). Seu uso exacerbado também causa a desemprego de muitos funcionários que desempenham sua mesma função em uma capacidade menor e, por isso, deve-se fazer um balanço sobre até que ponto sua utilização é vantajosa e para quem. Por fim, o computador pode causar problemas de saúde como lesões por esforço repetitivo.

Outros materiais